Caros blogonáutas,

Nova pesquisa US Today/Gallup (http://www.gallup.com/home.aspx), McCain a frente de Obama, na eleição nos EUA, me fez pensar um pouco mais, o que me recusava a ver e aceitar, mas não tem mais como esconder.

Nessa imensa crise e deblaquê da economia americana, que se alastra pelo mundo, salta aos olhos e nos mostra a realidade de uma crise muito mais profunda da sociedade americana, um país politicamente dividido, rachada ao meio, entre os que argumentam irracionalmente com o poder das armas, os belicosos e os que argumentam racionalmente e que desejam negociar, colocando as armas como segunda opção.

Essa conversa que esta voltando a guerra fria esta mal contada, o tempo e o clima esta quente e não é só no aquecimento global, vai além.

Uma vitória de Obama traria sobrevida e algum fôlego na retomada da liderança dos EUA no mundo ante os sinais de descendência americana alá britânicos pós 45.

A história nos mostra que o último período de coesão e consenso no império Romano, ficou conhecido como “Período dos Antônios", antes do início da decadência. Tenho a impressão, que podemos estar assistindo algo além da queda do consenso de economia, conhecido como “Consenso de Washington”, o que por si só não é pouco, caso não seja um ponto fora da curva, esse período Romano ja passou na América.

No Brasil é mais simples de ver a realidade dos fatos, a divisão esta entre o povão (70% a 80%) e a elite (20% a 30%).

Importante observar e considerar que essas pesquisas não capta ainda muito bem o mundo da web, o que não muda a pintura da realidade do quadro americano hoje.

A história esta sendo escrita, veremos,

Sds,
José Oswaldo Oswaldo

Livros:
Bowling Alone (THE COLLAPSE OF AMERICAN COMMUNITY)
http://www.bowlingalone.com/
THE AGE OF AMERICAN UNREASON:
http://www.susanjacoby.com/
Naomi Klein:The Shock Doctrine -The Rise of Disaster Capitalism:
Artigos:
Flávio Aguiar: Barack para presidente!
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_i...
Alon Feuerwerker: A tentação bélica dos radicais
http://www.blogdoalon.com.br/
L. C. Azenha:CASA BRANCA SERÁ DECIDIDA NA "FLY OVER AMERICA
http://www.viomundo.com.br/eleicoes-nos-eua/casa-branca-sera-decidi...

Exibições: 46

Responder esta

Respostas a este tópico

Só deve tomar cuidado, por que uma vantagem deste ou daquele candidato nos votos gerais não quer dizer que este será o presidente, nos EUA ainda prevalece a regra do voto indireto.

Atualmente quem está na frente segundo o site o biscoito fino e massa com links dos sites americanos é o Obama.

Mas, agora entrando em considerações do que representa a eleição para Brasil, é muito pouco, por que as duas casas devem ser comandadas pelo partido democrata, e será lá no Congresso que se decidirá os rumos da economia e essa e a nossa pauta com eles agora.

Em termos de política externa, a diferença será de discurso e qual será a política para tratamento do Irã, um tentará integra-lo para tentar estabilizar o Iraque e Afeganistão, outro confronta-lo e isola-lo.
A escolha da vice de McCain, embora tenha a intenção de atrair o eleitorado feminino, na verdade está mais para tudo ou nada. Sua vice é direita pura.

Ou seja, a escolha sinaliza ao eleitor que McCain não está nem um pouco em cima do muro. E ele, eleitor, é instado a também se decidir, pois os lados agora estão mais do que nunca, nítidos.

Só que acho que McCain errou a mão. A mulher é excessivamente conservadora, membro da Associação Americana do Rifle, adora caçar (atirar em animais de um helicóptero, por esporte), acha que o aquecimento global é uma mentira comunista e, para completar, é totalmente inexperiente.

Parece-me um tiro no pé.

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço