Portal Luis Nassif


Na próxima segunda, 17/05, Luis Nassif entrevistará a pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff.

A entrevista será gravada e o vídeo exibido na página do Brasilianas.org e Blog Luis Nassif.

Participe enviando perguntas e sugestões de temas a serem abordados.

Exibições: 89

Responder esta

Respostas a este tópico

Sobre o Estado "necessário" e o Estado "possível".

É possível tentar objetivar a discussão sobre carga tributária de forma semelhante ao que foi feito com a taxa de juros? Isto é, da mesma forma que a taxa de juros é determinada pela meta de inflação e pela avaliação do crescimento econômico, poderíamos tentar relacionar uma meta de carga tributária com produtividade per capta (ou PIB per capta), eficiência e abrangência dos serviços públicos e distribuição de renda?

Ou em outras palavras, é possível para o governo divulgar um estudo periódico onde indica quais são os índices de produtividade per capta, eficiência e abrangência dos serviços públicos e distribuição de renda para que o país atinja uma determinada carga tributária, bem como divulgar as ações necessárias para isso de forma a objetivar a discussão sobre o "tamanho" do Estado?

Me parece que assim passaríamos a discutir o Estado "necessário" e o Estado "possível" no lugar da discussão vazia que existe hoje sobre Estado "mínimo" e o "pesado".
Qdo estiver presidente do Brasil , qual vai ser seu primeiro ato administrativo, e se Celso Amorim continua em seu governo
Sobre democracia direta
O PT sempre deu grande ênfase aos mecanismos de democracia direta, como, por exemplo, o Orçamento Participativo. Esses mecanismos foram implementados na Cidade de São Paulo na gestão de Marta Suplicy e posteriormente eliminados na gestão de José Serra, o que, para mim, demonstra claramente a posição do ex-prefeito com relação a tais políticas.
Qual será sua posição quanto ao incentivo ou não de tais políticas nas três esferas governamentais?
A senhora enxerga em tais políticas a possibilidade de controle de fraudes, de simplificação de licitações, de melhoria da participação política, de aumento da representatividade e da eficiência do Estado?
Quais seriam os mecanismos de democracia direta adequados para cada esfera governamental: municipal, estadual e federal?
Ministério das comunicações x CULTURA de massas: alguém ira trabalhar para que as concessões públicas de televisão melhorem sua programação(que hoje é um verdadeiro lixo) para atender ao objetivo principal que é lazer, cultura e informação de boa qualidade para a população brasileira? Exemplo claro. O domínio da rede globo de televisão na definição dos horários de futebol, obrigando ao brasileiro em dia de semana ir a um estádio de futebol depois das 10:00 se pretende acompanhar seu time do coração.
Nassif, minha pergunta vai direto mexer num dos vespeiros do governo Lula e imprensa.

Se eleita a Sra. pretende mandar seu ministro das comunicações implementar as propostas tiradas na CONFECOM?

Um abraço.
e na mesma linha de raciocínio do serjão, caberia perguntar o que vai ser feito com os resultados da conferência nacional de educação (CONAE) realizada agora no final de março.

e poderia se avançar sobre o proclamado compromisso da destinação dos recursos do pré-sal, conforme declarado no ano passado. O presidente dizia que Fundo Social – criado com recursos da exploração do pré-sal – terá destinação ambiental, além de financiar projetos nas áreas de educação, infra-estrutura, cultura e combate à pobreza, o Fundo possibilitará o desenvolvimento de projetos relacionados a energias renováveis e à tecnologia de captura e armazenamento de carbono no fundo do mar.
Minha pergunta iria nesta direção:

quais políticas serão implementadas, no âmbito do ensino fundamental que assegurem, sobretudo à mulher, condições de participar do mundo do trabalho, para o qual ela foi convocada nos tempos modernos, tendo a certeza de que o Estado vai suprir, definitivamente, com educação de boa qualidade, aqueles momentos que ela devota ao trabalho?

(explicando que entendo educação de boa qualidade escolas bem equipadas, professores qualificados e bem remunerados, espaço físico do qual a criança se orgulhe, permanência da criança na escola em tempo integral, enfim um ambiente estimulante que elimine aquela idéia de que a criança das camadas populares sejam desprovidas de capital cultural, mas, antes, são desprovidas da devida atenção estatal no que se refere a implementação de políticas em educação compatíveis com o chamado da mulher ao mundo formal do trabalho)

RSS

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço