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RFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA NA PROFISSÃO DOCENTE - Por Prof. Paulo Cosiuc, historiador

A colocação do grande educador brasileiro, Paulo Freire, ilustrando o início do texto não só é significativa como verdadeira, principalmente, quando afirma” A gente se faz educador” ... Nesse processo de “se fazer” a atitude reflexiva é da mais alta relevância. Parar e pensar procurando descobrir erros e acertos e depois prosseguir é uma das pilastras para o bom desempenho profissional. O importante é fazer hoje o que se pode fazer hoje para poderfazer amanhã o que não se pode fazer hoje.

1 – ATITUDE REFLEXIVA

A coerência dos procedimentos de formação e aperfeiçoamento da atividade docente apóia-se na natureza reflexiva da ação humana. É estratégia importante para:

- aprimoramento da prática docente;

- descobrir erros e acertos o trabalho educacional;

- buscar novos rumos de atuação;

- modificar ideias e atitudes sobre o ensino e outras.

O (a) professor (a) reflexivo é aquele que exerce a docência de forma participativa e inovadora e está em constante processo de aprimoramento de seus conhecimentos técnicos e científicos e de suas atitudes pedagógicas. Ser reflexivo é ter a capacidade de voltar-se sobre si mesmo, debruçar-se sobre os problemas sociais, políticos e econômicos da comunidade e da sociedade e estar receptivo às inovações nas técnicas de informação e comunicação.

2 – CONDUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

A escolha de conteúdos relevantes e significativos, em cada área do conhecimento, fortalece o processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido considero o (a) professor (a) como o condutor do processo educativo por sua formação acadêmica, experiência de vida, conhecimentos científicos e pedagógicos adquiridos no decorrer de sua formação. É importante salientar que este processo de formação e capacitação do (a) docente é dinâmico, não pára. Modifica-se e se aperfeiçoa constantemente, no decorrer do exercício da docência. A ação docente impõe preocupar-se com a legitimação do conhecimento científico, fundamental para a capacitação dos (as) alunos (as) e, também dar atenção ao processo de formação ética, moral, social e cidadã. Na condução desse processo o (a) professor (a) tem que estar consciente de suas responsabilidades na formação plena dos (as) alunos (as): capacitação profissional e exercício da cidadania.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Educação engloba ensino e aprendizagem, porém, vai além disso. É responsabilidade da família, do Estado e da Escola. No contexto da sociedade capitalista globalizada e individualista em que vivemos, com a Educação sendotransformada em mercadoria pelos empresários da educação, a atividade docente deixa de ser um “sacerdócio” para se transformar em verdadeiramissão. Além de se preocupar em transmitir os conhecimentos técnicos ecientíficos para a capacitação profissional, cabe aos (as) docentes preparar os(as) alunos (as) para a vida e para o exercício, consciente e responsável da cidadania.

Cf. Ensinar Para o Trabalho, Educar para Vida - Paulo Freire

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