Aliança com um bandido (Paulo Maluf) procurado pela Interpol ? Não! - ou existem divergências?

Pragmatismo tem limite. Aliança com um bandido (Paulo Maluf) procurado pela Interpol - não. Nem com ele nem com o PP. As forças populares possuem área de atuação nunca antes imaginada em todo o Brasil. Fazer uma aliança conservadora (conservadora ou criminosa?) para ganhar SP apenas enfraquece o projeto de Estado Social, desenvolvido pelo PT e seus aliados, no governo Lula e Dilma. Uma derrota em SP sem esta aliança nos dará mais força do que uma vitória consentida.
O depoimento de Agnelo na CPMI me encheu de orgulho: sua defesa política foi pautada por um conceito ético. Na primeira vitória de FHC, que o PSDB aliou-se com a direita, o filósofo e professor Gianotti, orientador do FHC, cunhou a expressão da Zona Cinzenta da Moralidade - que é este espaço das negocições meio lá meio cá. Dizia Gianotti que política não é jogo de xadrez, com regras claras. Tudo bem. Não é mesmo. Mas é um jogo que os velhos (no bom sentido) FILÓSOFOS como Sócrates, Platão e Aristóteles tinham claro: a busca do ser humano é o "sumo bem" e isto, diziam eles, se faz mediante o exercício da Políitica. Cada vez penso mais que a filosofia, a ética e a política começaram e terminaram na Grécia Antiga. A impressão que temos que depois disto só tivemos arremedos culturais e históricos, muito mal feito, das idéias desta turma (incluindo claro, Heraclito - que já sabia tudo da dialética).
Um projeto social e político precisa antes de mais ser verdadeiro também em seus instrumentos. Até que outra situação se apresente minha posição é claro: em política não negocio com bandidos Eventualmente em um sequestro preciso até negociar . Não é o caso. OU É. Sofremos um sequestro político e eu não estou sabendo.
Toda minha solidariedade a Erundina.

Frederico Drummond - professor de filosofia e filósofoso "freelancer".

Exibições: 901

Responder esta

Respostas a este tópico

Manu respondeu comentários na página 2.

Luis Carlos Prestes se aliou à Getulio. O Flamengo e o Vasco se aliaram para prejudicar o Fluminense.

Mas, apesar dos motivos pessoais que o Prestes tinha para nao apoiar Getúlio, Getúlio na época estava sendo um estadista, apesar de ter sido ditador antes. Você nao está comparando Maluf a Getúlio, está? 

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço