O MELHOR FUTEBOL DO MUNDO?

 

A mídia brasileira ainda insiste em afirmar de forma passional que praticamos o melhor futebol do mundo. Mas, será que é verdade? Vivemos uma fase de mediocridade incontestável no futebol. Existe algum time brasileiro na atualidade que tenha uma forma de jogar inovadora e que mereça a admiração de todos e que sirva como referência como modelo de qualidade, técnica e tática?

A verdade é que o futebol brasileiro evoluiu muito pouco. Por exemplo, o time do México, nestes últimos quarenta anos cresceu muito mais que o Brasil. Quem conheceu o futebol mexicano na década de 70 entende exatamente o quanto o México evoluiu muito mais que o Brasil.

Praticamos um futebol maçante e pouco efetivo, diferentemente dos times da Europa. Com 2 ou 3 toques os times europeus já estão na área adversária e têm praticado um futebol mais bonito e empolgante de ser visto. Um exemplo clássico deste fato foi a final do campeonato mundial de futebol entre Santos e Barcelona. O melhor time brasileiro, daquele ano, em todos os sentidos (táticos e qualidade técnica dos jogadores, tendo, inclusive, o craque Neymar como estrela) foi atropelado pelo Barcelona.

O fato é que, apesar de ainda termos produzidos muitos jogadores de alta qualidade técnica, a nossa forma de jogar ainda é caduca. Os jogadores se renovam, mas os técnicos não. São os mesmos.  Não temos uma nova geração de técnicos no Brasil ou que, pelo menos, tragam uma nova forma de jogar. Os esquemas táticos permanecem aqueles de toques de bolas laterais e o resto depende da qualidade técnica de algum craque para definir uma partida.

Pode ser que o Brasil realmente até ganhe a copa (e todos torcemos por isto), mas este fato não provará que o Brasil tem o melhor futebol da atualidade. Acho que é incontestável que a Espanha, Inglaterra, Alemanha e Portugal têm um futebol bem melhor do que o que vem sendo praticado no Brasil.

Como torcedores fanáticos, sempre desejamos que nosso time vença e quando isto ocorre, ficamos felizes. Torcemos por paixão (aliás, esta paixão atualmente está passando dos limites e entrando na esfera da violência) e, assim, deixamos de perceber as dificuldades reais que os times brasileiros andam passando em termo de qualidade técnica.

O fato é que não evoluímos taticamente. Continuamos com o tedioso toque lateral. Muitas vezes os times têm dificuldade de chegar até a área adversária. Este defeito, às vezes, também aparece na seleção brasileira (não tinha como ser diferente).  

O que estamos precisando é de uma renovação de técnicos no Brasil. Jogadores temos o bastante e sempre são sacrificados pelos esquemas táticos ultrapassados dos nossos técnicos. Quando um jogador parece não render, ninguém percebe que eles são colocados numa situação que não poderia ser diferente. Isto aconteceu na última copa e os jogadores foram penalizados pelo fracasso tático do Brasil.

Quando assistimos uma partida de um time que não é o nosso, é uma chatice, pois o nosso futebol anda faltando brilho. Quem não se lembra da antológica academia do Palmeiras, do Flamengo da época do Zico, do São Paulo de um tempo atrás? Mas, paramos no tempo e ficamos no passinho do elefante. Chegamos até mesmo a perder do México em vários encontros, inclusive, nas últimas olimpíadas.

Precisamos de novos técnicos com novas ideias, pois, jogadores temos o bastante com qualidade.

Agora estamos mais confiantes na qualidade técnica dos jogadores (e temos toda razão para isto) para ganhar esta copa. Mas, a reflexão precisa acontecer ou vamos continuar estagnados no  tempo e assistindo os times brasileiros mergulharem na mediocridade.

Hideraldo Montenegro

Exibições: 193

Responder esta

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço