" Testamos o ouro
no fogo,
distinguimos
nossos amigos na adversidade."
Sócrates

Quantos e quantos de nós poderão bravejar que têm um verdadeiro amigo?
Que um dia poderá colocar a mão no fogo por um deles,e não se queimar totalmente?
existirá esse elo profundo de amizade ou um completo jogo de trocas,interesses mútuos ou grandes questões que se aliam entre as vidas de duas pessoas ,tornando-as inseparáveis?
Gostamos de amigos,de conversas jogadas fora,ou de papos cabeças,que podem rolar durante toda a noite,ou durarem o tempo supostamente filosófico de um encontro num barzinho.É fato,que uma carência nos acompanha vida a fora.mandamos embora alguns medos,e outros guardamos numa gaveta pra podermos ter o que conversar com esses amigos,para nos tornar interessantes para eles.
Certa vez uma amiga me disse: ___Na sua vida acontecem tantas coisas...e a minha é um paradeiro! Senti uma ponta de inveja naquela colocação.E em pouco mais de duas semanas ela se afastou de mim,por tempo indeterminado.
Amigos são vínculos que fazemos com a época vivida.Há os amigos de infância,que quando os encontramos nos sentimos um pouco crianças, e conseguimos soltar sorrisos frouxos.Existem também os mais jovens do que nós,com quem participamos de festas que nunca participaríamos sem a companhia deles.E os mais velhos,que nos aconselham como se cultivassem toda a sabedoria do mundo,e tivessem vidas maravilhosas e dignas de um rei,e nós os mais novos,simples mortais a nos deliciarmos naquela fonte inesgotável de conhecimentos.
Os de infância nos atrelam a fatos,lembranças e pessoas que muitas vezes fantasiamos mais do que tudo.Já os mais jovens,que curtem as baladas mais loucas nas noites,acabam nos cansando demais.E os mais velhos amigos,nos mostram caminhos que desejamos conhecer sozinhos,e antecipadamente nos decepcionamos.
Uma dessas minhas amigas da faixa etária mais avançada,conclui que,o ideal seria termos quatros amigas,de idades,situações e gostos diferentes,como nos moldes do filme " Sexy and the City ":para que quando uma nos rejeitasse,a outra pudesse estar conosco.

Exibições: 224

Responder esta

Respostas a este tópico

Gostei muito do seu texto sobre amizade. Para mim, como afirmava também o grego Epicuro, entre as maiores riquezas que podemos ter, a amizade é a primeira. Dê uma olhadinha nesse texto que, tempos atrás escrevi, sobre esse tema. Espero que goste.

Amizade, justiça e verdade

por Railton Souza

A convivência social parece, realmente, não ser tão fácil. Quantas vezes o outro é inconveniente, não respeita os limites existenciais e nem mesmo os físicos que nos separaram. Quantas vezes ele é injusto, nos lesando e nos causando danos. No calor da irritação, a idéia do outro como o inferno, parece fazer sentido. O outro como um intruso que nos quer limitar e controlar. Nesses tempos de intolerância e desrespeito às alteridades, o diálogo está dando lugar, cada vez mais, à guerra. A qualquer hora e por qualquer motivo, estamos prontos para o conflito. Restringimos nosso contato em nível das relações de troca de prazeres e de utilidade. A amizade seria ainda um ideal a ser perseguido nesses tempos tão áridos e sequiosos?

O que seria amizade? Como relacioná-la com a justiça e a equidade? O fundador da primeira Academia¹, em tempos idos, já refutava a idéia de justiça, resumido na prática de fazer bem aos amigos e prejudicar os inimigos. A prática política de nosso país, ao que me parece, está fundada nesse mesmo princípio por ele combatido: Aos meus amigos, parentes e consortes tudo, aos outros, os estranhos, a lei e a danação. Platão também não aceitou que a justiça fosse resumida apenas no interesse do mais forte. Refutou também os argumentos daqueles que louvavam a prosperidade e a boa vida dos injustos e que maldiziam os infortúnios pelos quais passava o homem justo. O estagirita² afirmou que a mais genuína forma de justiça é uma espécie de amizade.

Tempos depois, outro que para muitos foi maior que esses, nos fez pensar que não há mérito algum em amar os que nos amam. Grande seria aquele que conseguisse fazer bem aos que o odeiam. Meritoso seria o que amasse os próprios inimigos - ideal, a olhos vistos, distante da história e da realidade humana. Sabemos que a sociedade capitalista funciona como panóptico da vigilância e da punição, com todos os seus mecanismos de disciplina, de controle e de exploração do homem pelo homem, inerentes ao compulsório e coercitivo processo de socialização. Pode ela fundar suas relações numa tal amizade?

Compreendendo a infinita multiplicidade das historicidades humanas, constatação que me faz respeitar aqueles que se estruturam como ilhas, entendo a amizade (phylia) como elemento de imprescindível importância para a autêntica reciprocidade inerente ao convívio social, para o qual o homem está predisposto, ao que me parece, a partir de sua natural politicidade. A amizade deveria constituir-se na realização daqueles contatos humanos que nos unem a todos enquanto membros de um corpo social que se quer saudável.

Com a maior parte das pessoas, é verdade para mim, estabelecemos relações assemelhadas à amizade. Relações que se fundamentam na utilidade recíproca que uma pessoa representa para a outra pessoa ou no prazer que uma é capaz de dar a outra. É preciso dizer que tanto a primeira quanto a segunda não correspondem ao conceito de amizade que pretendo dele me aproximar. São a ele apenas comparadas.

As relações, denominadas amizade, que estabelecemos na esfera mais privada com uma meia dúzia de pessoas, com as quais procuramos ser os mais justos e cuidadosos não poderiam representar, nessa perspectiva, uma tão excelente forma de relação – como entendemos a phylia - quando, com as demais pessoas, os estranhos, somos desonestos, maus e injustos. Aqueles que detêm poder devem entender que a amizade, não pode jamais se restringir ao grupinho de consortes seus. Sua arte deveria, acima de qualquer outra, expressar a essência da sociabilidade e politicidade numa espécie de amizade universal.

Seria possível pensar uma phylia universal intrínseca ao ser humano? Pressupondo que um amigo não lesaria o outro, e, que não praticaria contra ele uma injustiça; afirmo ser a amizade, tal como pensou Aristóteles, uma espécie de justiça que se manifesta na relação entre pessoas virtuosas. Mesmo na ausência de contratos ou de leis escritas, a relação de amizade deveria ser regulada pela equidade, o respeito ao direito natural. Um amigo seria aquele que, em algum momento, até mesmo de forma deliberada, poderia vir a prejudicar-se para evitar o prejuízo do outro com quem mantém a relação amistosa. A amizade, assim, constituir-se-ía na mais desinteressada, excelente e perfeita manifestação das relações humanas que se possa imaginar e almejar. Estaria além da mera utilidade. Seria, de fato, a mais completa e duradoura daquelas que conhecemos.

Muitos podem afirmar ser a idéia de uma phylia universal nada mais que utopia. E quem disse que não precisamos de utopia? Quem disse que não devemos nos imbuir dos mais excelentes e grandiosos objetivos? Quem disse que não devemos lutar contra a mediocridade que nos ronda e carcome ad sepulcro?

Análise do meu texto, com base na filosofia clínica: O texto “Amizade, justiça e verdade” traz de forma evidente a determinância de tópicos da Estrutura de Pensamento tais como: pré-juízos, termos agendados no intelecto, como o mundo me parece, inversão e recíproca de inversão, princípios de verdade, interseções e busca. Fica evidente que o filósofo não é, nem de longe, detentor de verdades universais. O que faz quando escreve nada mais é que demonstrar como fenomenologicamente percebe e pensa subjetivamente o mundo. Suas pretensas verdades gerais nada mais são que verdades construídas a partir da sua história, enquanto ente localizado no tempo, no espaço, circunstanciado e em relação.

Notas

1. Por volta do ano 387 a.C ao retornar a Atenas de uma viagem, Platão edificou sua própria escola filosófica, a Academia, nos jardins de seu amigo Academus.
2. Aristóteles nasceu em 384 a.C em Estagira, cidade localizada na Macedônia. Ficou conhecido, por isso, como o estagirita.

BIBLIOGRAFIA

MORRIS, Clarence (org.) Os grandes filósofos do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (Coleção Os pensadores).
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (Coleção Os pensadores).
BITTAR, Eduardo C. B - ALMEIDA, Guilherme Assis. Curso de filosofia do direito. São Paulo: Atlas, 2002.
PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 1999(Coleção Os pensadores). FILOSOFIA CLÍNICA?Exames categoriais e estrutura de pensamento.

RSS

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço