Por Sandor Buys

Oito bares no quarteirão onde moro. Oito bares em um quarteirão entre a Vila Isabel e o Grajaú, além da sede de um bloco de carnaval e um cinema que virou igreja.

Oito bares que são os melhores bares do mundo, mas em nenhum deles vale a pena fotografar a comida e mostrar por aí. Não mesmo, inclusive é melhor comer de olho fechado. Sabe-se lá o que se pode encontrar debaixo daquele feijão ou “mofando entre o torresmo e a moela”.

Oito bares e a cerveja não é sempre gelada em nenhum deles. E, que pena, não tem uma cozinheira linda, com um caminho de flores tatuado no colo.  

Em todos eles o garçom às vezes é boa praça, às vezes reclama do violão, às vezes fala do tempo e de futebol. Mas só o Carlos libera os cascos de cerveja pra levar pra casa.

Naquela esquina freqüentemente me perco pensando o que seria dos sambas do Noel se ele morasse no Grajaú. Isabel rima com céu... 

Oito bares e nenhum artista famoso os freqüenta... aliás, mentira minha, o Muchacho é bem conhecido e canta uns boleros.

Aliás, menti de novo, o Muchacho morreu de tanta cachaça e ninguém mais se lembra dele.  Acho que nem da barraca de camelô que ele tinha na Praça Verdun sentem falta.

O churrasco do Antônio não é o melhor churrasco do Rio de Janeiro, mas o churrasco do Antônio é o melhor churrasco do Rio de Janeiro, por que o churrasco do Antônio é o churrasco da minha esquina, em frente a um buteco, na minha Vila Isabel.

Ó minha doce Vila Isabel, quanto do seu sal não são lágrimas de Noel, quanto do seu samba não são cantos lá do céu... quantas das minhas lágrimas não são lágrimas de Noel.

Ó ruas da Vila Isabel, para cruzá-las quanto chorei, quanto rezei em vão. Para se entregar aos perigos e abismos do amor é preciso mais coragem do que para vencer o Cabo Bojador.

Valeu a pena? Tudo vale a pena quando podemos escolher dentre oito bares da Vila Isabel, para amar ou para derramar lágrimas... lágrimas de Noel. 

Exibições: 140

Responder esta

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço