Portal Luis Nassif

Impeachment de FHC: Ciro ecoa acusação falsa de Ana Amélia contra Lula

Em recentes discursos pelo Brasil, o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes tem repetido uma suposta contradição de Lula, quando o ex-presidente afirma que o impeachment da presidenta Dilma foi golpe. A contradição seria o fato de o ex-presidente ter pedido o impeachment do então presidente Fernando Henrique Cardoso (1)(2).

Essa falsa história já vinha abastecendo a mídia desde o processo do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, quando a senadora Ana Amélia acusou a “incoerência” dos petistas que diziam que aquele processo era golpista. Aconteceu na sessão plenária do Senado, no dia 29 de março de 2016 (3).

Na ocasião, Ana Amélia afirmou que, em março de 1999, petistas (entre eles Lula e José Dirceu) entregaram ao então presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, um documento com pedido de impeachment contra o presidente Fernando Henrique Cardoso. Para reforçar a acusação, Ana Amélia exibiu uma foto da época em que aparecem Lula e José Dirceu entregando o documento a Temer. O site ‘Congresso em Foco’ deu asas à falsa acusação. Afirmou Ana Amélia:

“Olhem as personagens que estão nesta foto! Quem está com essa camiseta das 100 mil assinaturas é ninguém mais, ninguém menos do que o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. E, ao seu lado, está José Dirceu, que era, então, o secretário-geral do Partido dos Trabalhadores” (4).

Acusação é 'fake news'

Acontece que a senadora Ana Amélia fez uma acusação falsa; ou, usando uma expressão da moda, uma 'fake news'. Na verdade, em 1999 o PT havia decidido rechaçar, em congresso, o impeachment de FHC. Na matéria do jornal Folha de São Paulo de 28 de novembro de 1999, com o título "Moderados impedem Fora FHC", consta o  lide: “Após pressão de Lula e Dirceu, partido rejeita lema pró-impeachment”. Ou seja: ao contrário do que a senadora Ana Amélia acusou, Lula e Dirceu foram os maiores responsáveis pela rejeição ao “Fora FHC” que ventilava, na época, em protestos pelo Brasil (5).

Dois dias antes do referido congresso do PT (2º Congresso Nacional do PT, Belo Horizonte, dia 28 de novembro de 1999), o jornal Folha de Londrina noticiou que José Dirceu ameaçava renunciar à sua candidatura para a presidência do PT caso o partido decidisse ficar a favor do impeachment de FHC. Diz o jornal:

"Dirceu tem maioria para ser reeleito presidente do PT, mas acha que o partido sairá desgastado do congresso se levantar a bandeira da interrupção do mandato de Fernando Henrique. 
'Vivi 24 anos de ditadura e tenho preocupação com a legalidade e com a democracia', argumentou Dirceu" (6). 

No caso da camiseta de Lula estampada com “100 mil”, isto era referente à chamada da “Marcha dos 100 mil”, um protesto organizado contra a privatização das teles. 

A propósito, o evento qual a senadora Ana Amélia se refere era, na verdade, a entrega de um abaixo-assinado com 300 mil assinaturas pedindo a CPI da Telebrás. A foto que a senadora exibiu foi extraída desta notícia publicada pelo “Jornal da Câmara” em 27 de agosto de 1999. A matéria trata, inclusive, da “Marcha dos 100 mil” (7).

Fontes:

1- Ciro Gomes diz que Lula entregou a Temer pedido de impeachment de FHC-I

http://www.youtube.com/watch?v=q-taFvuYJik

2- Ciro Gomes diz que Lula entregou a Temer pedido de impeachment de FHC-II

http://www.youtube.com/watch?v=zxjAg5u6-90&lc

3- No Senado, Ana Amélia acusa contradição de Lula e petistas:

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/03/29/ana-amelia...

4- Site Congresso em Foco e a "prova" fajuta de Ana Amélia:

http://congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/colunistas/o-dia-em-que-l...

5- Em Congresso, PT moderados do PT (incluindo Lula) rejeitam impeachment de FHC:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2811199903.htm

6- José Dirceu pressiona para que impeachment de FHC seja rejeitado pelo PT - "pela legalidade e democracia". 

https://www.folhadelondrina.com.br/geral/dirceu-diz-que-renuncia-a-...

7- Jornal da Câmara: PT entrega a Temer documento contra a privatização da Telebrás:

http://www.camara.gov.br/internet/jornal/jc19990827.pdf

Exibições: 758

Responder esta

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço