De vez em quando é interessante discorrer em assunto diferente, não indígena, mas relacionado a natureza.

Sempre que vejo as paisagens sobre a Amazônia e alertas da melhoria da qualidade da água, da para perceber, o quanto pessoas já conscientizadas de que sem o precioso líquido, não haverá vida. 

No entanto faz tempo que observo a falta de interesse de nosso povo amazonense sobre New 7 Wonders, a mesma que promoveu o concurso que elegeu o Cristo Redentor uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.  Uma espécie de concurso mundial, no qual a Amazônia foi votada para fazer parte das 7 Maravilhas da Natureza no mundo, para que seja permanente.  A eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza teve início em 2007, logo após a eleição das Sete Novas Maravilhas do Mundo, quando o Cristo Redentor foi um dos eleitos. Na primeira fase, participaram 440 atrações de 220 países. Após duas etapas que envolveram voto popular e seleção de especialistas, foram escolhidas 28 finalistas. Destes, foram escolhidos as Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Não vejo manifestos de apoio aqui em Manaus e nem na Amazônia brasileira, já perguntei sobre este assunto a diversas pessoas, até a estudante e a maioria desconhecia.

Não dá para entender, afinal o Amazonas é o Estado onde mais se promove: encontros, palestras, seminários, etc. tudo em prol da proteção da natureza, e a palavra sustentabilidade é mais pronunciada!

Só cheguei ao ponto de escrever sobre este assunto foi porque tenho visto a participação ativa do povo do Sul e até autoridades, Prefeitos, Governadores e até a Ministra Chefe da Casa Civil do Governo da Presidente Dilma Rousseff que chegou até a fazer campanha na internet a favor das Cataratas do Iguaçu, quando da classificação das Cataratas do Iguaçu entre as 7 Maravilhas da Natureza.  Houve empolgação, alegria, festejos tanto do lado brasileiro quanto do argentino, naquele momento esqueceram até as rivalidades dos jogos de futebol, jamais visto.

Voltando ao caso local, o que se lê são pessoas do lado do Peru declarando que são orgulhosos por saber que a Amazônia está concorrendo a este título e até o Conselho Interregional Amazônico – CIAM incluiu como um significado positivo a eleição da Amazônia como uma das 7 Maravilhas da Natureza pois são cientes que uma das coisas fundamentais que o homem precisa é a água limpa, pois a maioria dos peruanos não tem acesso a água potável e estão sujeitos a doenças como a leptospirose. Esclarecem também,  sobre a proteção ao desenvolvimento econômico que trará para a Amazônia Peruana e que será também um benefício para o Eco Turismo e a Biodiversidade.

Além do que se percebe poderá este evento ser positivo para o estado do Amazonas, atingindo em todos os níveis sócios econômicos e culturais, sendo lamentável que os amazonenses não estão participando ativamente deste movimento e muitos ficam surpreso quando comunicado do fato, pois nenhuma propaganda ou qualquer tipo de divulgação foi feito por parte dos órgãos governamentais a respeito deste evento mundial que vai somar milhares de turistas aqueles que visitam o Amazonas.

Só para meus conterrâneos terem idéia do que isso significa para a população e o estado do Amazonas basta ler a seguir o que representou para o estado do Paraná, ter as Cataratas do Iguaçu entre as 7 Maravilhas da Natureza.

A eleição e confirmação de Cataratas do Iguaçu entre as Sete Maravilhas da Natureza, coloca as Cataratas entre os destinos turísticos de excelência no mundo. A agência de viagens mais antiga do planeta, a britânica COX & Kings, criada em 1758, é uma das empresas que incluiu recentemente, um novo pacote turístico para o Destino Iguaçu.

Veja só o que disseram as autoridades do Paraná, quando Cataratas do Iguaçu foi eleita e confirmada como uma da 7 Maravilhas da Natureza; ‘’ Segundo Bernard Weber, presidente e fundador da organização suíça New 7 Wonders “as Cataratas do Iguaçu mereceram ganhar este título não só pela mobilização em prol de sua candidatura, mas pelo o que o Parque Nacional do Iguaçu representa para o mundo em termos de beleza e sustentabilidade”.

Para Sérgio Dobrusín subsecretário de Planejamento Estratégico de Misiones Estado do lado argentino “é preciso aproveitar este legado para incrementar o turismo na região de fronteira”. E isso já vem sendo feito. Desde que as Cataratas do Iguaçu foram apontadas entre as Novas Sete Maravilhas da Natureza, o movimento de turistas não pára de crescer. “Estamos tendo recorde de visitantes nas Cataratas, aeroporto e hotelaria. O crescimento da demanda é um desafio que as autoridades vão ter que enfrentar daqui para frente”, avaliou Jorge Samek diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional.

Para Gilmar Piolla, “essa é uma conquista e uma oportunidade”. “Uma conquista que ficará sempre na memória de todos os brasileiros, dos argentinos e de todos os povos que torceram por esse resultado. E a oportunidade de fazermos a transformação que Foz precisa para se converter em um dos melhores lugares não só para os turistas, mas para a sua população”, disse o superintendente.

Os estados que compõem a Amazônia brasileira precisam também se unir, para lutar pela confirmação da Amazônia como uma das 7 Maravilhas da Natureza, e Manaus e o Amazonas tem muito a ganhar com isso, além da Copa de 2014, pode também se transformar em Destino turístico de excelência, pelas grandes agências de turismo do mundo, afinal Manaus e o estado do Amazonas fazem parte da Amazônia. E se não está havendo esta mobilização aqui no Amazonas que integra a Amazônia isso então será uma coisa que só Freud explica.

Leia o Link: http://blogln.ning.com/profiles/blogs/amaz-nia-e-cataratas-do-igua-...  O Blog de Isaias Ribeiro no Portal Luis Nassif e também nos Blogs: http://isaiasribeirojs.zip.net  e http://isaiasribeirojs.blogspot.com  e no Twitter: http://twitter.com/isaiasribeiro   para obter mais informações.

Exibições: 281

Responder esta

Respostas a este tópico

regina,

em fevereiro, em buenos aires, já foi anunciado o resultado final do "concurso" que escolheu as sete novas maravilhas da natureza. as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma destas sete. então, não foi desta vez, não é mesmo?

http://www.gazetadopovo.com.br/turismo/conteudo.phtml?id=1226367

enquanto isto, a Amazônia segue sendo uma das coisas mais lindas do mundo.

Luzete

esta eleição das sete novas maravilhas da natureza vem acontecendo desde 2007, a Amazônia junto com as Cataratas do Iguaçu, foram eleitas entre as 28 e depois foram escolhidas as 7 maravilhas da natureza, das quais foram eleitas as duas dentre as 7 maravilhas da natureza. 

A que foi cofirmada na Argentina foi Cataratas e a Amazônia está aguardando a confirmação da New 7 Words em breve, o que eu estou questionando neste artigo é a falta de interesse do povo amazônida, com relação a este grande evento, diferente do que aconteceu com Cataratas do Iguaçu da qual houve uma grande mobilização, tanto na eleição quanto na confirmação, sugiro que você acesse o blog do isaias ribeiro aqui no Portal, pois ele tem todas as informações relacionado as 7 maravilhas eleitas.http://blogln.ning.com/profiles/blogs/as-sete-maravilhas-naturais-d...         

http://blogln.ning.com/forum/topics/amaz-nia-e-cataratas-do-igua-u-...

http://blogln.ning.com/profiles/blogs/amaz-nia-e-cataratas-do-igua-...

Só falta a confirmação da Amazônia, como uma das 7 Maravilhas da Natureza.

The New7Wonders of Nature
AMAZON HALONG BAY IGUAZU FALLS JEJU ISLAND KOMODO PUERTO PRINCESA UNDERGROUND RIVER TABLE MOUNTAIN

The above are the New7Wonders of Nature, based on the first count of vote results announced at the N7W headquarters in Zurich on 11/11/11.

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço