Os habituês do blog me atiçaram e vou lançar mais uma da série O QUE LER ANTES DE MORRER. Já fiz isso com filmes e agora me inclino a delatar os 10 melhores títulos que já li. Não estará em ordem de importância, apenas de memória.

1 - Os Sertões - Euclides da Cunha

2 - Juliano - Gore Vidal

3 - Grandes Sertões - Veredas - Guimarães Rosa.

4 - Em Busca do Tempo Perdido - Proust

5 - Tocaia Grande  - Jorge Amado

6 - Biologia, Ciência Única - Ernst Mayr

7 - Trilogia Millenium - Stieg Larsson

8 - Bilhões e Bilhões - Carl Sagan

9 - Perestroika - Gorbachev

10 - O Senhor do Anéis - Tolkien

Coloquei apenas 10, para dar um corte, porque senão, a lista fica imensa, mas são aqueles livros que eu volta e meia sinto vontade de ler outra vez.

Exibições: 1542

Responder esta

Respostas a este tópico

As Relaçoes Perigosas é um livro excelente! Só que eu nao tenho muita certeza se ele serve para "esse interesse" nao... E o primeiro (? nao sei se houve outro ainda antes) filme que fizeram sobre ele (com Jeanne Moureau e Gérard Philip) é fantástico. O com a Glen Close tb é bom. 

Mas é relações perigosas, não relações imediatas... rsrs

Olha, teve vários filmes. Esse primeiro que cita não conheço. Conheço os dois mais recentes, "Relações Perigosas" e "Valmont" (não lembro agora qual dos dois é com Glen Close, foram feitos em épocas próximas)

Teve uma adaptação pro teatro fabulosa, com o nome "Quartett". Tive o privilégio de ver no Brasil com Tônia Carrero e Paulo Autran! (Eu adorei, porque havia lido o livro, mas o Luiz Carlos dormiu. Fomos ver depois de uma viagem de 6 horas de ônibus de Sampa pra Rio passando o dia andando.)

Nao me lembro se o da Glen Close foi o Valmont ou o Relaçoes perigosas; acho que foi este último. 

Tá se gabando, hem? E nao é de intelectualidade nao ... (rs, rs). Desses aí li O Amante de Lady Charteley (era um homem!) e La Vagabonde, que é um livro delicioso. 

Da Cplete, deliciosos mesmo são Gigi e Chéri.

Esses eu nao li. É difícil encontrar livros dela por aqui, o que li li em Francês. 

Boa proposta, vou dizer 10 livros que achei importantes, também sem ordem.

Ensaios:

Ciência & Filosofia (Collingwood)

O Ponto de Mutação (Fritjof Capra) > este livro é imperdível, especialmente os ºs capítulos.

Ame e dê vexame (Roberto Freire, o psicanalista)

Além do Carnaval (James Green) (é sobre a homossexualidade no Brasil)

A Era dos Extremos (Hobsbawn)

Literatura:

Judas, o Obscuro (Thomas Hardy)

Babbitt (Sinclair Lewis)

Comédias de Shakespeare (li também as Tragédias, mas recomendo mais as comédias...)

As Malandragens de Scapino (Molière) 

O Vermelho e o Negro (Stendhal)

x-x-x-x-x-x-x

Mas fora isso qualquer coisa de Herman Hesse.

O, Gunter, você que foi um livreiro, indique um aí aquele que você escondia na gaveta, aquele que não permitia que levassem, se é que me entende. O livro dos livros. Só não me venha com a bíblia, faz favor.

A obra poética de Fernando Pessoa... Especialmente Alberto Caieiro. 

Para mim, os melhores livros que li foram: 

A Guerra do Fim do Mundo, do Llosa; ele pode ser um reacionário, mas o livro é maravilhoso; 

Grandes Sertões, Veredas

O Nome da Rosa;

A Montanha Mágica (mas tentei reler mais tarde e achei meio chato...);  

O Queijo e os Vermes, que é uma tese de História que dá para ler como um romance; 

e O Parente Mais Próximo, do Roger Fouts, que é uma das coisas mais emocionantes que li nos últimos anos, sobre chimpanzés que aprendem línguas, e o "limbo" em que ficam, nao sao mais chimpanzés, nao chegam a humanos. 

Sabe que não passei das primeiras páginas do Genesis? Acho que a Bíblia é melhor ler nas edições recontadas mesmo, senão é muito chato. (Note que eu sou livreiro mas não sou muito purista...)

Mas eu posso recomendar não um livro, mas um filme. "Os Livros de Próspero", do Peter Greenaway. 

Eu sou uma pessoa mais curiosa e interessada que culta. Leio muito mais revistas e jornais que livros. Eu não sei recomendar muito não. Eu achei muito interessante, mas não para todos os públicos, o "120 dias de sodoma", de Sade. E achei mágico "O Jogo das Contas de Vidro" (Hesse), que no entanto preciso reler.

E tem um romance brasileiro interessantíssimo pra quem curte urbanismo-astrologia-saga-história de São Paulo. Chama "Sonata da Última Cidade", dica da Prof. Maria Adélia (foi reitora da USP, acho, não lembro o sobrenome) Eu passei a gostar de alguns livros graças às dicas incríveis dela. Ela é incrível, diga-se, outro dia conto mais.

Bom, você pelo menos começou... Eu da Bíblia só li uma em quadrinhos, para crianças, e antes dos 10 anos. 

Mas é isso que eu chamo de recontado! ;)

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço