Estava no interior, portanto sem net, e tive que "engolir" a Grande Mídia.

Tive que assistir ao espetáculo do velório de dom.Eugênio Sales.

Que mídia perversa!

Cardeal da Paz! Pelo que sei, ele foi amigo dos militares na ditadura,e fazia vistas grossa.

Diferente de Dom.Helder, que teve a ousadia de denunciar  as atrocidades da ditadura militar.

Pelo que lembro, d. Eugênio, detestava a Teologia da Libertação, os Movimentos Sociais,  em sua gestão no Rio de Janeiro  (1971-2001),sua Igreja se distanciava dos pobres e se aproximava só dos ricos.

O mesmo  era um homem do poder, e que apoiou a  "Marcha da família com Deus pela liberdade".

Eu não acreditava no que eu via, uma pobre pomba de cativeiro sendo colocada  em cima de um caixão, fazendo alusão ao Espirito Santo.

_ Claro que ela não poderia voar, coitada da pomba! 

Deveriam ao menos ter respeito por aquilo que lhes é Sagrado. 

Que espetáculo....deprimente!

Dom. Eugênio,mensageiro da Paz! pelo que  lembro ele era,o cardeal da ditadura, que manifestava publicamente orgulho do livre trânsito que tinha entre os militares e os poderosos.

Sabia que estudantes, civis e padres, estavam sendo torturados , mortos e nunca fez nada.

Coitada da pomba! Oxalá a tivessem deixada no cativeiro.

Coitados de nós, povo de memória curta.

Que vergonha desta mídia!

( stella maris)

Exibições: 976

Responder esta

Respostas a este tópico

E ele nao só ajudava, mas usava o poder simbólico da Igreja para protestar... Isso era muito importante na época. 

Exatamente, Analú! Ainda hoje passo pela rua Henrique Dias, onde Dom Helder residiu por muitos anos na Igreja das Fronteiras e assisti algumas missas. Ia pelo sermão que proferia, verdadeiros atos de protesto contra os insanos da ditadura em Recife.

Na época, em que havia muito poucos que podiam falar, isso era importantíssimo. 

Ele era corajoso, não se deixava intimidar, até mesmo com o assassinato brutal do seu assessor Pe Henrique Pereira que foi meu professor no marista. 

STELLA,

Aqui algumas frases

de Dom Hélder, que bem

justificam toda essa 

exaltação que fazemos

a ele:

Dom Hélder Câmara

Bispo católico conhecido por ter lutado em prol de melhores condições de vida para os mais pobres e também por ter denunciado as torturas da ditatura. [Biografia de Dom Hélder Câmara]
Encontrados 20 pensamentos de Dom Hélder Câmara

É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.

Dom Hélder Câmara

Não há penitência melhor do que aquela que Deus coloca em nosso caminho todos os dias.

Dom Hélder Câmara

A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar.

Dom Hélder Câmara

Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver.

Dom Hélder Câmara

As pessoas são pesadas demais para serem levadas nos ombros. Levo-as no coração.

Dom Hélder Câmara

... Feliz de quem passa pela vida; tendo mil razões para vivê-la ...

Dom Helder Camara

Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles são pobres, chamam-me de comunista.

Dom Helder Câmara

Não me dou a penitências.Com todo respeito que me merecem os santos, não sou homem de autoflagelações... Não há penitência melhor do que aquelas que Deus coloca em nosso caminho.

Dom Hélder Câmara

Feliz de quem entende que é preciso mudar muito pra ser sempre o mesmo.

Dom Hélder Câmara

Se discordas de mim, tu me enriqueces.

Dom Helder Câmara

"Se der pão aos pobres, todos me chamam de santo. Se mostrar por que os pobres não tem pão, me chamam de comunista e subversivo."

Dom Helder Camara

"Deus nos ensinou a não aceitar facilidades, mas a encontar Vida na dureza da Cruz" (Helder Camara)

Dom Helder Camara

O amor é o perfume das almas.

Dom Hélder Câmara

“ Mais que comum dos dias, 
olhei o mais que pude os rostos
dos pobres, gastos pela fome,
esmagados pelas humilhações, 
e neles descobri teu rosto, 
Cristo Ressuscitado!”

Dom Hélder Câmara

“Um dos meus anseios
de chegar ao infinito 
é a esperança de que, 
ao menos lá, 
as paralelas se encontrem.”

Dom Helder Câmara

"As pessoas são pesadas demais pra carregá-las nos ombros, por isso, levo-as no coração."

Dom Hélder Câmara

"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara

" Ótimo que tua mão ajude o voo ... mas que ela jamais se atreva tomar o lugar das asas".

Dom Helder Câmara

O segredo de ser jovem é ter uma causa a que dedicar a vida

Dom Helder Câmara

Boa pesquisa, marco

obrigada.

Coisa maravalilhosa Stella, sua lembrança me deixou emocionado, D. Eugênio detestava a teologia da libertação a ponto de perseguir - diziam na época - D. Luciano que , inclusive deixou a CNBB. A mídia vende o que quer e os donos dela atendem a interesses míúdos e específicos e de que nem fazemos ideia. lasmável. Abraços e paz

Lúcio

STELLA

e LÚCIO,

A perseguição a Dom LUCIANO MENDES DE ALMEIDA

foi tão implacável que ele seria o provável sucessor

de Dom Paulo Evaristo Arns em São Paulo. Mas, a

perseguição de Dom Eugênio Sales aos bispos e

padres progressistas foi tão grande que 

DOM LUCIANO foi jogado no ostracismo

da Diocese de Mariana (uma cidadezinha

ao lado de Outro Preto). Eh, se existir 

inferno, aquele crápula de Dom Eugênio

deve estar ardendo nas profundesas

do inferno ao lado de Roberto Marinho,

seu bom amigo.

Paz para a mídia é o silêncio dos oprimidos, se a custo de assassinatos e tortura é um mero detalhe. Pio XII fez acordo com nazistas e facistas, a troco de dinheiro, e depois foi canonizado. Mas tudo bem, hoje, os Papas podem tomar vinhos caros e dormir em lençõis bordados a ouro.  

( fiquei uns dias sem PC. por isso minha ausência,

neste sabado tivemos assembleia das Cebs

o bispo passa de longe,  OXENTE !!!!

e nem ligamos,( A igreja que lutamos não passa pelos PALÁCIOS)

pois sabemos que somos um movimento que apesar da midia tentar abafar

ainda realizamos muitas coisas, ousamos , nos organizamos e enfrentamos.

neste ano que se aproxima temos muito o que lutar ( pelos motivos que muitas vezes já falei aqui,

as desocupaçẽs  por causa da copa, e agora que o PT saiu da prefeitura . Pois  este partido mesmo com seus defeitos ainda era  do diálogo.

e fazia alguma coisa  na periferia, e questões sociais...

O governador CID ( PSB) fez foi uma desapropriação de um convento, pois queria alí o atual  CENTRO DE EVENTOS...EXPULSOU AS COITADAS DAS FREIRAS, COM UMA INDENIZAÇÃO DE MISERIA.

A MESMA QUE ELE TÁ USANDO COM A DESAPROPRIAÇÃO DOS MORADORES PERTO DOS TRILHOS .

..E OS BISPOS NEM AÍ.....

MAS SABEM SE METER QUANDO O ASSUNTO NÃO LHES DIZEM RESPEITO...

EX. ELEIÇÕES...

@Stella (os links de responder nao estao funcionando)

Ora, Stella, você queria que Suas Eminências deixassem de cuidar das almas dos membros do seu rebanho para se preocupar com o corpo deles? Corpos sao matéria impura e mortal, importantes sao as almas... (IRONIA ON, obviamente...)

RSS

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço