Acho que não é má idéia abrir um espaço para problemas de xadrez, pra turma do xadrez se exercitar.

Trago o primeiro

8/7p/1R6/1Nb1r1k1/8/1p3BP1/3r1P1P/6K1 w - - 0 1

Qual é a melhor continuação para as brancas, que estão com o lance?

Exibições: 853

Respostas a este tópico

Encontrei este há pocuo no blog da Susan Polgar:

As brancas jogam

Vou aguardar a solução, estou cansado hoje meu dia foi cheio, mas esse puzzle é pelo jeito sensacional, um abraço, e eu jogo xadrez no site joguexadrez.com.br e no megajogos meu nick é MOOJEN1971, VAMOS JOGAR OU ME ENVIE O LUGAR AONDE VOÇE JOGA, OK

Alexandre, agradeço o convite. Eu jogava no Internet chess club, mas minha assinatura venceu.  Vou lá no joguexadrez.com.br dar uma espiada.

Eu nao consegui resolver esse problema sozinho, precisei da ajuda de um programa. A solução é bem interessante e criativa.

Cuidado com o stalemate...
Existe mais de uma maneira de vencer o jogo. Não consegui encontrar o ## imediatamente, mas, vejamos:
1. Rc8. Rxc8 2. Na7 (ou Nd4, com a ideia sendo Nc6#). Rc1 (qualquer movimento da torre deve se manter na linha c, senão Nc6##) 3. Nc6. Rxc6. 4. Kxc6 Ka7 (o único movimento possível para as pretas). 5. Kc7, abrindo espaço para o outro único movimento possível para o rei das pretas (...Ka6), o que cumpre o objetivo de tornar o peão Q e vencer rapidamente o jogo.

O mesmo pode ser alcançado com 1. Na7 ou Nd4, com a ideia de traspor para 3. Nc6. Rxc6 etc...

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço