Por que a preguiça?

APRESENTAÇÃO

A pergunta é na exata proporção da importância de uma atividade esquecida, pois classificada, irrefletidamente, como inatividade. Na exata proporção em que se aceita a preguiça, tão prontamente, indexada entre os pecados capitais (o termo, aqui, em ambos os seus sentidos), ao mesmo tempo em que se marginaliza toda uma linhagem reflexiva que quis dar ao tempo outro sentido (pois, enfim, é disso que se trata) – “tempo” avesso a sentidos, em que o pensamento assume novo tom: o sem finalidades, e, não por isso, menos criador; não, pelo menos, segundo Tales, Sêneca, Platão, Aristóteles, Montaigne, Jean-Jacques Rousseau, Charles Baudelaire, Paul Lafargue, Walter Benjamin, Bertrand Russel, Wittgenstein, Michel Foucault, T. S. Eliot, Bob Black, Bernardo de Guimaraens, Mário Quintana.

Enfim, uma frase de autoria de Albert Camus dá conta da subversão implícita ao tema: “São os ociosos que mudam o mundo porque os outros não tem tempo algum”, o que é uma forma espirituosa de suscitar perguntas, cujas inflexões permeam todas as conferências integradas ao evento: “O que se deve fazer?” Ou: “O que estamos fazendo de nossas vidas; de nossas vidas em sociedade?” Ou ainda: “Deve-se fazer sem pensar o que se faz?”.

A programação está detalhada no blog:

http://elogioapreguica.com.br

"Lembro que todas as conferências do Rio de Janeiro serão transmitidas ao vivo pela internet no site da Academia Brasileira de Letras (www.academia.org.bra partir do dia 15 de agosto até o dia 5 de outubro, às segundas, terças e quartas às 19h."

Exibições: 1042

Responder esta

Respostas a este tópico

Ana,

que bom este tema..

mas digo,

voltei com tanta preguiça do sertão...

que aos poucos... vou me acostumando com a cidade, inclusive com o portal...

já li a poesia de A.Cicero( abreviei pela preguiça..rsrsr)

e aos poucos vou lendo e ruminando  as outras sinopses ,

Sabe, já não consigo, viver o corre..corre do dia a dia...

vou simplificando cada vez mais minha vida,

ah! neste momento, com toda minha preguiça, terminei de replantar meu pé de hortelã...

bom, acho que vou , até a espreguiçadeira,  tá na hora de tirar um ócio 

um abraço.

Se transmissão do sítio da Academia Brasileira de Letras estiver disponível para além do Rio de Janeiro, pode acompanhar as palestras.

Simplificar a vida é preguiça das melhores, Stella. Na minha casa, há uma rede.  

redes!!

em todos os lugares de minha casa, elas estão estendidas,

quando chega alguma amiga , nada melhor do que uma boa prosa, uma rede, um cafezinho , cuscuz, tapiocas...e muitas gargalhadas...

até porque rir , ainda cura os males....

Olha o Quintana o que disse :
A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.
Mário Quintana

rio, são paulo, belo horizonte e brasília...

e nós, hein, da periferia?!

sempre que leio sobre o tema lembro do livro de paul lafargue (genro de marx... não dá para ignorar o pedigree): o direito à preguiça. anarquista, paul fala da idéia do capitalismo como um modo de produção cujo desenvolvimento criaria as condições que justificariam maior direito ao ócio, ou seja, a este momento criador do homem: homens que tecem os bens materiais mas que o desenvolvimento os libertaria deste tipo de trabalho e os deixaria com mais tempo livre para a arte. não foi bem assim. não tem sido bem assim...

"Lafargue & Marx" estão presentes no simpósio. 

Há de tudo, não é? Política, arte, sociologia, filosofia, ciência.

Prestarei mais atenção em Luís Alberto de Oliveira. 

Obrigada, mas o mérito é de Adauto Novaes, o organizador incansável desse evento magnífico, e de Hermano Taruma, o produtor. 

Apenas divulgo essa pérola, com grande prazer para ser compartilhado por todos ou por aqueles que se interessam por esse tipo de discussão. Há debates, é geralmente transmitido em telas e o ingresso é muito barato.    

hummmmmmm dos meus pecados prediletos este... tem coisa meió que acordar cedo no domingo, pensar que é domingo, virar pro canto e ficar de preguiça na cama.... 

Oh, rei dos relógios!

RSS

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço