A audácia!

Quem Lula pensa que é, tomando Romanée-Conti? Gente! O que é isso?
Onde é que estamos? Romanée-Conti não é pro teu bico não, ó retirante. Vê se te enxerga, ô pau-de arara. O teu negócio é cachaça. O teu negócio é prato-feito, cerveja e olhe lá. A audácia do Lula!

Hoje tomam Romanée_Conti, amanhã vão querer o quê? No mínimo se achar
iguais a nós. Pedir os mesmos direitos. Viver como a gente, que tem berço, que tem classe,que tem
bom gosto e portanto merece o melhor.E nós sabemos como isso acaba. Logo,logo vão estar querendo subir pelo elevador social.

O Lula tomando Romanée-Conti...Ora faça-me o favor. Que coisa grotesca.Que coisa ridícula.Que acinte. Que escandalo. E que despedício. Vai ver ele não sabe nem pronunciar o nome, quanto mais apreciar o sabor. Vai ver derramou um pouco pro santo, na toalha. Romanée-Conti não é pra gentinha,não, Lula. As coisas boas da vida são para as pessoas finas do mundo, não pra pé rapado que bota gravata e acha que é doutor. Muito menos pra pé rapado brasileiro.

Está bom, foi só um gole. Mas é assim que começa. Hoje tomam um gole de Romanée-Conti, amanhã estão com delírio de grandeza, pedindo saneamento básico, habitação decente, oportunidade de trabalho e até __ gentinha metida a grande coisa não sabe quando parar_ mais saúde pública, mais igualdade e caviar. Enfim, essas coisas que intelectual comunista põe na cabeça deles.

Sim, porque a índole natural da nossa gentinha, em geral, é boa. Se pudessem escolher, escolheriam angu aguado e vinho Boca Negra, coisas autênticas, às vezes mortais, mas pitorescas. Como eles, que até hoje nunca tinham incomodado ninguém, que até hoje conheciam seu lugar. Agora, depois da gentinha provar Romanée-Conti, ninguém sabe o que pode acontecer neste país. Deram álcool para os índios ! Nenhum branco está mais seguro.

O Lula tomando Romanée-Conti... É o cúmulo. É uma inversão completa dos valores sob os quais nos criamos, segundo os quais se Deus quisesse que os pobres tomassem  vinho rico daria uma ajuda de custo. É o fm de qualquer hierarquia social, portanto o caos. Ainda bem que ainda existem patriotas alertas para denunciar o ridículo, o acinte, o escândalo, e chamar o Lula de volta à humildade. Para mandar Lula se enxergar.

Sim, porque hoje é Romanée-Conti e amanhã pode ser até a Presidência da República. Gentinha que não conhece o seu lugar é capaz de tudo.

( Veríssimo, Luís Fernando. Jornal O Globo 15/10/2002 )

Exibições: 631

Responder esta

Respostas a este tópico

esta crônica do LFV é uma delícia.
e este lula querendo pregar a paz no mundo?!
que coisa mais anacrônica, né?
lula devia voltar prô sertão e defender a volta dos coronéis e dos jagunços (mas, afinal, eles sairam de cena ou apenas se urbanizaram?)
ete lula dá um trabalho... eita carinha enxerido!
Luzete, o homi não só tomou Romanée_Conti, aqui no Brasil.. quer mexer lá fora.. bota inxirido nisso. abçs. .. E o SAMBA ! tá bom né! daqui a pouco vou lá.
Stella o Veríssimo é ótimo. Ele fala exatamente o que a elite branca deste país está pensando. E vai pensar sempre porque esta gente se acha melhor que todos os outros.
Beijão
Pois , Marise hoje lendo uns papéis encontrei esta crônica...hesitei em postar, mas é tão bom fazer memória, e ver as voltas que o tempo dar, não é certo?
E digo o pé rapado vai longe..heheh bjs.
Quanta sabedoria de LFV. Previra o que significaria a posse de Lula. Respeitáveis são os escritos atemporais e, nisso, LFV é um mestre.
Piragibe, vejo este texto como profético, nunca esqueço a primeira vez que o li...saudações.
Eles que tem que tomar no..........Romanée-conti rsrsrsrs
É bom , né Dirce, esta crônica , bjs.
Eita, que profético, Stella.... E pensar que hoje o tal "Cara", esse mesmo "cabra da peste", e a sua digníssima Marisa, estão "assim assim" com a rainha da Inglaterra. A propósito, será que era a famosa pinga 51 que estavam bebendo naquela Corte inglesa, hein?!!
Salve, Verita.. vc me mata de saudades viu... e teu comentário tá digno de aplausos...e de Xerim nordestino .
Bota profético nisso... adoro este texto Mario...E assim .. quem te viu quem te ver.. abçs.

mas em 1980.. minha sogra me disse: Esse cara ainda vai ser presidente.. Eu duvidei. heheheh
stela:
é bom relembrar este texto.
obrigado.
romério

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço