A iniciativa de abrir este tópico veio de uma conversa por email com várias pessoas. Estávamos discutindo o fato de certas postagens no blog-mãe favorecerem um clima não amigável às mulheres, por vezes até misógino, e como ele desanima as mulheres de postarem lá, por já saberem de antemão que terão de lidar com comentários desagradáveis, quando não ofensivos, como foi o caso do post Antidepressivo que acalma a mulher: o sêmen. Pensamos então em fazer uma espécie de "manifesto" a ser posto no Fora de Pautafalando em como aquele clima nos incomoda. Mas, para que isso não fique só atribuído a uma ou duas pessoas, combinamos que eu criaria primeiro um tópico aqui no Portal, onde várias pessoas pudessem se manifestar. A palavra está aberta.

Links para os dois topicos que provocaram nossa indignaçao: 

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/antidepressivo-que-acalma-...

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-semen-como-antidepressiv... 

Exibições: 7498

Responder esta

Respostas a este tópico

Nassif, será que vale a pena manter a possibilidade de comentar sem ser cadastrado no LNO? É um subgrupo que dá problemas, não? Provavelmente acrescentam pouco conhecimento (é muito raro um comentário de não-cadastrado virar post), a maior parte dos comentários "xaropes" é desse grupo, os comentários que você precisa apagar sem que ninguém veja também. E se escapa algo aí é que os demônios afloram nos comentários dos cadastrados.

Se existe a possibilidade das pessoas se registrarem como anônimas, estando aí sujeitas à rotina do denunciar, etc, por que alguns não se cadastram? Não há racionalidade nisso e a tendência dos outros blogs é só aceitar comentários quando o blog sabe o IP. (Mas não entendo muito da parte técnica disso.)

Mais à frente, acho que será o caminho. Por ora, significaria afastar muitos bons comentaristas não cadastrados e os ocasionais que trazem boas opiniões. Dá mais trabalho, mas são os comentários filtrados.

É mesmo bom, o Nassif podia fazer um "conversa com o blogueiro" semanal, com horário estabelecido (de preferência em um horário em que o 3G funcione bem...)

Eu sou da opinião que quem coloca muitos comentários notadamente conservadores ou reacionários só está pagando mico em público. Não consegue influenciar ninguém. Não dá pra frear movimentos de massa em andamento, há uma razão para a maior parte das coisas que presenciamos e discutimos que, na minha opinião, independe já de posições pessoais. 

Mas incomoda quando se dirigem especificamente a pessoas ou mesmo vagamente a grupos. Parece provocação sem utilidade. 

Eu mentalmente faço uma lista de logins aos quais nunca respondo, eu acredito que isso diminui o "fluxo de energia" para trolls. Sugiro que os colegas façam a experiência.

Também acredito naquilo de deixar um comentário curto para demonstrar que sacamos a provocação e/ou para demonstrar para eventuais leitores eventuais que há uma falácia no argumento. Porém, em alguns casos, acho que a melhor resposta é tentar deixar o tópico zerado (especificamente para o Portal, em que não há seleção prévia de matérias.)

Pode ser um caminho. Aqui no Portal tinha um sistema que permitia uma web conferencia. Nao sei se continua funcionando.

Uai, é o pessoal que acompanhou todas as batalhas, desde a Satiagraha

Mas devia ter um jeito deles poderem se cadastrar com um apelido. A única coisa que aconteceria seria você saber o I.P. (se é que isso já não é possível pros não-cadastrados.) E, talvez, algum dia, venha a ser o costume, senão vai ficar cada vez mais trabalho pra menos resultado, acho.

A ideia é criar diferenças cada vez maiores em favor dos cadastrados, para induzir o pessoal a se cadastrar. Mas temos comentaristas de peso, a MiriamL, o Marco L a Vaas, que nunca se cadastraram. Tem tambem comentaristas eventuais que muitas vezes trazem informações relevantes,

Haveria o risco, Gunter, do Stanley Burburinho nao aceitar... E seria uma grande perda para o Blog. Se bem que o Stanley nao tem aparecido mais. 

Marli, nao aumenta a área de atrito. Fiquei muito revoltada com isso, mas isso é assunto fora do nosso tema aqui. Ele oficialmente nao me chamou de incendiária, apenas deixou isso no ar. Vamos fazer de conta que nao era comigo, está bem? É melhor assim. 

Se você acha assim... Mas, pelo que diz, o custo x benefício é, de qualquer modo, maior. Você também pode perguntar pros colegas blogueiros como estão fazendo e/ou fazer uma campanha pelo cadastramento. 

Tem outra coisa muito boa nos comentaristas cadastrados. Dá pra clicar no login dele/dela e ver o histórico. Torna-se mais fácil fazer uma imagem de com que estamos debatendo.

Queria agradecer a Valquiria a preocupação em preservar o Portal e o Blog.

Esse é o interesse de todos os que dele participam!

RSS

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço