Os habituês do blog me atiçaram e vou lançar mais uma da série O QUE LER ANTES DE MORRER. Já fiz isso com filmes e agora me inclino a delatar os 10 melhores títulos que já li. Não estará em ordem de importância, apenas de memória.

1 - Os Sertões - Euclides da Cunha

2 - Juliano - Gore Vidal

3 - Grandes Sertões - Veredas - Guimarães Rosa.

4 - Em Busca do Tempo Perdido - Proust

5 - Tocaia Grande  - Jorge Amado

6 - Biologia, Ciência Única - Ernst Mayr

7 - Trilogia Millenium - Stieg Larsson

8 - Bilhões e Bilhões - Carl Sagan

9 - Perestroika - Gorbachev

10 - O Senhor do Anéis - Tolkien

Coloquei apenas 10, para dar um corte, porque senão, a lista fica imensa, mas são aqueles livros que eu volta e meia sinto vontade de ler outra vez.

Exibições: 1577

Responder esta

Respostas a este tópico

Alexandre, até que ponto foi sincero? (rs, rs). Os Sertoes, Em Busca do Tempo Perdido... Que cara intelectual... (mas tb O Senhor dos Anéis, porque, afinal, ninguém é de ferro... rs, rs). 

Claro, e fora o que eu não descrevi, para não parecer pedante. hehehe.

Não, querida, é sincero, sim. Eu tenho por hábito ler muito, desde criança. Meu pai tinha uma pequena estante de livros que eu ia devorando a todo momento. Enciclopédias, gibizinhos, livros de literatura, enfim, caia nas minhas mãos, era o fim.

Leio, em média, 3 livros por mês. Agora estou envolvido com a saga da Guerra dos Tronos, que por serem mais volumosos me tomam mais tempo.

E tenho um livro pronto para ser publicado, outro em andamento, e mais dois em fase de pesquisa. O problema é achar uma editora boa e barata. rsrs

Sobre a história dos filósofos gregos, então, quero tentar aprender a Linear B e depois cair nesse grego mais antigo dos filósofos. Tá difícil, pois o troço é muito complicado. Vou ver até onde isso vai dar. hehe

Posso te indicar uma editora que achei boa e nao cara. O contrato deles é meio draconiano, mas, como paguei a ediçao inteira do que publiquei com eles (eram menos de 50 livros), nao tive problemas. E eles põem na web tb, o que é bom se a intençao é mais divulgar do que ganhar dinheiro (ganhar dinheiro com livro, especialmente se é livro nao literário, é muito difícil...)  

Alexandre,

Dez autores não deu. Fiquei com 11 linguas. O critério não foi toda obra de cada autor, mas autores que escreveram ao menos uma obra prima. Com certeza ainda faltaram alguns...

Inglês: G.K Chesterton, Jane Austen, Joseph Conrad, Henry James, E.M. Foster, Mark Twain, Karen Blixen, James Joyce, Virginia Woolf,  Samuel Beckett, John Cheever, Scott Fitzgerald, Ernst Hemingway, Vladimir Nabokov, Doris Lessing, Ian McEwan, Paul Auster  

Italiano: Luigi Pirandello, Curzio Malaparte, Alberto Moravia, Elsa Morante, Ellio Vittorini, Primo Levi, Italo Calvino, Natália Ginsburg

Frances: Stendhal, Honoré de Balzac, Gustave Flaubert, Michel Proust, Vercors (Jean Bruller),  Albert Camus, Sartre (teatro), Jean Genet

Russo: Dostoevsky, Tolstoi, Tchekov, Babel

Alemão: Fraz Kafka, Thomas Mann, Hermann Broch, Elias Canetti

Várias: Sandór Marai, Amós Oz, Salman Rushdie, Orhan Pamuk

Português: Manuel Antônio de Almeida, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, José Saramago, Mia Couto  

Espanhol: Borges, Octavio Paz, Juan Rulfo, Byoy Casares, Juan Carlos Onetti, Juan José Saer

Esqueci um ponto, ninguém incluiu mulheres em suas listas? Nem você, AnaLú?

Percebi agora, só o Euripedes colocou a Colette. 

Japoneses: Yokyo Mishima, Yasunari Kawabata, Junishiro Tanizaki

Gil, sou uma pessoa sincera. Pus os livros que mais amei, e que foram importantes em minha vida. Nenhum deles é de uma mulher... E é verdade que, por uma série de razoes históricas, há menos grandes autoras que grandes autores (e as que há sao em geral menos conhecidas...).

Mas há autoras de que gosto muito. Clarisse é respeitável... Gosto muito de Jane Austen, apesar dos limites do estilo e época. Embora nao ache a autora boa em geral, gostei muito de Brumas de Avalon. E, na área nao de ficçao, Jane Goodall (a dos chimpanzés de Gombe) é importante para mim, bem como Karmilofff-Smith, uma cognitivista, ex-piagetiana, de quem talvez nenhum de vocês tenha ouvido falar. E Magda Becher Soares, uma educadora brasileira. 

Enfim, a realidade é como é, e nao como a gente gostaria de que fosse...  

Já leu "O Matador", de Patricia Melo? 

Eu coloquei Marguerite Duras depois... (num comentário pro Eurípedes)

E eu acho Pollyanna (Eleanor Porter) importante, mas pra uma fase... rsrs

Ei! Aqui se comenta a sério, viu? (rs, rs). Poliana, Gunter? Assim é demais... 

Mas eu sou um rapaz sério... Além de ler Poliana guardei da mesada pra comprar o Poliana Moça...

Gunter,

eu tb. fiz um enorme sacrificio pra ler Polyana,  tb li Polyana moça..rsrsr

ainda hoje releio, Platero e yo,  el palacio japones (é do  J. Mauro de Vasconcelos, tenho quase todos seus livros em espanhol, na Argentina e Uruguai, ele era bem lido, aqui creio que só liam Meu Pé de Laranja Lima)

tb gosto de dar uma relidas  no Menino do dedo verde.. rsrsr

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço