A experiência do Diálogo - Um Curso Básico no Pensamento Complexo

Detalhes do evento

A experiência do Diálogo - Um Curso Básico no Pensamento Complexo

Horário: 10 março 2010 às 19:30 a 29 dezembro 2010 às 19:30
Local: Escola de Diálogo
Rua: Rua Padre Cerdá, 163 - Vila Madalena, 05448-050, contato@escoladedialogo.com.br
Cidade: São Paulo SP
Site ou Mapa: http://www.escoladedialogo.co…
Telefone: Fones 11 3432-6642 | Fax 11 3021-0108
Tipo de evento: curso
Organizado por: Arnaldo Bassoli
Última atividade: 19 Set, 2010

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

O Diálogo está no coração de algumas das mudanças mais significativas da atualidade. Relações baseadas em posições dogmáticas e na competição já não cabem em uma sociedade que pretende ser inclusiva e sustentável.

O mundo anseia por novos modelos mentais, capazes de integrar pessoas e organizações, favorecendo a inteligência coletiva e a inovação.

A Escola de Diálogo de São Paulo foi criada por pesquisadores que acreditam no Diálogo como elemento essencial para a construção dessa nova ordem social, econômica e individual – mais justa, pacífica e promissora.

O curso
Realizado pela terceira vez, o curso “A experiência do Diálogo” propõe práticas e oferece conhecimento teórico para o exercício do Diálogo em sua abrangência e profundidade no cotidiano.

Resultado da expertise de profissionais que atuam juntos desde 2000 em importantes empresas e organizações, “A experiência do Diálogo” ajuda a identificar e superar padrões mentais que limitam as interações. O trabalho em grupo também colabora para expandir o potencial criativo, além das habilidades para lidar com crises e incertezas.

O curso é baseado nos princípios do Pensamento Complexo. Destaca também a metodologia de Diálogo elaborada por David Bohm, importante físico teórico que, por sua vez, se inspirou nas idéias de Jiddu Krishnamurti, grande sábio e educador indiano.

Sobre o Pensamento Complexo
Complexo vem do latim "complexus" e significa aquilo que está tecido junto

A proposta da Complexidade é a abordagem transdisciplinar dos fenômenos e a mudança de paradigma, ultrapassando o reducionismo que tem pautado a investigação científica em todos os campos e dando lugar à criatividade e à inovação.

O Pensamento Complexo, portanto, é aquele que vê o mundo como um todo indissociável, constituído por relações entretecidas. Permite a construção pois engloba a subjetividade e permite que visões opostas possam se complementar e os paradoxos, conviver.

O Pensamento Complexo propõe-se a:

* religar os conjuntos de saberes produzidos pelo pensamento linear e o sistêmico
* unir conhecimentos, coisas, pessoas e situações em interações dialógicas das quais possam surgir idéias novas, preservando a individualidade e singularidade de cada uma delas.
* oferecer idéias mais abrangentes e eficientes para a gestão da complexidade, o que envolve uma compreensão mais completa sobre, por exemplo, a inovação e a sustentabilidade.
* promover o Diálogo para a criação de pontes entre conhecimentos dispersos

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para A experiência do Diálogo - Um Curso Básico no Pensamento Complexo para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Comparecer (1)

Poderá comparecer (1)

Não comparecer (1)

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço