O que mais tenho ouvido falar, após tantos desabamentos no Rio de Janeiro, é gente dizendo que "NÃO SE SENTE RESPONSÁVEL PELOS DESABAMENTOS...QUE SERIA CULPA DO GOVERNO"...

Os governos, TODOS, desde os "combatentes" até o  início da urbanização a "la francesa" são CULPADOS.

Os outros ( a classe média, e empregadores em geral) preservaram o sistema cruel, de exilar os pobres para áreas de risco, e desejar  a manutenção da MÃO DE OBRA BARATA aos seus serviços.

Quantos EMPREGADORES (domésticos ou não) deixam de empregar pessoas que estão em áreas SEGURAS, MAS DISTANTES, unicamente para economizar R$10,00 (des reais) da passagem ??? Conheço VÁRIOS !!!!! E esta é a grande maioria da classe média.

É óbvio que o trabalhador acaba ficando em área de risco, SENÃO NÃO CONSEGUE EMPREGO, e QUEM NÃO TRABALHA NÃO COME.  

Uma vida NÃO TEM PREÇO. Pense nisso quando disser a um CANDIDATO A EMPREGO que não lhe dará a vaga porque MORA LONGE DO TRABALHO. Você também é RESPONSÁVEL por estas mortes, quando ECONOMIZA DEZ REAIS DE PASSAGEM, porque o seu funcionário pagará menos ônibus, se morar mais PERTO do trabalho.  

De onde veem as empregadas domésticas, porteiros, boys, do Leblon-Ipanema-Gávea-Barra-Zona Sul ??? Veem da Rocinha, onde o DESLIZAMENTO MATOU, NO LARGO LABORIEU.

E você "economizou" DEZ REAIS" ???

De onde veem as empregadas domésticas, porteiros, boys, de Icaraí- Sta.Rosa etc. em Niteói???

Veem do MORRO DO BUMBA, onde DUZENTAS PESSOAS FORAM SOTERRADAS, e os morteos já chegam a cinco dezenas, até agora.  

E você "economizou" DEZ REAIS" ???

VOCÊ JÁ SE OLHOU NO ESPELHO HOJE ??? SENTE-SE MAIS RICO ? AFINAL...SUA EMPREGADA VEIO DO MORRO DOS MACACOS, onde morreram pessoas, e você mora no "filét" da Tijuca. Não tem que pagar DEZ REAIS A MAIS...É TÃO PERTINHO!!! 

NÃO!...A MINHA EMPREGADA NÃO MORA EM ÁREA DE RISCO, EU NÃO ECONOMIZO DEZ REAIS, E ELA ESTÁ SEGURA E EMPREGADA COM DIGNIDADE.

Hoje, me olhei no espelho e DEI GRAÇAS A DEUS por estar "MAIS POBRE" e gastar DEZ REAIS A MAIS. Mesmo assim, correram-me duas lágrimas quentes, por pessoas que NÃO DEPENDEM DE MIM. A DOR une as pessoas.

Quantos tomarão o chopp de final de semana, com os DEZ REAIS QUE PODERIAM TER SALVO VIDAS, DE SEUS FUNCIONÁRIOS? Esta é a NOSSA CLASSE MÉDIA IRRESPONSÁVEL.

Dela...sempre se ouvirá: "EU NÃO ME SINTO RESPONSÁVEL POR ESTA TRAGÉDIA...É CULPA DO GOVERNO"  

Exibições: 30

Responder esta

Respostas a este tópico

enqto confortáveis em suas casas a geladeira cheia eles dizem isso mesmo, a culpa é do governo!!
Maria Dirce querida,

Os governos teem suas parcelas de culpa. Mas acredito, mesmo, que PERPETUAMOS AS ÁREAS DE RISCO com esta prática dos EMPREGADORES das indústrias, residências, e condomínios. Então quando dizem que a "culpa é do governo" é para lavar as mãos e a consciência, ensanguentados.

São repugnantes! E tudo para economizar R$10,00 !!

Perdoe a minha revolta, mas é real.

Beijos,

Dulce.
Nossa.

Que texto fantástico!!!?? Dez reais!!???!!

Cidadania, autocritica civil da melhor qualidade.
José Ribas amigo,

Obrigada pelo seu comentário.

Dez reais, amigo. É o que custa de passagem para alguém morar em área segura, pagando quatro ônibus ida-volta, do trabalho para casa.

Pergunto: isso vale o preço de uma ou mais vidas do empregado, e seus dependentes; e a consciência do empregador ? Na minha comcepção NÃO.

Abraços,

Dulce.
DULCE
que belo texto!
que triste realidade!
que classe merdia!
Stella Maris querida,

Obrigada pelo seu comentário.

Sentiria muita alegria se este texto conseguisse despertar UM SÓ EMPREGADOR, para esta situação perversa. Isso poderia significar MENOS UMA FAMÍLIA SOTERRADA, e ao preço ínfimo de DEZ REAIS.

Mas nossa classe média tem uma maneira "peculiar" de tratar seus auxiliares e funcionários: SUGAR MUITO E PAGAR O MÍNIMO POSSÍVEL. Não sei quem é o mais miserável, no sentido de precisar mais, se o funcionário que TRABALHA PARA UMA CRIATURA DESTA ESPÉCIE; ou o EMPREGADOR que jamais saberá o que é TER AS MÃOS E A CONSCIÊNCIA LIMPAS.

Chego a uma conclusão simples: Ao TRABALHADOR tenho imenso RESPEITO, aliado a uma tristeza enorme pela sua situação. Ao EMPREGADOR dedico o mais profundo ASCO, porque PODE SALVAR VIDAS E NÃO O FAZ. Para economizar DEZ REAIS !!!

Beijos,

Dulce.
A classe merdia é f........
Só vamos mudar nossa realidade quando nos conscientizar de que somos co-responsáveis,
Quando fizermos a opção por uma vida mais simples.
Sem ostentação.
Dulce gosto muito de suas colocações.
Hj uma empresa para contratar exige que o candidato resida próximo ou pelo menos que tome somente um transporte para ir ao local do trabalho. Agora se tem transporte próprio, aí eles contratam sem problema. Aqui em Recife é assim. Só dão dois vales-transportes por dia ao trabalhador. Se quiserem trabalhar longe se virem para pagar. Para trabalhar em SUAPE já é diferente, eles tem ônibus para transportar os trabalhadores. Ida e volta.
Zanuja amiga,

"Aqui em Recife é assim. Só dão dois vales-transportes por dia ao trabalhador. Se quiserem trabalhar longe se virem para pagar."

Acho que em todo o Brasil, é assim amiga. Mas se as pessoas quizerem mudar o seu comportamento, e assumir suas culpas, creio que virariam o jogo perverso, de MANTER EM ÁREAS DE RISCO pessosas que lhes servem diariamente.

Eu queria ver o que aconteceria se de repente NÃO EXISTISSEM MAIS PORTEIROS, DOMÉSTICAS, E BOYS. A classe média PAGARIA QUALQUER PREÇO para não abrir uma porta, não lavar um prato, e não enfrentar uma fila. Se são TÃO ÚTEIS, porque não protegê-los pelo trabalho que desempenham, e a tão baixo custo...DEZ REAIS! Já que não se interessam pelo ser humano, que se interessem pelo PROFISSIONAL e sua família dependente.

O que não dá para ACEITAR é NÃO ASSUMIREM AS SUAS RESPONSABILIDADES, NESTA TRAGÉDIA TODA e posarem de "caridosos e indignados" quando na verdade são INDIGNOS.

Amiga, isso é tão comum que se você olhar para o lado, como eu,...verá que nos "relacionamos" com pessoas que pensam assim...o que é o FIM DA PICADA!

Abs.

Dulce.
Olá amigos,

Quando o assunto é sério mesmo, procuro dar maior visibilidade ao post com sua colocação no FORA DE PAUTA, do Blog-mãe.

Para nossa surpresa...NENHUM COMENTÁRIO FOI FEITO LÁ...não se discutiu o assunto da "PRESERVAÇÃO" DE ÁREAS DE RISCO FOMENTADA PELA ECONOMIA DE DEZ REAIS, NOS TRASPORTES DOS TRABALHADORES, que estão sob as nossas ordens/serviços.

A minha tristeza AUMENTOU...porque tirando os poucos que se manifestaram aquí...para os MILHARES DE LEITORES que temos na comunidade, "A CARAPUÇA SERVIU".

Como REVERTER ISSO ?? ;(

Abraços a todos que participaram, e partilharam da mesma preocupação.

Dulce.

RSS

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço