Portal Luis Nassif

Vamos e venhamos: a falta de bom humor é lastimável, logo de inteligência do qual é fruto.

 

Os tais dez mandamentos da telefonia[1], manifestamente, são crítica a um sistema produtivista insano, presente em todo corporativismo contemporâneo fundador da servidão moderna, isto sim seríssimo e digno de combate veemente e implacável.

 

Nem de longe soaria conjunto de verdadeiras regras. Sua distorcida valorização, recende, sim, a mais uma figura grotesca, mais uma variação da psicologia do pobrezinho, do coitadinho, na melhor inspiração piedosa.

 

Nivela-se por baixo, desprezando o bom humor (seja de bom, seja de mau gosto, questão esta meramente subjetiva) que é, justo, sabermos rir, inclusive, de nossa própria desgraça – todos os comediantes exploram isso; Nietzsche já dizia devermos tratar a tragédia com galhardia, afinal, o que não nos mata nos fortalece – servindo, mesmo, a despertar a consciência para a realidade tal ou qual seja, e se não nos mobiliza a modifica-la, ao menos, permite-nos a conviver melhor com ela.

 

Nessa toada, estaremos condenados a uma vida definitivamente estúpida, reduzidos a meros autômatos reprodutores de lugares-comuns, de chavões, de mesmices, assim mesmo, desde que autorizados (!) por tecnoburocratas (esse novo espécie constitutivo do estamento sacerdotal advindo na modernidade) acastelados em seus abstracionismos esquizoides e idióticos.

 

Onde, todavia, o primado da liberdade, especialmente quanto ao direito de expressão de pensamento, e o princípio de prevalência da intensão da parte na interpretação de suas declarações? Note-se que o auto-arrogado ofendido inúmeras vezes não passa de um tirano, cujo capricho é silenciar o outro que arranha seu narcisismo (autoimagem) ao desvelar (more geométrico) sua real situação; da mesma forma, a vítima de estelionato, não poucas vezes, não passar de um estelionatário incompetente, pois intencionava obter uma vantagem injusta, frustrado ao se deparar com alguém mais esperto!

 

É preciso sair, sim, em defesa da inteligência viva caracterizada por flexibilidade fiel ao real e sua verdade, por excelência, fluidos, logo, incabíveis nos rigores imobilistas da sisudez pseudo-séria, dos protocolos, dos logicismos formalistas de viés matemático, da lógica identitária da tradição, autoritária, pretensamente anódina, conquanto a indiscutível atuação do inconsciente o desmentir, também, o elevadíssimo consumo, em mau uso, de drogas ilícitas e, pior, indiscriminadamente, das lícitas, entre miríade doutras mazelas evidenciando o desacerto desses sistemas fascistas, responsáveis pela brutalização do ser humano a cumprir uma vida-nua, em regime militarizante, enfim, miserabilizante do espírito, para o rentismo de uma minoria minoritária mínima, na única lógica que reconhece para a escravaria, a lógica do chicote e do tambor.

 

Saudações libertárias.



[1] O e-mail estaria assim redigido: “Conta a lenda que quando Deus liberou para os homens o conhecimento sobre a telefonia, determinou que aquele ‘SABER’ ficaria restrito a um grupo muito pequeno e selecionado. Entretanto, nesse pequeno grupo, onde todos se consideravam ‘semi-deuses’, já havia aquele que trairia as determinações divinas (...). Deus, bravo com a traição resolveu fazer valer alguns mandamentos: 1º Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.2º Não verás seu filho crescer.3º Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.4º Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais, terás úlcera.5º A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o china in box.6º Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.7º Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho.8º Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.9º Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.10º Quando de folga no domingo, sairás à rua olhando os postes e as redes, como se fosse um lazer.”

Em 6/11/2014 no http://www.conjur.com.br/2014-nov-04/piada-mandamentos-telefonia-re...

Exibições: 192

Responder esta

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço