Portal Luis Nassif

O jornal O Globo de hoje noticia o fato de o piloto de provas brasileiro Helio Castroneves chegou a um tribunal norte-americano algemado e acorrentado com a finalidade de prestar "esclarecimentos" sobre acusação de sonegação e fraude fiscal (http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2008/10/03/algemado_acorrentad...)
Enquanto isso, nosso judiciário atropela as instâncias legais e determina uma série de medidas restritivas ao uso das algemas.
Quero deixar bem claro que não sou à favor do rigor yanke, mas, guardadas as devidas proporções, as acusações a Dantas (por exemplo) são bem mais graves. O mais importante é a evidente pacimônia com o crime organizado em nosso país.

Exibições: 58

Responder esta

Respostas a este tópico

Como a sonegação é uma prática comum entre os integrantes de nossa “elite”, o episódio quase não foi divulgado pela imprensa. Talvez pelo fato do Castroneves ter comparecido ao tribunal algemado e com correntes nas pernas. É um exagero? Talvez. Mas a imagem que choca possui um poder didático muito grande. Quem vê, teme passar pelo mesmo constrangimento. E não foi só isso, para responder em liberdade, a fiança foi fixada em U$ 10 milhões. Por aqui bastava uma visitinha ao nosso supremo presidente Gilmar. Será que uma canetada dele aqui não vale lá nos States? O Hélio precisa verificar isso.
Pois é Carlos Américo, sabe-se que a corrupção é mãe de inúmeras mazelas. Se não há coibição, a farra fica liberada.
E aqui criou-se lei para proibir algemas em acusados com direito a indignação do presidente do supremo. O Hélio achou q estava no Brasil. Lá é diferente, sonegou é preso e algemado como qualquer criminoso independente de ser rico ou pobre, preto ou branco, astro ou não. A lei lá é para todos.
"A lei lá é para todos" é mais ou menos, não é Zanuja?
Acho que o Carlos acertou quando apontou o medo da nossa "elite" em divulgar o caso, talvez para não dar idéia para a população...
Sério?! U$ 10 milhões de fiança? Com esse dinheiro todo quanta coisa, incluindo gente, não daria para comprar aqui no Brasil?

Valeu!
Bom, de qualquer forma, mesmo com tanta impunidade não podemos deixar a peteca cair. Uma sociedade onde a justiça é cumprida sem seletividade não nasce de um dia para outro. Muitas sociedades evoluiram à partir de grandes choques (guerras, crises profundas). Nossos filhos e netos não podem crescer convivendo com a falta de perspectivas, esperanças.
Não podemos deixar de observar que também existe um pouco de espetáculo e algumas vezes até mesmo injustiças. Em alguns estados norte-americanos ainda há (veladamente) distinção entre negros e brancos.
O "estado policial americano" é uma coisa horrorosa. Lá, além das ultrapassadas algemas, eles ainda colocam aquelas horrorosas correntes. O coitado tem que pisar miudinho... É necessário um convênio entre o STF brasileiro e a Suprema Corte Americana para "modernizar" e "civilizar" o judiciário daquele país. O problema é que eles são muito orgulhosos e arrogantes e podem perfeitamente entender que nós é que estamos errados e pretender restaurar aquí não só o uso das algemas como também aquelas abomináveis correntes. Vocês já pensaram o horror que seria na mídia nacional a imagem do Sr. Daniel Dantas algemado e ainda atado por aquelas correntes, pisando miudinho?
Ver Daniel Dantas com aquelas correntes em rede nacional potencializaria a ira de seus comparsas. Imagine só. Pouco mais de um século depois de abolir a escravidão (legalmente, de fato é outra história) ver um membro da elite tratado como se tratava um escravo.

RSS

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço