A audácia!

Quem Lula pensa que é, tomando Romanée-Conti? Gente! O que é isso?
Onde é que estamos? Romanée-Conti não é pro teu bico não, ó retirante. Vê se te enxerga, ô pau-de arara. O teu negócio é cachaça. O teu negócio é prato-feito, cerveja e olhe lá. A audácia do Lula!

Hoje tomam Romanée_Conti, amanhã vão querer o quê? No mínimo se achar
iguais a nós. Pedir os mesmos direitos. Viver como a gente, que tem berço, que tem classe,que tem
bom gosto e portanto merece o melhor.E nós sabemos como isso acaba. Logo,logo vão estar querendo subir pelo elevador social.

O Lula tomando Romanée-Conti...Ora faça-me o favor. Que coisa grotesca.Que coisa ridícula.Que acinte. Que escandalo. E que despedício. Vai ver ele não sabe nem pronunciar o nome, quanto mais apreciar o sabor. Vai ver derramou um pouco pro santo, na toalha. Romanée-Conti não é pra gentinha,não, Lula. As coisas boas da vida são para as pessoas finas do mundo, não pra pé rapado que bota gravata e acha que é doutor. Muito menos pra pé rapado brasileiro.

Está bom, foi só um gole. Mas é assim que começa. Hoje tomam um gole de Romanée-Conti, amanhã estão com delírio de grandeza, pedindo saneamento básico, habitação decente, oportunidade de trabalho e até __ gentinha metida a grande coisa não sabe quando parar_ mais saúde pública, mais igualdade e caviar. Enfim, essas coisas que intelectual comunista põe na cabeça deles.

Sim, porque a índole natural da nossa gentinha, em geral, é boa. Se pudessem escolher, escolheriam angu aguado e vinho Boca Negra, coisas autênticas, às vezes mortais, mas pitorescas. Como eles, que até hoje nunca tinham incomodado ninguém, que até hoje conheciam seu lugar. Agora, depois da gentinha provar Romanée-Conti, ninguém sabe o que pode acontecer neste país. Deram álcool para os índios ! Nenhum branco está mais seguro.

O Lula tomando Romanée-Conti... É o cúmulo. É uma inversão completa dos valores sob os quais nos criamos, segundo os quais se Deus quisesse que os pobres tomassem  vinho rico daria uma ajuda de custo. É o fm de qualquer hierarquia social, portanto o caos. Ainda bem que ainda existem patriotas alertas para denunciar o ridículo, o acinte, o escândalo, e chamar o Lula de volta à humildade. Para mandar Lula se enxergar.

Sim, porque hoje é Romanée-Conti e amanhã pode ser até a Presidência da República. Gentinha que não conhece o seu lugar é capaz de tudo.

( Veríssimo, Luís Fernando. Jornal O Globo 15/10/2002 )

Exibições: 605

Responder esta

Respostas a este tópico

Liu, eu entendi, como falou Luz, (postei em Junho) bom... blá..blá...
mas concordo temos realmente que contrastar os dircursos, e as metas além de estarem árduas, parecem eternas....
Por aqui , não esperavmos o segundo turno ( ingênuos!!!)
Veio a derrota do Tasso ( surpresa!!!)
está mais do que arduo, estes dias. Hoje inclusive, foi uma correria , retirando panfletos de igrejas e sede dos crismáticos..mobilizando amigas... acabamos de ter uma reunião no seminário , onde encontramos muitos lideres das Ceb`s ( lembra das Ceb´s.???.. elas ainda sobrevivem!!!! a Hierarquia não conseguiu acabar...
amanhã estou indo pra Canindé, ( estamos tentando o impetchamam do prefeito (PSDB)
apesar dos assentados estarem meio que...que... que...mas a esperança, vence..( nem sei o quê???)
Porém, sabemos que o caminho é este..
sempre digo.. o bolo não saiu como eu queria, mas estou comendo...e repartindo... com as esperança de que dias melhores viram
um beijão

e um jumentinho do assentamento pra ôce.... pois andar a pé cansa muito..

sim,
liu, eu entendi que entendeste que a stella entendeu...
e tá resolvido... quer dizer, tá e não tá...

tem que confrontar mesmo os quereres, mas não podemos esquecer que enquanto a campanha de dilma trazia uma perspectiva propositiva, a campanha de serra usou dos clássicos discursos da mentira, do boato, do terrorismo. e se os votos colhidos do medo, não cairam no seu colo (foram desviados prá marina) ele garantiu o segundo turno.

ou seja, a campanha precisa dar respostas às baixarias... sem cair em recuos danosos ao prosseguimento da luta. a questão do aborto é um exemplo. (hoje ciro gomes deu uma cotovelada boa sobre o tema...)

mas acredito que, devagarinho, vamos achando o norte, o sul... da luta. no conteúdo e na forma.
Interessante, como as pessoas são ignorantes, mal sabem que, se não fossem os pés rapados deste país não existiria a "elite", falsa por sinal, por que tem muita gente por aí fingindo de rico, mas que, se fizermos um levantamento dos débitos e créditos da vida deles nem é bom imaginar, prefiro ficar na classe baixa e de moral tranqüila. Pelo menos ao deitar-me, tenho a consciência tranqüila, como dizia Rui Barbosa: "De tanto ver triunfar as nulidades e as desonestidades, chegara a época em que os homens sentirão vergonha de serem honestos", já era previsto a atual situação, sem pobres não existe ricos.
Sem pobres não existem ricos...

Amigo, essa foi paulada na moleira. Digno de Salvador Dali e daqui.
Causa e efeito, yin-yang, dualidade ou alteridade?
Nossa, há que dormir sobre a questão. Haja complexidade!
Vem cá, por acaso você não seria parente do Brás Cubas, ou Quincas Borba?

Pedagoga, me socorra.
Ôi amigo, sou parente deles não, mas sou amigo de todo mundo, só não engulo sapo, essa de falar dos outros e esconder o próprio rabo é ruim né? Ninguém comenta que o Sr. José Serra tem inúmeros defeitos, ele tem a serviço dele o Estadão, a revista Veja, algumas redes de TV Evangélicas e Católicas, tem a rede Globo e toda equipe de jornalistas, o PIG, a grande mídia. O Sr. Serra reforma estradas estaduais com dinheiro público, depois privatiza e nós somos obrigados a pagar para utilizá-las novamente, ele não paga Precatórios que a Justiça ordenou que pagasse aos professores e funcionários, etc. Então... quem é ele?

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço