Pesquisa(ponto)Música:diálogos com quem pensa e faz no Recife

Detalhes do evento

Pesquisa(ponto)Música:diálogos com quem pensa e faz no Recife

Horário: 21 agosto 2010 às 19:30 a 12 novembro 2010 às 19:30
Local: Conservatório Pernambucano de Música
Rua: Av. João de Barros, 594, Santo Amaro,
Cidade: Recife - PE
Telefone: 55 (81) 3183-3400
Tipo de evento: seminário:, pesquisa, musical
Organizado por: Carlos Sandroni e Sérgio Godoy
Última atividade: 19 Ago, 2010

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Pesquisa(ponto)Música: diálogos com quem pensa e faz no Recife

Por: Dani Acioli
Projeto, que acontece em sua primeira edição, realiza oito encontros, de agosto a novembro, entre mestres da música brasileira para mostrar seus trabalhos na área de pesquisa com apoio do Funcultura

O Recife ganha evento dedicado a pesquisa musical. Em formato de seminários, o Pesquisa.Música (lê-se: pesquisa ponto música) trará grandes nomes da música nacional que irão expor suas pesquisas e trabalhos na área. O primeiro “encontro” acontece no próximo sábado, 21 de agosto, às 19h30, no Conservatório Pernambucano de Música, e reunirá na mesma mesa dois grandes nomes da música brasileira: Luiz Tatit e José Miguel Wisnik. Entre a data de abertura até o dia 12 de novembro uma programação que irá contemplar mais sete encontros e vários nomes consagrados, como os dos músicos Siba Veloso (PE – 29/10), Sérgio Cassiano (PE - 10/09), Climério de Oliveira (PE- 27/08), Sara Cohen (RJ – 20/10), Rafael dos Santos (SP – 08/10), e no último encontro Carlos Sandroni (RJ/PE) e Roberto Mendes (BA).


“O ponto de partida para cada encontro é relacionado à pesquisa que cada um realizou ao longo de sua trajetória de formação profissional. Levando em consideração que todos os convidados para ministrar as palestras, já possuem trabalhos voltados para pesquisa na área de música ou com áreas que se relacionam de alguma forma com este campo de conhecimento. Assim, é possível favorecer a multiplicidade de olhares em relação á música”, explica Sérgio Godoy, idealizador do Projeto.

Ele que, além de idealizador do Pesquisa.Música, é um dos curadores do evento, atua como professor no Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco, mestre em composição - música popular, pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Entre outros projetos de que já fez parte, o Grupo Boca de Forno do Conservatório Pernambucano de Música, infantil de arte integrada cujo CD foi finalista do Prêmio Sharp 98 e atuando como instrumentista e arranjador junto ao artista Antúlio Madureira em festivais como o de Montreux, o Free Jazz e o Projeto Pixinguinha. Ao lado dele na curadoria, está o mestre Carlos Sandroni, letrista, compositor e professor de etnomusicologia no Departamento de Música e no Mestrado em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco; com músicas gravadas, entre outros, por Milton Nascimento, Adriana Calcanhoto e Olívia Byington e nome dos mais conceituados no meio científico com inúmeros livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.


Primeiro seminário – recebe Luiz Tatit, músico, escritor e compositor paulista. Com trabalho reconhecido nacionalmente, com vários discos gravados como autor e intérprete, foi fundador do grupo Rumo, ícone do movimento de vanguarda paulista da década de 80, de onde também surgiram nomes como Ná Ozzetti, Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé. No âmbito da pesquisa, Tatit é também professor pesquisador da USP, um semioticista, e escritor de vários livros que estudam o cantar brasileiro.
Para dividir a mesa, José Miguel Wisnik, que é outro grande ícone brasileiro da música. Considerado um dos maiores pesquisadores sobre cultura e música brasileira da atualidade; atua também como professor de Teoria Literária na USP/SP. Entre os seus vários parceiros musicais, só para citar alguns, estão Alice Ruiz, Ná Ozzetti, Caetano Veloso e Tom Zé.

Conservatório Pernambucano de Música
Av. João de Barros, 594, Santo Amaro, Recife-PE

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Pesquisa(ponto)Música:diálogos com quem pensa e faz no Recife para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Comparecer (1)

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço