Portal Luis Nassif

Sucesso da Copa no Brasil expõe ao mundo o cinismo da imprensa brasileira

O Jornal Nacional (1) de quinta-feira (26/06/2014) destacou a má-vontade da mídia internacional em relação a Copa 2014 no Brasil nos dias que antecederam o início do campeonato da FIFA. Na matéria, o apresentador William Bonner diz: "os jornais estrangeiros eram especialmente ácidos nas críticas". A matéria que segue no JN faz o telespectador desavisado ficar com um misto de ironia e revolta em relação a má vontade da mídia estrangeira que desdenhou da capacidade do Brasil de organizar grandes eventos, como a Copa do Mundo. 

O que o Jornal Nacional (e quase toda a mídia brasileira além da Globo, como SBT, Band, Abril, Folha, Estadão etc) "esquece" de dizer é que a imprensa internacional se baseou exatamente na imprensa brasileira para emitir a impressão catastrófica sobre a Copa do Mundo no Brasil. Tal sentimento de derrotismo (ou vira-latice, como diria Nelson Rodrigues) contagiou celebridades nacionais como Ney Matogrosso (que desdenhou o Brasil e a Copa numa TV portuguesa) (2) e Paulo Coelho, que, após usar seu prestígio internacional como lobby para trazer a Copa ao Brasil, escreveu um artigo (3) dizendo-se arrependido e prevendo que a Copa no Brasil seria uma vexame para o país. Sem contar o gol contra de Ronaldo "Fenômeno", escalado para ajudar a organizar a Copa, dizendo-se "envergonhado" com a Copa; ou do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), prevendo em 2013 que a Copa no Brasil traria prejuízos irrecuperáveis ao país (4); e finalmente o ponta-de-lança do jornalismo da Globo, Arnaldo Jabor, prevendo que a "Copa vai revelar ao mundo a nossa incompetência". (5)

Ante todo esse cinismo da mídia brasileira, o escritor Ruy Castro, sem papas na língua, não poupou críticas ao que classificou como "espírito de porco". No programa 'Redação SportTV' (Globo), Ruy lembrou que a "má vontade" da mídia internacional em relação a Copa no Brasil (antes desta começar) era absolutamente normal, pois espelhava o que saía na imprensa do Brasil. Aliás, o próprio programa 'Redação SportTV' fez galhofa com a organização da Copa do Mundo cinco meses antes do início desta. (6)

Fontes:

1- Jornal Nacional do dia 26/06/2014 ironiza imprensa internacional.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/06/clima-festivo-e...

2- Ney Matogrosso detona o Brasil e a Copa em TV portuguesa.

https://www.youtube.com/watch?v=c-q5nwCE-lI

3- "Copa será um desastre" - Premonição do mago da ABL, Paulo Coelho.

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/19/paulo-coe...

4-"Copa no Brasil trará legado de prejuízos ao país" - Álvaro Dias.

https://www.youtube.com/watch?v=SlilfQhuz6U

5- "A Copa vai revelar ao mundo a nossa incompetência" - Arnaldo Jabor, da Globo.

https://www.youtube.com/watch?v=nYteyzzp_OA

6- "Imprensa brasileira teve espírito de porco antes da Copa" - Ruy Castro.

https://www.youtube.com/watch?v=EgsdW3_06iw

Exibições: 1376

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Michel

O que penso disso tudo é que não deveria ser assim, porem o desejo de politizar um evento desses é inevitável, dado ao tamanho, recursos empregados e o tempo de exposição nos meios de comunicação, assim, oposição torce contra e situação torce a favor.

Fato que poderíamos exemplificar o que digo, é somente procurar na histórica copa de 70, que apesar de vivermos num regime de exceção, a oposição da época, apesar de intensa repressão, torcia contra.

Lembra-se dos adesivos nos veículos "Brasil ame-o ou deixe-o", uma campanha à época que vinculava seleção de futebol, copa do mundo, transmissão direta pela tv, etc, etc...

Ótimo domingo

abraços 

Ola Michel,

É claro que um evento desta magnitude traz opiniões de todos os tipos. Fica também claro que economicamente as contas não fecham. E, ainda, que politicamente o tiro saiu pela culatra, visto que nos estádios os políticos, de qualquer partido, não estão capitalizando como esperavam. Agora, só vamos saber sobre muitas questões de toda ordem, em um ou dois anos, quando a emoção passar e a racionalidade e os fatos vieram a tona.

Gde abraço.

RSS

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço