Portal Luis Nassif

Também agora é um momento decisivo para fazer a reforma poltica porque o congresso está acuado diante do povo brasileiro.Mas como eu disse no tempo das manifestações,um congresso corrupto não vai mexer nele mesmo.Não vai haver uma auto-critica coletiva,um assomo jamais visto na História ,de correção,de quem faz politica da maneira mais sórdida a vida inteira.

Contudo,neste momento,o congresso está eleitoralmente enfraquecido.Não é outra a razão pela qual o psdb e o pmdb estão isolando Temer.O risco de este desgaste atingir os integrantes deste partido é total,ou melhor,já é fato.

Até o Senador Álvaro Dias já declarou esta verdade em relação ao PSDB,mas o recuo deste partido é só para avaliação dos danos,pois o Presidente está isolado irremediavelmente.

Em nome desta recuperação do corpo politico-partidário brasileiro é necessário fazer a reforma politica,mas agora terá que ser levada em consideração a vontade do povo e um referendo precisará ser feito.

Em 2013 a direita teve força para impedir um referendo ou um plebiscito porque este último fora proposto por Dilma e tinha claro objetivo de mantê-la no poder,como ocorrera na Venezuela,com Maduro e Chávez.

Agora não há mais esta justificativa pois não há senão a classe politica ,como um todo,posta  a nu diante do povo  e para resolver os problemas institucionais e econômicos,de forma definitiva,a reforma politica não pode deixar de sair.

Para mim o plebiscito é uma forma ruim porque coloca o governo como organizador único do processo  convocando o povo para um simples sim ou não.

Para mim o roteiro deve ser este:uma discussão sobre temas e pontos essenciais,constituição do referendo e sua realização,mas primeiro debate com o povo sobre os pontos é imprescindível para evitar manobra.

Exibições: 5

Responder esta

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço