Aproveitando a proposta de moderação da mensagem abaixo do Sérgio, sugiro que esse espaço seja destinado à discussões sobre o tema.

Caro Nassif, 

O debate sobre a manutenção da civilidade na participação dos membros e visitantes no Blog Luis Nassif foi bem pertinente e gerou uma ampla discussão. Velhos e novos participantes concordaram que os excessos são impertinentes e, inclusive, várias foram as falas de alguns que se afastam do debate por causa da intolerância ou radicalismo de uns poucos.

De fato, os casos mais comumente observados, não só no seu Blog, mas de maneira geral, envolve:

1.    A agressão verbal direta a um indivíduo participante do blog por sua opinião ou posição ideológica ou pessoal (ex. guerras verbais entre comentaristas de esquerda e direita, desenvolvimentistas e ambientalistas, homofobia etc.);

2.    A agressão verbal caracterizando intolerância ou preconceito a terceiros ou grupo de indivíduos por sua posição ideológica, racial, sexual, religiosa (ex: violência ou menosprezo às minorias como gays, índios, negros etc.);

3.    A agressão verbal às instituições ou segmentos da sociedade ou profissionais, demonstrando menosprezo por suas posições frente a assuntos de interesse do conjunto da sociedade (ex: difamação contra ONGs, partidos, ambientalistas, mineiros x paulistas, sudeste versus nordeste etc.);

Não impossibilidade de se estabelecer regras rígidas de participação num blog que se pretende democrático, e sempre acreditando no potencial das pessoas pela busca do conhecimento por meio de troca de informações, fica aqui uma sugestão para os gestores do Blog e para debate dos interessados.

O Blog poderia/deveria disponibilizar diariamente um tópico fixo e padrão, gerado automático junto com os outros posts fixos (Clipping, Fora de Pauta etc.) contendo uma abordagem sobre o funcionamento do Blog (objetivos, como ser membro, facilidades na postagem de vídeos e imagens etc.) e sobre os cuidados dos visitantes na participação (regras de convivência virtual, ou netiquetas). Além disso, traria o aviso de que o desrespeito sistemático a algumas regras de convivência podem gerar denúncias por parte de outros participantes e a suspensão do direito de participação.

Eu sou moderador de grupos de debate na rede e disponibilizo uma mensagem automática aos membros sobre as regras de participação a cada 2 semanas. Dá super certo. Seria um tópico diário mais ou menos assim, curto e grosso:

* * * Luis Nassif Online * * *
:: Criada e moderada por Luis Nassif em (ano), o BLN é a maior referência jornalística independente da internet brasileira, com mais de 20.000 membros permanentes e cerca de 60 mil pageviews diários.

* * * Objetivos do BLN * * *
:: Destinado à construção do conhecimento visando blá, blá, blá...

* * * Regras de Participação * * *
:: Procure ser claro e conciso em suas mensagens
:: Não agrida a língua portuguesa, revise sua mensagem antes de postar.
:: Seja cortês com os demais membros e visitantes

:: Seja membro do BLN e tenha facilidades na postagem de seus comentários

:: Denuncie atos de violêncoia verbal, apologia ao crime e à violência ou qualquer forma de intolerância racial, religiosa, partidária e sexual pelos participantes

* * * Moderação * * *
:: Agressões verbais, disseminação de preconceitos e apologia à violência podem ser motivo de denúncias por parte dos participantes do Blog.
:: A partir de três denúncias suspendem o comentário até que possamos analisá-lo e decidir se será liberado ou vetado de vez
:: Moderador adverte ou bane membros reincidentes....
:: Dúvidas ou reclamações podem ser acessadas em ....

* * * Construa o Conhecimento * * *
:: No tópico Fora de Pauta você pode apresentar suas propostas de debates no Blog. Os temas são livres e aprovação depende da avaliação dos gestores.
:: No tópico Clipping do Dia você pode disponibilizar as notícias coletadas na mídia impressa e eletrônica para compartilhar com os demais leitores do Blog. A aprovação depende da avaliação dos gestores.
:: No tópico Multimídia você pode disponibilizar imagens e vídeos de interesse. A aprovação depende da avaliação dos gestores.
:: Divulgue o BLN à http://www.advivo.com.br/luisnassif

Grato e seja bem-vindo.
Luis Nassif – Moderador BLN

Exibições: 292

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que baixarias, em geral, devem ficar sem resposta. Simplesmente ignorar, pois quando for para o blog pessoal aparece só a bobagem que ele mesmo falou.

Abraços

Olá pessoal. :) Sou um novato no fórum, mas tenho alguma experiência como moderador, fiz isso entre 2001 e 2005 em fóruns diferentes. Andei lendo aqui sobre a moderação e, talvez eu esteja enganado, mas me parece que a ideia nunca "andou".

Primeiramente, não se deve dar dupla responsabilidade ao dono do fórum/blog. Quando o owner passa a ser também o único moderador, não há nenhuma condição de ele cumprir os dois efetivamente. No caso do Nassif é bem pior, porque a responsabilidade de escrever colunas, dar destaque às matérias e textos dos usuários e participar de discussões impede que ele atue como moderador. No caso do blog, creio que sejam necessários pelo menos quatro ou cinco moderadores (fazendo uma comparação com o primeiro fórum que fui moderador, haviam sete moderadores para menos de 500 usuários cadastrados e a gente mal dava conta).

Sobre a ideia do Gunter, se eu entendi corretamente, três denúncias levam à supressão temporária do comentário: Não gosto dessa ideia. Não sei até que ponto ela é melhor ou pior do que manter o blog basicamente sem moderação, mas talvez o Gunter não tenha levado em consideração dois aspectos: 1) Um comentário temporariamente suprimido perde momentum, que talvez seja a característica mais importante de um comentário em um post que não passa nem um dia na página inicial. 2) Abre espaço para os trolls formarem grupinhos e denunciarem diversos comentários, o que pioraria muito o blog.

Não sei qual é a viabilidade disso, mas a ideia do Gunter pode funcionar da seguinte maneira: Com três denúncias, o moderador recebe uma mensagem e analisa o comentário, optando pela exclusão ou não do mesmo. Se o Nassif fosse fazer isso, por exemplo, seria complicado porque comentários dependem do contexto em que estão inseridos, e a possibilidade de um moderador ocupado cometer um equívoco é muito grande. Então eu acho que o mais viável seria uma eleição de moderadores (pelo menos 4 moderadores) para fazer esse trabalho.

Deixando claro aqui que eu concordo que a moderação é necessária. A trollagem contra sites vem em ondas, e os trolls tem a capacidade de paralisar completamente um blog quando esse não tem um sistema sólido de segurança. Pelo que pude ler, a eleição de qualquer um dos candidatos óbvios à moderação causaria desconforto em outros membros, então seria melhor uma votação democrática com aval do Nassif.
E eu concordo que a moderação é desnecessária.
Não sei o que é owner nem moderador, me cheira a avenida paulista.
Não estou capacitado a julgar o que é troll quem é troll (é quem não concorda comigo?). Se eu mandar à la puta madre estou sendo troll como o troll?

Sai, dona solange.
Quem sabe de mim sou eu.
Se não sabe o que é um moderador, um owner ou um troll, faz todo o sentido julgar que a moderação é desnecessária, uma vez que não entende nada do assunto.
Não entendo e faço questão absoluta de não entender.

Você é entendido? Entenda-se. Mas tire essa moderação do caminho. Somos imoderados, imodestos e impávidos colossos. Owners de nossas opiniões e de nossas vidas.
Somos sessenta e nove, não sessenta e quatro.
Desculpe, mas dentro de uma mídia privada, nem você nem ninguém é imoderado. Se não fosse desejo do Luis Nassif implantar a moderação, não estaríamos discutindo. Ocorre que é desejo dele e seria benéfico discutir internamente qual é a melhor maneira de fazer isso. Seja impávido colosso, imodesto e imoderado na sua casa, não na dos outros.
Tesourinha de unha é uma boa, marcão.

Podamos os excessos cuticulares.
Me deixe gritar: Xarope São João!
Os malandros ainda se mexem, hein? Chega de gravatinhas.
Salve!

Não tenho interesse em moderar, somente em contribuir.

A moderação é feita internamente, entre os membros de determinado grupo, seja ele qual for. O que você propõe é censura, ameaçando jornalistas com tesourinhas de unha. Não concordo.

felipe,

não entendo exatamente a razão de se retomar esta idéia.

pelo que eu conheço do portal. acredito que aqui é um dos raros espaços onde a "moderação" é exercida naturalmente pelos seus membros, entende? em casos excepcionais, acredito eu, o nassif é chamado a acudir, até onde eu sei.

aqui se briga, aqui se conserta, aqui se concerta, tá entendendo? esta é a minha visão, ainda que acredite na sua boa intenção.

mas você fala apenas em seu nome ou em nome do dono do buteco?

O Felipe só tá querendo ajudar e achou essa discussão. Acho que ele não sabe do contexto em que ela foi originada.

raquel,

acho que, de fato, houve uma confusão neste debate. foram misturadas coisas do blog do nassif (LNO) e do portal, não? acredito, inclusive, que a época em que você fez a postagem aqui coincidiu com a presença intensiva dos tais "trolls" (que, claro, ainda abundam) nestas paragens. daí, talvez o mal entendido.

eu, particularmente, confesso que interpretei tua preocupação como extensiva ao portal, espaço um cadinho diferenciado do blog. da minha parte, peço desculpa.

quanto à moderação no LNO realmente não tenho sugestão a dar. entendo como algo com uma especificidade técnica e com uma dimensão política difícil de equacionar. enfim... 

Acho que isso ajuda a compreender o mal-entendido, e porque tanta gente criticou meu comentário. Não estou falando do fórum, mas do blog. Reli o post original, e dificilmente alguém de "fora" (como eu) interpretaria o tópico como uma tentativa de se moderar este fórum.

No desenrolar do tópico, a discussão de alguns usuários levou o mesmo a ser desvirtuado de seu sentido original para se transformar em uma briga interna que não conheço e jamais daria qualquer palpite a respeito. Desta feita, acho justo que qualquer usuário (mesmo um novato como eu) revive a discussão sobre a moderação do blog, mesmo que a maioria dos usuários concorde com a moderação atual (que eu discordo). Reitero que pelo tamanho do blog, o Nassif não pode ser sobrecarregado com a incumbência de moderar as postagens, e a presença de moderadores, para mim, é necessária.

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço