Postado originalmente:
http://klaxonsbc.wordpress.com/2009/07/06/paraiso-da-literatura-sem...
O que vocês acham de um local que sedia um evento literário há dois anos, o último aconteceu em junho passado:
http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/Mantiqueira/index.html e não possui uma biblioteca pública? Nele existe sim, uma biblioteca comunitária:
http://www.bibliotecasolidaria.com.br/ bravamente organizada e mantida pelo bibliotecário Sidnei Pereira da Rosa, sem apoio de nenhuma esfera do poder público.
Essa é a situação da bela São Francisco Xavier, subdistrito de São José dos Campos onde é organizada há dois anos o Festival da Mantiqueira, resposta paulista á FLIP. Não sei se é omissão da Prefeitura de São José dos Campos ou do Governo do Estado de São Paulo, ou das duas partes. Mas é paradoxal a cidade receber Cristovão Tezza, Milton Hatoun, Moacir Scliar, Alice Ruiz, etc e não possuir, nem fomentar um espaço público que promova a leitura.
Ou uma Biblioteca Pública não é importante no desenvolvimento de ações para a promoção de leitura em uma cidade? Se é assim que pensam as autoridades, ao menos poderiam ser solidários com a Biblioteca Solidária da cidade, que é mantido por doação de particulares. Lembrando que garantir uma ação de fomento à leitura, não é só doar livros, mas principalmente investir em mediação da leitura.
Fica a sugestão para que os gestores e agentes de leitura do estado reflitam e tomem atitudes sobre essa incoerência. Ah, a cidade é muito bonita e acolhedora!