Portal Luis Nassif

Vamos tentar um levantamento sobre a mídia em todo o país - seguindo a sugestão do leitor Daniel Menezes.
O caminho é o seguinte:
1. Confira se alguém abriu um tópico referente ao seu estado. Se não abriu, clique em "Adicionar uma Discussão", coloque no Título o nome do Estado e em Categoria o "Mapa da Mídia".
2. Coloque suas observações e/ou trabalhos sobre o tema.
3. Vamos tentar uma levantamento sem muita adjetivação e ataques. Apenas um relato objetivo de como é a mídia no seu estado, números de emissoras de rádio, televisão, jornais, controladores etc.

Tags: da, mapa, mídia

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Se quiser fazer este Mapa da Mídia de forma estruturada, fiz um software para uso político onde cadastro todos os dados de mídias desde rádio comunitária, sites, blogs, rádios MA,FM jornais,tv comunitaria, a cabo e o que mais vier.

Responder esta

Pode ser fora do tópico, mais quis indicar TV Brasil (Net, Canal 4) como um centro de excelencia. Confira, p.ex., a reportagem recente deles sobre pistolagem no Nordeste: http://www.tvbrasil.org.br/caminhosdareportagem/default.asp

Responder esta

O que fiz é uma coisa mais complexa, pois cadastra o comunicador, a área de atuação da rádio, a audiência, o público, enfim um serviço para quem quer fazer sua mensagem ser entendida.

Responder esta

Sabe o qué seria legal? Um wiki, usando MediaWiki, com uma página para todos os veículos, no modelo de Sourcewatch nos EUA ... Uma lista completa para dar um começo: http://www.latindex.com/prensa/bra.htm

Responder esta

São Paulo-Mapa da mídia
Não sei se posso generalizar, mas com certeza em São Paulo (capital) há uma pasteurização da informação. As maneira e o destaque dado para cada informação é mais ou menos homogêneo e sempre permeado pelo viés ideológico e preconceituoso da elite brasileira (seja ela intelectual ou financeira, aliás elas quase sempre coincidem) Não acho que valha a pena mencionar os veículos de comunicação, praticamente não há diferenças entre eles. Até a própria TV Cultura, antes com alguma independência e algum interesse público, agora é mera sucursal do governo do estado .
Esta homogeinização é fácilmente reconhecível, basta conversar com as pessoas nas ruas pra perceber que elas, em sua grande maioria, reproduzem os chavões, as opiniões, as críticas, as travas e os preconceitos da grande imprensa.
Porém, nem tudo está perdido, acho que a grande liberdade que a internet nos propiciou pode ser a saída. Não vejo noticiário na TV e no rádio seleciono muito bem o que quero ouvir, recuso-me a comprar jornais e/ou revistas, leio somente o que quero, procuro os blogs dos jornalistas que confio para poder acompanhá-los e manter-me minimamente informada. E estes fóruns, que beleza, aprende-se muito.

Responder esta

Maia de Lourdes
Uma coisa que agente aprende é que é dificil trabalhar a notícia. Para você acrescentar algo precisa de tempo para pesquisar. Estudar o tema. Como jornalista entende de tudo fica difícil. Aqui vemos muitos caras que entendem do que estão falando, mas muito bicão ideólogico.
Não vou entrar nem na questão da escrita, do estilo, do domínio da língua e do vocabulário. Aí eu sofro. Para que o texto saia mínimamente bom tem que ter prática.
O software que desenvolvi para campanhas políticas tem uma parte que é o Mapa da Mídia. Visa permitir o acompanhamento e controle de onde o candidto quer fazer chegar o seu dicurso, ma tem outras utilidades tambem.

Responder esta

RSS

© 2009   Criado por Luis Nassif

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço