Em 7 de dezembro de 2011 postei um tópico que se chamava “O último que sair apaga a luz.”, era um tópico em que eu de forma primária e inocente (tá meio forte este inocente, né, melhor Naïf), pretendia acalmar os ânimos dos participantes deste fórum e procurar evitar a debandada que começava a sentir.

O que resultou foi aproximadamente 2200 entradas e 18 páginas de discussão durante 10 dias, onde havia dezenas de interlocutores. Passou-se o tempo e continuei notando o esvaziamento do fórum, em 19 de fevereiro de 2012, voltei a carga com uma nova postagem sobre o assunto denominada “O último que sair, apaga a luz II”, esta foi mais infeliz, apesar de ter mais entradas tive que interrompê-la, pois o nível de agressão aumentava continuamente, e meu objetivo fugia do controle. Fui muito criticado na época por esta atitude, mas hoje ainda a acho correta (mas isto já é outra história).

Mais algum tempo deixei de participar do fórum, assim como centenas de pessoas e vi que cada dia minguava mais a participação. Algumas pessoas quase transformaram este fórum (vejam insisto em chamar de fórum e não de blog por motivos que vou descrever) numa espécie de diário pessoal de minhas vivências para os outros lerem, se havia ou não discussão, eles não estavam interessados, o importante era postar o que eles achavam importante, bem ou mal eles conseguiram que o fórum não fosse fechado, deixando aberto para quem quisesse.

O nosso amigo Luis Nassif proprietário deste domínio partiu para outras experiências, lançou o seu blog Brasilianas e simplesmente deixou o fórum ao sabor das ondas. Claro, no blog Brasilianas quem escolhe os assuntos é simplesmente o dono, e como o cachorrinho da RCA Victor “Nipper” ele escuta e fica extasiado com a voz do dono. Atualizações, não houve, e a mesma cara vetusta, que o fórum tinha desde a sua inauguração há 5 anos permaneceu não recebendo as funcionalidades que a informática moderna permite.

Entretanto a ausência de funcionalidades, a falta de atualizações seja o grande mérito deste fórum, em 2008 quando ele foi concebido, não foi um informata que o estruturou, foi um grande repórter da nossa imprensa, o Sr. Luis Nassif, que talvez contratando alguém e usando a sua experiência anterior no blog que mantinha no IG, pensou em algo democrático e que dava aqueles que participavam o controle sobre o assunto. Poderia fazer alguns comentários maldosos sobre o que escrevi, mas como espero que o Nassif venha a ler e talvez participar como fazia há anos vou ficar por aqui.

Agora vamos ao mais importante de tudo, o motivo que estou conclamando a volta. Talvez vocês não tenham se dado conta, mas a internet tem duas características que parecem antagônicas, ela é volátil não só quanto à forma, mas também quanto ao conteúdo, porém ao mesmo tempo em que ela é volátil ela é conservadora quanto a memória dos fatos passados. Tenho um blog na Internet que postei pela primeira vez em 3 de novembro de 2006, ou seja, há seis anos e meio, algo que em termos de informática é uma vida. Mas as bobagens que coloquei lá ainda estão à disposição de todos. Assim como isto tem o blog do Engenheiro Português, Rui Moura, que me inspirou na construção do meu blog, subsistiu ao falecimento do mesmo em julho de 2010 depois de 5 anos de ininterruptas e profícuas informações.

Agora o que justificar a volta de nossos comentaristas por dois motivos, o primeiro vou replicar o que escrevi em 2011, “A forma do fórum vai cansando os que escrevem, mas por mais incrível que pareça não cansa os leitores. Tenho um blog pessoal que nos últimos meses não escrevo nem 10% do que escrevia no ano de 2010, porém as pessoas continuam a visitação aumentou em muito neste ano de seca intelectual. Aqui não temos um contador absoluto, mas tenho quase certeza que o número de entradas não tem diminuído!”. Ou seja, muitas pessoas procuram antes de tudo conteúdo.

O segundo motivo é que por não sofrer upgrades, reformatações e outras informatites, o Fórum permaneceu com o formato ideal para a fecundação, gestação e nascimento de novas ideias. Não temos linhas de tempo, não temos mil e umas frescurinhas dos feicebuques e variantes dos dias atuais, mas podemos ter o que mais importa, a opinião de pessoas.

Exibições: 157

Responder esta

Respostas a este tópico

Rogerio, a muito tempo não participo mais do Portal,apesar de vir todo dia e ler o que me interessa.

E vindo aqui mesmo sem participar mato as saudades dos antigos amigos que foram tão importantes na minha vida e que aqui ainda estão,como tu,a AnaLu, Weber,  Cafu e mais alguns .Saudades das nossas discussões acaloradas, das amizades que aqui fiz.Muitos dizem ou disseram que aqui não se faz amizades.Mentira. Tenho amigos até hoje, da época que se iniciou este Portal. Muitos destes conheci pessoalmente e nos tornamos mais amigos.

Hoje vejo pessoas colocando montes de posts, que ficam vazios de comentários. O que será que está havendo?

A mim me parece que este excesso de posts,quase sempre das mesmas pessoas exauriram nossas vontades de vir aqui para discutirmos e levar adiante os assuntos.Cada um de nós colocávamos um,dois ou tres e ficavavamos dias discutindo. E era  isso que nos dava "tesão" pelo Portal. Aqui aprendíamos muito e também dávamos, cada um o que podia, para que outros crescessem.

Devo a muitos de vocês tudo o que aprendi aqui e que me fez entender e crescer mais neste fim de vida.

Admiro,Rogério teu esforço para que isso volte a acontecer. Talvez um dia, quem sabe,voltem aquelas pessoas que fizeram com que o Portal fosse um cantinho tão gostoso e que nos deliciavam com seus posts sobre politica, musica,piadas,etc... Nós éramos sérios,lembra Rogério?Mas também tinhamos nossos minutos de brincadeiras, musicais e tanta coisa boa.

Sabes que velho geralmente é saudoso,pois eu estou assim.

Beijo amigo

Presente!!!

Marise e Antonio.

Talvez agora se todos (em que me incluo) se derem conta a falta que sentimos das boas discussões que na maior parte das vezes levamos neste fórum, possamos nos controlar mais e não perdermos os parceiros.

Mas de qualquer forma posso ver que muitos estavam a espreita de começar de novo. Tem uma música com este nome, alguém poderia colocar abaixo?

Hoje, numa reunião, discutíamos  que pra começar bastava começar... sem muito lenga...lenga...

começar!!!

recomeçar!!!!

aí vai a  musica....e vamos ser FELIZES!!!!!!

que bom ver a MARISE..... 

372 × 441 - outro

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço