A iniciativa de abrir este tópico veio de uma conversa por email com várias pessoas. Estávamos discutindo o fato de certas postagens no blog-mãe favorecerem um clima não amigável às mulheres, por vezes até misógino, e como ele desanima as mulheres de postarem lá, por já saberem de antemão que terão de lidar com comentários desagradáveis, quando não ofensivos, como foi o caso do post Antidepressivo que acalma a mulher: o sêmen. Pensamos então em fazer uma espécie de "manifesto" a ser posto no Fora de Pautafalando em como aquele clima nos incomoda. Mas, para que isso não fique só atribuído a uma ou duas pessoas, combinamos que eu criaria primeiro um tópico aqui no Portal, onde várias pessoas pudessem se manifestar. A palavra está aberta.

Links para os dois topicos que provocaram nossa indignaçao: 

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/antidepressivo-que-acalma-...

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-semen-como-antidepressiv... 

Exibições: 7557

Responder esta

Respostas a este tópico

Por mim nao, Lena, continuou tudo como dantes no quartel de Abrantes... Grossos desrespeitos serao censurados, mas sempre foram. Aquilo que levou à feitura deste tópico nao foi isso, foram as "piadinhas" tipo Zorra Total. E essas continuam liberadas... Mas o Blog nao é meu, se o Nassif nao se importa que o clima lá seja misógino, nao há mais nada que eu possa fazer a nao ser o que fiz, deixar de comentar lá, o que me custa muito, diga-se de passagem, pois sempre considerei o Blog como minha casa na Internet. 

Se eu fosse você não seria pessimista a esse respeito. O processo de conscientização quanto a esses problemas não se dá noite pro dia em todos os pontos ao mesmo tempo. Dá-se, no mais das vezes, aos poucos e em alguns lugares de cada vez. 

O próprio programa "Zorra Total" é um exemplo. Há uns 20 anos a TV era coalhada desses programas, agora eles são alguns bastiões de resistência. O mesmo humor mequetrefe migrou para a Rede TV e Band, com muito menor audiência, mas recebe críticas. E TV e internet são refúgios porque a crítica não é instantânea (como numa reunião social presencial.)

Não temos como dizer que este tópico seja um ponto de inflexão, mas algo marcante é. Enquanto antes víamos críticas aqui e ali ao machismo agora vemos uma crescente manifestação de concordância com a importância de se abrir mão das piadas machistas pela sua total falta de pertinência em um ambiente de geração/busca de conhecimento. E isto não está sendo associado à falta de bom humor não!

Falta um pouco para ficar ainda melhor, falta que as pessoas "manifestem lado", mas chega-se lá.

É... Pode ser. Tomara que seja. Mas você é um otimista de marca, né, Gunter? Eu tô mais para Cassandra. 

E para os que acham que assuntos desagradáveis nao devem ser falados, a única vez que eu vi o Blog na boca do sapo, tendo dado origem a mais de 50 textos que rolaram por toda a Internet progressista, foi no episódio do tópico mencionando as "feminazzi". O clima de misoginia liberado pode acabar causando outro episódio desses. Seria tao melhor prevenir...

Haha. Existiria "otimismo sustentável"?

Há uns meses conversei com conhecidos no facebook sobre "otimismo". Um falava que "o otimista é uma pessoa mal informada". Eu discordei. Há otimismo inconsequente, como esperar sempre por algo que não vai chegar. Mas pode haver o otimismo calcado na observação da progressão de eventos sociais. 

Pensando bem, acho que o conjunto de tópicos daquela época é que foi o marco, o "ponto de mutação". 

Mas algumas razões para otimismo... O blog é pautado por pessoas que se pensam bem informadas. Mas que em muitos casos defendem sem pensar a "liberdade de expressar bobagens". Já está "caindo a ficha" de que pega mal pra caramba ser machista, que piadas não são inocentes nem inócuas em uma cultura como a nossa. É uma situação onde é muito mais fácil haver "ex-machistas" (mesmo que não se assumam assim como ex, mas que saiam discretamente do cenário) do que "novos machistas" (os fãs do Rafinha Bastos)

x-x-x-x-x-x-x-x

Sábado virá um caminhão buscar coisas aqui. Agora vou voltar pro empacotamento. Tenho 3 ou 4 toneladas para embalar, isto é, produzir 100 a 150 caixas com 20 a 30 quilos em cada. Mandem todas as energias positivas que puderem, pleeaase!

Energias positivas mandadas... (funciona? creio nao... rs, rs)

Acho que funciona sim, AnaLú, obrigado. Mal com certeza não faz. Já fechei umas 40 caixas. Amanhã e depois serão dias muito puuuxaados!

RAFLA p/ você mesmo: te desejo sorte e ânimo. E que o puxado de amanhã seja a véspera de algum descanso depois de amanhã, ou pelo menos em breve. 

oi Analu, perdoe-me não ter voltado antes, puxei assunto e vazei. 

bom eu frequento pouco e  perco muitas coisas, por isso não consigo assimilar qual o ponto ou se exite o mais vulnerável , este que vc toca e que motivou o post é sobretudo algo que  extrapola mesmo  para quem frequenta pouco.  

As tomadas que o Nassif  listou pareceu-me funcionar, não seria  questão de tempo?

Gente só fazendo uma reparação sobre a direção que venho dado aos meus comentários. Alertada eu fui e agradeço muito a intervenção.

Algumas vezes me dirigi a Analu, mas claro, reconheço que o post é movido em conjunto e exatamente por isso teve a dimensão e validade que merece.

Eu aqui hoje pouco venho, fui convidada a participar e me propus com muita  boa vontade,  embora com insignificante participação, certa  que o post se referia a algo que eu reconhecia como fato.

bom , não se avexe Analú, eu acredito que em tempo,com tempo acontecerá.

Abraço à todas e todos (belo moços que reforçaram e iluminaram a causa) inclusive a Marli e agradecida aos elogios que projeta-me,mas que considero-me muito pouco merecedora. 

Acompanhar vcs não é algo fácil e rápido, requer mais tempo e concentração e informações do que disponho. Cada dia que passa sinto-me menos preparada pra comentar.  por isso leio e  leio ... hehe

Marli agradecida.

Vou participando em conta gotas,rsrs

embora enfoco outros assuntos, arte, literatura e poesia. 

hoje mesmo postei algo em minha página que acho muito belo.

e vamos indo

Abços

Tomara que você tenha razao, Lena, é tudo que desejo. Por enquanto, ainda estou estomagada demais, deixei de comentar lá. Às vezes até algo "me pega" e eu esqueço, já aconteceram duas vezes, mas é que, qualquer que seja o vício que a gente tenha, desintoxicaçao leva tempo... (rs, rs) 

Olha Analu vc foi a testa de ferro desta causa,  hehe e bem escolhida, por  sinal.

Ninguém melhor que vc pra aguentar o tranco, e com certeza vai 

sobreviver. hehe

Vai relevar e vai  condensar o resultado em saldo positivo, é só esperar passar a ressaca. 

Também acho que vai voltar a comentar lá. Deixa a gastura passar, por enquanto alguns não vão querer abandonar a provocação pela força do  hábito, por não saber expressar de outra maneira.

Demos tempo. Abraço

RSS

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço