A iniciativa de abrir este tópico veio de uma conversa por email com várias pessoas. Estávamos discutindo o fato de certas postagens no blog-mãe favorecerem um clima não amigável às mulheres, por vezes até misógino, e como ele desanima as mulheres de postarem lá, por já saberem de antemão que terão de lidar com comentários desagradáveis, quando não ofensivos, como foi o caso do post Antidepressivo que acalma a mulher: o sêmen. Pensamos então em fazer uma espécie de "manifesto" a ser posto no Fora de Pautafalando em como aquele clima nos incomoda. Mas, para que isso não fique só atribuído a uma ou duas pessoas, combinamos que eu criaria primeiro um tópico aqui no Portal, onde várias pessoas pudessem se manifestar. A palavra está aberta.

Links para os dois topicos que provocaram nossa indignaçao: 

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/antidepressivo-que-acalma-...

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-semen-como-antidepressiv... 

Exibições: 7436

Responder esta

Respostas a este tópico

Lena, eu acabo "aguentando tranco", porque sou brava e nao gosto de levar desaforos para casa, e nao tenho sangue de barata, mas isso nao quer dizer que eu nao me machuque nao. Nao dá mais para participar enquanto aquele clima perdurar; até porque me dá tanta raiva que tenho medo de reagir excessivamente. 

Mas obrigada pelo comentário, foi gentil. 

Apoiadíssimo, eu tento fazer o mesmo. Quando alguém se sai com essa expressão tola eu disparo que "no mais das vezes é melhor perder a piada".

Quem se sai com essa de "não perder a piada" já sabe que a piada é ruim. Então pra quê contar? Pra rir sozinho e receber de volta sinais de constrangimento ou "riso amarelo"? Seria muito egocentrismo.

Um dos sinais de evolução de uma sociedade é quando indivíduos são capazes de refletir e pensar, então podem muito bem pensar antes de fazer piadas.

A propósito, também acho bom que as pessoas se manifestem quando cometemos atos falhos. Há uns 2 meses publiquei no facebook uma piada do Tutty Vasques (em geral alguém bem humorado e correto) que achei engraçadíssima na ocasião. Ninguém criticou na hora (talvez por eu ter um "histórico"?), mas eu preferiria que sim... Pensei melhor, achei que pode ser insensível para um certo momento/grupo e agora não acho no meu histórico para apagar.

Gunter, nos poupe! Postar essa joça aqui, francamente... (só vi o primeiro link das "meninas"; revoltante). 

kkkkk Desculpe... O duro é que aposto que esses links recebem boa audiência nesse portal, estão sempre na 1a. página, 2 ou 3 por dia. 

Eu vou abrir um tópico só pros links do terra. (mais pra zoar deles, claro.) Tem até um que ensina a fazer um bolo maravilhoso de chocolate pra prender seu homem... preciso fazer uma busca no terra!

Alguns são até científicos, como aquele do sêmen antidepressivo...

Só peço emprestado por uns dias o espaço aqui pra eu não perder as referências...

E não é que ontem teve uma enquete pra descobrir quem é o amante do Crô? (da novela "Fina Estampa")

Nem sei quem é a figura, nao vejo TV. 

O Crô, interpretado por Marcelo Serrado é o mordomo da malévola.

Bom, eu também vejo muito pouco. Mas às vezes visito minha mãe ou minha sogra à noite e as tvs estão sempre ligadas, ou na Record ou na Globo.

Novela é sempre a mesma linguagem, não há nada inovador nessa, mas a Christiane Torloni está fazendo uma vilã impagável, pior que Odete Roitman e Malvina Cruela juntas... (Ok, muito melhor seria se a TV passasse os filmes de Bette Davis, mas sabemos que isso não vai atrair merchandising...)

E a antagonista (no caso a boazinha do esquema maniqueísta típico numa novela) também é outra mulher, a Lidia Cabral interpretando a Griselda. 

Os maridos/namorados/amantes de ambas são meio apagados, então me pareceu que a estória foi feita pra destacar personagens femininas. Por falar nisso, na 6a. á noite tem "As Brasileiras". A cada semana uma atriz famosa (de Fernanda Montenegro à maravilhosa Dira Paes) interpreta alguma situação "cotidianofantasiosa" do Brasil. Eu vi um episódio, com Juliana Paes (+ Marcos Palmeira), é muito bem produzido. É a parte da Globo (como as minisséries Auto da Compadecida [*] e Os Maias) que não se rende ao padrão-BBB .

[*] quem não viu assista, o filme resumo é simplesmente maravilhoso, teria sido, acho, bom candidato a Oscar (que permite minisséries editadas com a duração de longa, como "Fanny e Alexandre) se fosse inscrito. Tem em DVD tanto o filme como a minissérie completa (+/- 5 horas, acho)

Peguei o bonde andando, até mesmo pq eu não havia lido, por não ter-me interessado, pela postagem sobre o sêmen como antipressivo, o que vi como uma piada que não me agradou muito. Espero que após a polêmica as mulheres retornem ao LNO, torço por isso, abraços

http://www.spinrecusado.blogspot.com/2012/02/machistas-x-anarquista...

Oi, José Carlos. Olhe, nao sei como dizer isso, porque você está sendo solidário, mas a idéia deste tópico era ficar aqui no Portal e no LNO. O LNO, que chamamos aqui de "blog-mae", apesar dos pesares ainda é minha casa na web, mesmo que eu esteja me recusando a comentar lá -- o que, esta sim, foi uma decisao pessoal minha, que nao fez parte da iniciativa do coletivo que criou este tópico; cujo propósito, é bom lembrar, nao foi o de "denunciar" o machismo do blog mae, e sim o de pressionar para que ele seja contido.  

Cara Anarquista, quanto ao LNO o que noto é que às vezes o pessoal brinca com assuntos que poderiam desagradar as mulheres (como este desta pesquisa furada sobre o sêmen como antipressivo) mas, por outro lado, na hora do pega prá capar, as mulheres são  defendidas com todo o rigor. Ah sim, atualizei a publicação no blog SPIN Recusado, de forma a deixar apenas a parte que remetia ao possível conservadorismo de Monteiro Lobato no que diz respeito ao modernismo

http://www.spinrecusado.blogspot.com

Há um certo tipo de "defesa" que só se faz com menores... É puro paternalismo. De qualquer modo, a simples necessidade de defesa fala da ocorrência de ataques. 

Legal seu blog, José Carlos, bacana a iniciativa desse tópico.

Estou certo que dias melhores virão!

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço