Depois de anos de discussão (li em algum lugar que foram dez anos), a ABNT decidiu por um novo padrão de tomadas elétricas. Exclusivo, único, como não poderia deixar de ser. Afinal fizemos a melhor tomada do mundo! Ao menos ela é muito melhor que a gigantesca tomada inglesa, mas para por aí.

Uma das funções do novo padrão é - riam - garantir maior segurança elétrica e menor risco para o usuário. Parabéns ao talento genial dos brasileiros!

Pois no final de semana recebi em casa uma mercadoria que o frio de São Paulo me obrigou a comprar: um aquecedor elétrico. Dois mil watts de potência, com a nova tomadinha hexagonal, mas com dois pinos, não três. Menos mal para um apartamento antigo que não possui tomadas no novo padrão.

DE pronto fui testar no banheiro, para tomar o banho num ambiente pré-aquecido. Tomadas antigas padrão universal. Caramba, preciso de um adaptador! Mas o que tinha disponível possuía três pinos, não servia nas tomadas. Já sei! Vou testá-lo na tomada novinha que instalei na cozinha!...Meu Deus, não entra!!! (daí segue uma sequência interminável de palavras de baixo calão).

Reparei no detalhe: o aparelho é de 2.000 W e exige tomada de 15A. A tomada da cozinha era de 10A (e também as da geladeira e da máquina de lavar roupa de 9 kg).

Não pensem os colegas que a situação se resolve com um simples adaptador. Ela é mais terrível que isso. Se hoje eu me mudar para um apartamento novinho em folha, não conseguirei usar meu aquecedor, porque certamente não haverá tomada de 15A nos quartos! E não existe no mercado um adaptador redutor de pino! A segurança, condição precípua de toda a "revolução tecnológica" que movimentou a indústria brasileira, foi por água abaixo. Porque vou meter o alicate no fio, arrancar o maldito conector de 15A e trocá-lo por um de 10A. Sei que vou perder a garantia, mas está será a única alternativa para usar um aparelho doméstico que exija maior carga elétrica.

Os gênios tupiniquins criaram uma situação exdrúxula: o conector de 15A não entra numa tomada de parede de 10A! E o conector de 10A fica frouxo numa tomada de parede de 15A (minha máquina de lavar roupas quase pifou por causa disso!).

Admiráveis inventores da tomada, eu os parabenizo por tão grandioso invento!

Exibições: 416

Respostas a este tópico

uma porta aberta para as gambiarras, adaptadores de 10A, 15A e 25A..

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço