Originalmente postado: http://klaxonsbc.wordpress.com/2009/03/14/world-wide-web-20-anos/



Março de 2009, há 20 anos surgia o sistema www (world wide web), traduzindo para a lingua mátria : rede de alcance mundial. A rapaziada costuma confundir www com internet. Internet é bem anterior ao que se chama de WEB. Começou nos anos 50 sob uma demanda do presidente americano Eisenhauer. O presidente tinha receio que, num suposto ataque nuclear, o pais ficasse sem comunicação. Assim, encomendou ao Pentagono uma solução (era o auge da Guerra Fria), e daí surgiu a ARPANET...

Mais de 30 anos após, surgiria a www, que é um sistema de documentos (textos, videos, audios) que se interligam mutuamente, graças a isso que estou aqui falando esse monte de abobóra e todos no mundo, se quiserem, podem ler.

O pai da criança: o suiço Tim Berners-Lee, que em 1989 escreveu uma proposta de gerenciamente de documentos para compartilhá-los com amigos. A história do www teve vários desdobramentos após disso, saiba mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web

O importante é multiplicarmos e aproveitarmos o lado libertário dessa ferramenta. Informação é poder, e ja faz tempo (muito, muito antes da web), e poder costuma se concentrar nas mãos de poucos, tentemos mudar a lógica perversa.


Exibições: 22

Responder esta

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço