[Antes de tudo, peço desculpas pela postagem atrasada. Viagem e 26 dias de gripe me deixaram meio ruim.]
Você tomou seu desjejum, um lanche de frutas e almoçou. Deve estar satisfeito e seu organismo deve estar se readaptando a um novo esquema alimentar.
Frequentemente deixamos de tomar um lanche à tarde ou o fazemos com alimentos engordativos. Salgados, bolos e tortas bastante calóricas fazem parte do nosso hábito alimentar à tarde. O resultado disto é que passamos algumas horas a mais sem comer, de forma que, ao nos alimentarmos no jantar, comeremos muito.
Se você precisa perder peso, sugiro uma refeição à base de frutas ou o suco destas entre o almoço e o jantar. Se você comer a fruta com o bagaço, sua digestão ficará um pouco mais lenta e a sensação de saciedade, um pouco mais prolongada. Não haverá um sofrimento maior para aguardar o jantar.
É comum pessoas deixarem de jantar com o objetivo de perder peso. Aí a coisa pega! Sem essa refeição noturna, você passará um período de jejum muito prolongado e seu corpo lançará mão de mecanismos de economia de energia. Se o seu objetivo é perder peso, não pule esta refeição. Faça como no almoço, na mesma sequência, só que com alimentos menos gordurosos e numa quantidade menor. É a hora do 'mendigo'. Uma boa idéia é a saladinha seguida de sopa de legumes, carne grelhada e pão. Uma taça de vinho tinto vai muito bem nessa hora (vou abordar isso quando falar sobre colesterol).
Antes de deitar-se, uma xícara de chá com canela ou gengibre vai muito bem. Essas duas plantinhas têm uma capacidade interessante: provocam aumento da temperatura, às custas de calorias queimadas. Uma pequena ajuda na queima calórica durante as madrugadas.

Atividade física
Se você reeduca seu organismo no sentido de comer melhor mas não queima a sua reserva de gorduras, seu tratamento tende a ficar incompleto. Não é tão complicado assim. Atividade física a que me refiro é algo que leve seu corpo a queimar calorias através de exercícios. Um bom exemplo é a caminhada. A recomendação de 40 minutos de caminhada ao dia, cinco dias por semana não é um exagero e regula uma série de coisas em seu corpo. Seu sistema cardiovascular vai se readaptando, sua musculatura se modifica, seu humor tende a melhorar, sem contar com a qualidade do sono, que melhora na maioria dos casos.
Deve ser feita em qualquer horário, não necessariamente pela manhã. Há vantágens em se fazer caminhadas após um dia de trabalho. Você se cansou, ficou estressado, durante o trabalho. A caminhada fará com que seus músculos promovam a liberação de endorfinas, aliviando a tensão e dando uma sensação de bem estar.
Outras atividades como a natação, hidroginástica, musculação, corrida apresentam igual potencial. Todas as atividades físicas, quando visam a saúde, devem ser feitas de forma não-competitiva.
A última discussão será sobre o uso de medicamentos no tratamento da obesidade. Esse tema, controverso, pode dar bastante pano pra manga.
Um abraço a todos.

Exibições: 131

Responder esta

Respostas a este tópico

muito bom, paulo.
não sabia daquela vantagem do chazinho de gengibre ou canela.
pode ser a canela em pó?

no resto, acho que tô indo bem. digamos um 9 durante a semana e uma nota 7 no sábado e domingo. nada mau, não acha? ou acha?
Acho que tá ótimo, no fim de semana a gente tira o atraso, que ninguem é de aço! O gengibre pode ser em pó, a canela idem.
Olha, Luzete, a próxima discussão abordará um tema bastante controverso: as medicações antiobesidade. Estou atualizado no tema e gostaria que a maior quantidade de pessoas participasse. Se puder, me dê uma dica sobre como convidar mais gente porque eu tenho poucos amigos no blog.
O resumo dos artigos ficará no: http://truglio.blogspot.com/obesos_sem_culpa .
Um abraço.
Paulo, bom seria que o nassif fizesse uma chamada.

outra forma seria vc mandar uma mensagem aos seus amigos do blog.
eu posso, se vc quiser, mandar uma mensagem aos meus amigos do blog, para que compareçam aqui. não são muitos, mas tudo gente boa. o que vc acha?

o problema paulo é que o assunto é excelente, mas não guarda polêmica. daí, eu acho, as pessoas leem, mas não comentam, entende?
nossa, vim correndo com um extintor e o que vejo?
a dona marise falando abobrinhas prô doutor paulo!
ufa! melhor assim.
paulo, eu te conto a história da marise: ela não caminha. fica sentada na frente do computador. liga a tv e acompanha, sentada, os programas de ginástica! pode uma coisa desta?

ah, sim adora bombons. come aos montes. escondida do gastão, o paciente e amoroso esposo. pronto. falei!
hehe....nada como um dia após o outro!!!
Mas uma das verdades sobre esse assunto é que é mesmo muito chato seguir uma dieta saudável e fazer exercícios.
Sobre os medicamentos existe um enorme histórico de usos indiscriminados, criminosos até. É claro que a minha proposta é mostrar como eu atuo nos hospitais do Estado, com o uso rigoroso e metódico de medicamentos nos casos graves, com prescrição iniciada, seguida e finalizada de forma correta. E com bons resultados!
Sobre sua proposta, eu agradeceria se fizesse isso. Vou tentar com o nosso boss, o Nassif, se ele me dá uma canja...Um abraço e obrigado, Luzete.
Tirei a minha resposta acima, pois estava mesmo cheia de abóbrinhas, A Luzete tem razão quando diz que não caminho. Mas, quanto aos bombons é outra história. Não gosto muito de chocolate.
Eu apenas tinha dito que não tenho escrito aqui, exatamente pelo motivo de ser uma pessoa que não vai ajudar em nada no teu post. Por não fazer nada que é certo e bom para a saude.
Querida Marise...parece que a nossa amiga Luzete já te entregou...leia logo abaixo...
Mas isto aqui é um ambiente democrático e saudável. Não tenho a intenção de torrar os nervos de ninguém.
Um abraço!
A Luzete me entregou só no que é light. Ainda bem. Eu tinha falado um pouco demais, por isso tirei o comentário. Não te preocupes que não vais torrar os meus nervos. Já estão torrados ha muito tempo. Mãe de médico é famosa,por ser a pior paciente que um médico pode ter. E, filho médico torra a paciência da gente. kakakaka
Ô, Lena, muito obrigado!
Nada como a comida de antigamente, da roça.
Abraços.
Legal!
Hoje vou tentar o chá de canela.
Esquerda ou direita? kkkkkkkkkkkk (Brincadeirinha!).
Caro Paulo,que bom que alguem da Comunidade resolveu ajudar aos amigos que estão nesta luta por melhor qualidade de vida.
Por ser descendente de pessoas obesas,e com 76 kgs(irregularmente distribuídos.leia-se concentrados mais no abdomen que no resto do corpo) aos 53 anos(em 2006)procurei o Depto de Nutrição da Cia onde trabalho,e fiz uma consulta com uma especialista no assunto,que recomendou-me uma dieta balanceada,e o início de uma série de exercícios aeróbicos e anaeróbicos,para "dar um jeito"no meu corpo,e melhorar a minha qualidade de vida.
Passei a alimentar-me de 3 em 3 horas,com pequenas quantidades de alimentos balanceados,substituí gradativamente os alimentos gordurosos por outros mais saudáveis,e entrei numa academia,para ajudar na parte física.
Em 3 anos conseguí chegar com saúde aos 68 kgs,diminuí sensivelmente a protuberancia abdominal,e aumentei a disposição e o vigor físico,alem da alegria de viver,e aí acho que fui "com muita sêde ao pote"nos aparelhos da academia,e no fim do ano passado,"estorei"(acho que por excesso)e apareceu uma tal de hérnia inguinal unilateral,que após diagnosticada,obrigou-me a parar todas as atividades físicas,e agora em maio,tive que opera-la,recebendo a recomendação médica,de evitar aquela vida ativa de exercícios mais arrojados. E aí recomecei a engordar novamente,o que é horrível.
Então pediria ao amigo alguma dica,para conseguir conciliar através de uma alimentação correta,e a volta gradativa aos exercícios físicos(mesmo moderados)para voltar a ter uma vida normal e saudável.
Pode me ajudar ?
Antecipadamente agradeço. Raí
Ô, Raí, que bom que escreveu!
Posso ajudar, sim. Peço a você que me mande os seguintes dados: peso e estatura atuais, idade exata e a circunferência abdominal no ponto mais proeminente. Se você tiver a informação, me mande também sua estatura de mais ou manos 10 anos atrás (eu te explico com calma, mas a gente encolhe com o tempo). Será um prazer, rapaz!
Volto do hospital às 20 horas e calculo tudo pra você, sim?
Um abraço.

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço