A iniciativa de abrir este tópico veio de uma conversa por email com várias pessoas. Estávamos discutindo o fato de certas postagens no blog-mãe favorecerem um clima não amigável às mulheres, por vezes até misógino, e como ele desanima as mulheres de postarem lá, por já saberem de antemão que terão de lidar com comentários desagradáveis, quando não ofensivos, como foi o caso do post Antidepressivo que acalma a mulher: o sêmen. Pensamos então em fazer uma espécie de "manifesto" a ser posto no Fora de Pauta, falando em como aquele clima nos incomoda. Mas, para que isso não fique só atribuído a uma ou duas pessoas, combinamos que eu criaria primeiro um tópico aqui no Portal, onde várias pessoas pudessem se manifestar. A palavra está aberta.
Links para os dois topicos que provocaram nossa indignaçao:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/antidepressivo-que-acalma-...
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-semen-como-antidepressiv...
Tags: Machismo, Nassif Online, manifesto
Exibições: 6704
Permalink Responder até Anarquista Lúcida em 1 fevereiro 2012 at 14:25
Por mim nao, Lena, continuou tudo como dantes no quartel de Abrantes... Grossos desrespeitos serao censurados, mas sempre foram. Aquilo que levou à feitura deste tópico nao foi isso, foram as "piadinhas" tipo Zorra Total. E essas continuam liberadas... Mas o Blog nao é meu, se o Nassif nao se importa que o clima lá seja misógino, nao há mais nada que eu possa fazer a nao ser o que fiz, deixar de comentar lá, o que me custa muito, diga-se de passagem, pois sempre considerei o Blog como minha casa na Internet.
Permalink Responder até Gunter Zibell em 1 fevereiro 2012 at 14:58
Se eu fosse você não seria pessimista a esse respeito. O processo de conscientização quanto a esses problemas não se dá noite pro dia em todos os pontos ao mesmo tempo. Dá-se, no mais das vezes, aos poucos e em alguns lugares de cada vez.
O próprio programa "Zorra Total" é um exemplo. Há uns 20 anos a TV era coalhada desses programas, agora eles são alguns bastiões de resistência. O mesmo humor mequetrefe migrou para a Rede TV e Band, com muito menor audiência, mas recebe críticas. E TV e internet são refúgios porque a crítica não é instantânea (como numa reunião social presencial.)
Não temos como dizer que este tópico seja um ponto de inflexão, mas algo marcante é. Enquanto antes víamos críticas aqui e ali ao machismo agora vemos uma crescente manifestação de concordância com a importância de se abrir mão das piadas machistas pela sua total falta de pertinência em um ambiente de geração/busca de conhecimento. E isto não está sendo associado à falta de bom humor não!
Falta um pouco para ficar ainda melhor, falta que as pessoas "manifestem lado", mas chega-se lá.
Permalink Responder até Anarquista Lúcida em 1 fevereiro 2012 at 15:05
É... Pode ser. Tomara que seja. Mas você é um otimista de marca, né, Gunter? Eu tô mais para Cassandra.
E para os que acham que assuntos desagradáveis nao devem ser falados, a única vez que eu vi o Blog na boca do sapo, tendo dado origem a mais de 50 textos que rolaram por toda a Internet progressista, foi no episódio do tópico mencionando as "feminazzi". O clima de misoginia liberado pode acabar causando outro episódio desses. Seria tao melhor prevenir...
Permalink Responder até Gunter Zibell em 1 fevereiro 2012 at 17:24
Haha. Existiria "otimismo sustentável"?
Há uns meses conversei com conhecidos no facebook sobre "otimismo". Um falava que "o otimista é uma pessoa mal informada". Eu discordei. Há otimismo inconsequente, como esperar sempre por algo que não vai chegar. Mas pode haver o otimismo calcado na observação da progressão de eventos sociais.
Pensando bem, acho que o conjunto de tópicos daquela época é que foi o marco, o "ponto de mutação".
Mas algumas razões para otimismo... O blog é pautado por pessoas que se pensam bem informadas. Mas que em muitos casos defendem sem pensar a "liberdade de expressar bobagens". Já está "caindo a ficha" de que pega mal pra caramba ser machista, que piadas não são inocentes nem inócuas em uma cultura como a nossa. É uma situação onde é muito mais fácil haver "ex-machistas" (mesmo que não se assumam assim como ex, mas que saiam discretamente do cenário) do que "novos machistas" (os fãs do Rafinha Bastos)
x-x-x-x-x-x-x-x
Sábado virá um caminhão buscar coisas aqui. Agora vou voltar pro empacotamento. Tenho 3 ou 4 toneladas para embalar, isto é, produzir 100 a 150 caixas com 20 a 30 quilos em cada. Mandem todas as energias positivas que puderem, pleeaase!
Permalink Responder até Anarquista Lúcida em 1 fevereiro 2012 at 18:00
Energias positivas mandadas... (funciona? creio nao... rs, rs)
Permalink Responder até Gunter Zibell em 2 fevereiro 2012 at 0:31
Acho que funciona sim, AnaLú, obrigado. Mal com certeza não faz. Já fechei umas 40 caixas. Amanhã e depois serão dias muito puuuxaados!
Permalink Responder até Anarquista Lúcida em 2 fevereiro 2012 at 0:37
RAFLA p/ você mesmo: te desejo sorte e ânimo. E que o puxado de amanhã seja a véspera de algum descanso depois de amanhã, ou pelo menos em breve.
Permalink Responder até E' lena em 4 fevereiro 2012 at 10:22
oi Analu, perdoe-me não ter voltado antes, puxei assunto e vazei.
bom eu frequento pouco e perco muitas coisas, por isso não consigo assimilar qual o ponto ou se exite o mais vulnerável , este que vc toca e que motivou o post é sobretudo algo que extrapola mesmo para quem frequenta pouco.
As tomadas que o Nassif listou pareceu-me funcionar, não seria questão de tempo?
Permalink Responder até E' lena em 4 fevereiro 2012 at 13:10
Gente só fazendo uma reparação sobre a direção que venho dado aos meus comentários. Alertada eu fui e agradeço muito a intervenção.
Algumas vezes me dirigi a Analu, mas claro, reconheço que o post é movido em conjunto e exatamente por isso teve a dimensão e validade que merece.
Eu aqui hoje pouco venho, fui convidada a participar e me propus com muita boa vontade, embora com insignificante participação, certa que o post se referia a algo que eu reconhecia como fato.
bom , não se avexe Analú, eu acredito que em tempo,com tempo acontecerá.
Abraço à todas e todos (belo moços que reforçaram e iluminaram a causa) inclusive a Marli e agradecida aos elogios que projeta-me,mas que considero-me muito pouco merecedora.
Acompanhar vcs não é algo fácil e rápido, requer mais tempo e concentração e informações do que disponho. Cada dia que passa sinto-me menos preparada pra comentar. por isso leio e leio ... hehe
Permalink Responder até E' lena em 4 fevereiro 2012 at 14:52
Marli agradecida.
Vou participando em conta gotas,rsrs
embora enfoco outros assuntos, arte, literatura e poesia.
hoje mesmo postei algo em minha página que acho muito belo.
e vamos indo
Abços
Permalink Responder até Anarquista Lúcida em 4 fevereiro 2012 at 14:29
Tomara que você tenha razao, Lena, é tudo que desejo. Por enquanto, ainda estou estomagada demais, deixei de comentar lá. Às vezes até algo "me pega" e eu esqueço, já aconteceram duas vezes, mas é que, qualquer que seja o vício que a gente tenha, desintoxicaçao leva tempo... (rs, rs)
Permalink Responder até E' lena em 4 fevereiro 2012 at 14:46
Olha Analu vc foi a testa de ferro desta causa, hehe e bem escolhida, por sinal.
Ninguém melhor que vc pra aguentar o tranco, e com certeza vai
sobreviver. hehe
Vai relevar e vai condensar o resultado em saldo positivo, é só esperar passar a ressaca.
Também acho que vai voltar a comentar lá. Deixa a gastura passar, por enquanto alguns não vão querer abandonar a provocação pela força do hábito, por não saber expressar de outra maneira.
Demos tempo. Abraço
© 2013 Criado por Luis Nassif.