[Antes de tudo, peço desculpas pela postagem atrasada. Viagem e 26 dias de gripe me deixaram meio ruim.]
Você tomou seu desjejum, um lanche de frutas e almoçou. Deve estar satisfeito e seu organismo deve estar se readaptando a um novo esquema alimentar.
Frequentemente deixamos de tomar um lanche à tarde ou o fazemos com alimentos engordativos. Salgados, bolos e tortas bastante calóricas fazem parte do nosso hábito alimentar à tarde. O resultado disto é que passamos algumas horas a mais sem comer, de forma que, ao nos alimentarmos no jantar, comeremos muito.
Se você precisa perder peso, sugiro uma refeição à base de frutas ou o suco destas entre o almoço e o jantar. Se você comer a fruta com o bagaço, sua digestão ficará um pouco mais lenta e a sensação de saciedade, um pouco mais prolongada. Não haverá um sofrimento maior para aguardar o jantar.
É comum pessoas deixarem de jantar com o objetivo de perder peso. Aí a coisa pega! Sem essa refeição noturna, você passará um período de jejum muito prolongado e seu corpo lançará mão de mecanismos de economia de energia. Se o seu objetivo é perder peso, não pule esta refeição. Faça como no almoço, na mesma sequência, só que com alimentos menos gordurosos e numa quantidade menor. É a hora do 'mendigo'. Uma boa idéia é a saladinha seguida de sopa de legumes, carne grelhada e pão. Uma taça de vinho tinto vai muito bem nessa hora (vou abordar isso quando falar sobre colesterol).
Antes de deitar-se, uma xícara de chá com canela ou gengibre vai muito bem. Essas duas plantinhas têm uma capacidade interessante: provocam aumento da temperatura, às custas de calorias queimadas. Uma pequena ajuda na queima calórica durante as madrugadas.

Atividade física
Se você reeduca seu organismo no sentido de comer melhor mas não queima a sua reserva de gorduras, seu tratamento tende a ficar incompleto. Não é tão complicado assim. Atividade física a que me refiro é algo que leve seu corpo a queimar calorias através de exercícios. Um bom exemplo é a caminhada. A recomendação de 40 minutos de caminhada ao dia, cinco dias por semana não é um exagero e regula uma série de coisas em seu corpo. Seu sistema cardiovascular vai se readaptando, sua musculatura se modifica, seu humor tende a melhorar, sem contar com a qualidade do sono, que melhora na maioria dos casos.
Deve ser feita em qualquer horário, não necessariamente pela manhã. Há vantágens em se fazer caminhadas após um dia de trabalho. Você se cansou, ficou estressado, durante o trabalho. A caminhada fará com que seus músculos promovam a liberação de endorfinas, aliviando a tensão e dando uma sensação de bem estar.
Outras atividades como a natação, hidroginástica, musculação, corrida apresentam igual potencial. Todas as atividades físicas, quando visam a saúde, devem ser feitas de forma não-competitiva.
A última discussão será sobre o uso de medicamentos no tratamento da obesidade. Esse tema, controverso, pode dar bastante pano pra manga.
Um abraço a todos.

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Respostas a este tópico

Obrigadíssimo Paulo,pela atenção ao meu pedido,e aí vão os dados requeridos pelo profissional:Peso no momento 69 kgs; Tenho 1,70 de altura; Fiz 57 anos agora em março,e a circunferencia do meu abdomen é 86 cms;Acho que já tinha esta altura,há 10 anos atrás,o que não tinha naquela época,era esta barriguinha teimosa de regredir. Em tempo: Seria ela causada pela ingestão(moderada)de algumas cervejinhas nos happy hours da vida?
Antecipadamente agradeço ao que puder fazer por mim.
Um abração,Raí.
Raí, espertinho você, hein?
descolando uma receitinha padrão 0800?
É querida,tendo na Comunidade,"feras"neste setor,como é o caso do Paulo,e não estando em condições de gastar com métodos caros e nas academias,resolví abusar um pouco da boa vontade do companheiro. Fiz bem ?
Paulo, recebi isto. o que vc acha?

1. DIFICULDADE DE PERDER PESO
O QUE ESTÁ FALTANDO: Ácidos graxos essenciais e vitamina
AONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de
suplementos específicos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio,
fósforo e sódio.
ONDE OBTER: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa,
nozes, acelga, coentro e os suplementos.

3. COMPULSÃO A DOCES
O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo
ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana,
espinafre,cenoura + suplementos..

4. CÃIMBRA, DOR DE CABEÇA
O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio
ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos
ONDE OBTER : coalhada, iogurte, missô, yakult e similares

6. MEMÓRIA RUIM
O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol
ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)
O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo
ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pera, abacaxi, peixes de
água salgada e sal marinho.

8.. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno
ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
O QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, e E e ferro
ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERIDEOS ALTOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: Omega 3 e 6
ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite

e o texto conclui: prá falta de dinheiro, tem que trabalhar, trabalhar...
Eu conheço este texto. Dá pra concordar com quase tudo.
Principalmente com relação à falta de dinheiro...
No mais, dá pra seguir com alguma segurança, sem extremismos.
Caro Paulo,estou esperando(desculpe a cobrança indevida)pelo diagnóstico referente à minha dificuldade de conciliar o envelhecimento,o aumento do pêso,e a melhor dieta,para viver em harmonia e sem perder os (pequenos0 sabores da vida.
deixa eu ir no embalo do Raí que ainda não descolou a receita. mas, raí, você mandou as medidas que o paulo te pediu?

mas minha pergunta é sobre a eficácia do chá verde para combater o colesterol. eu desconfio que é verdade isto. é?
Olha, Luzete, o chá verde contén alguns fitosteróis, iguais aos encontrados no vinho e na soje. São antioxidantes e têm uma ação leve sobre o aumento do HDL-colesterol (bom) e queda leve do LDL-col (ruim). Mas não é uma panacéia. Não dispensa dieta e atividade física.
Um abração.
Paulo eu tomo uns dois litros de liquido por dis. Em vez de agua tomo chá verde gelado. Em 6 meses eu perdi 9 quilos. Não sei se foi por causa do cha ou por ter substituido doces por barrinhas Trio. Por cauda de uma diverticulite preciso comer muitas fibras. Como uns tres Trios por dia, só que é o de chocolate com coco,pois os outros não suporto.
Estou fazendo, ao menos isso, corretamente?
Ô, Raí, eu te passo a orientação, sim. Mas por favor me mande peso atual, estatura e circunferência abdominal, sim? Com isso eu monto um plano terapeutico, sim?
Um abração.
Já havia passado estes dados(medidas,pêso,etc)dia 20.p.p,porem repito-as: Tenho 57 anos,e pelo que sei,nos últimos 10 anos,não "encolhí"como você disse que acontece nesta idade. Tenho 1,70 cm de altura,peso 69 kgs(mal-distribuídos,confesso)minha cintura mede 86 cms,e há uma certa protuberancia abdominal,resultante das cervejinhas dos happy-hours semanais.
Antecipadamente agradeço,o que puder ser feito a meu favor. Raí.

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