Estive pesquisando uns gráficos sobre gastos militares no mundo e vi que as grandes potências estão "enxugando" sua máquina militar. Que motivos estariam por trás disso?

Exibições: 174

Respostas a este tópico

Antes havia a guerra fria que utilizava muito recurso a partir de 2002 houve estabilidade nos gastos, não é enxugar mas direcionar recursos para outras áreas.

 Aqui o que preocupa são os soldos da policia militar e civil muito abaixo dos politicos de carreira.

O motivo é simples, um país hoje em dia só necessita de soldados se ele tiver o interesse de manter forças de ocupação, se não com a guerra tecnológica de hoje em dia ele precisa é de bons armamentos e pessoal altamente treinado.

 

Bucha de canhão acabou na primeira guerra.

Muito simplista considerar apenas numericamente. Realmente o fim da guerra fria reduziu ou melhor redirecionou as prioridades.
Em termos numéricos, essa redução pouco significa, pois a incorporação tecnológica reduz a necessidade de pessoal, por outro lado, nessa lista não aparece os novos protagonistas, como a China, Coréias, Russia e mesmo o aumento na América Latina.

Depois do fim da segunda guerra foram criados dois modelos de poderio militar, o fortemente baseado em numeros, adotado principalmente pelos soviéticos e chineses, e o baseado em qualidade tecnologica, adotado pela OTAN, em todas as guerras pós 2 GM esses modelos foram postos a prova, com resultados variáveis, em guerras limitadas e curtas o modelo OTAN prevalecia, em guerras de desgaste o modelo soviético.

A Guerra Fria foi um enfrentamento tambem em termos tecnológicos, os soviéticos apesar de apostarem principalemente em numeros não admitiam uma diferença tecnologia absurda, nessa corrida tecnologica um novo armamento possuia uma eficiencia muito maior que o modelo anterior, por exemplo o tanque T-72 tem um nivel de automatização que permite que seja operado por três tripulantes em vez de quatro do T-62, mas o novo modelo sempre implicava em custos maiores de produção e manutenção.

Um dos motivos da derrocada da URSS foi não conseguir manter o aparato militar e o nivel de investimento alto, a Europa sofreu muito com isso tambem, dai com o fim da Guerra Fria foi inevitável cortes profundos nos orçamentos militares. Isso sempre aconteceu em períodos entre guerras onde houve alteração no poder geopolitico, se a tendencia for confirmada haverão novos conflitos que provocarão novas aquisições de armas.

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço