De um ponto de vista mais geográfico - lembrando que a geografia nasceu na guerra - quais seriam as principais preocupações com a defesa do território? Ou seja: Quais áreas geográficas deveriam ser mais protegidas e como? Na carência de recursos materiais e humanos, como garantir a posse e a proteção das riquezas nacionais?

Exibições: 97

Respostas a este tópico

Se existe uma doutrina nas forças armadas é a de OCUPAÇÃO e INTEGRAÇÃO do território brasileiro, é graças a isso que o Brasil tem o tamanho e a forma atual, todo nossa estratégia militar deve ser baseada nisso, dai se explicam os erros e acertos das forças armadas... por exemplo a força aérea que sempre esteve aquem no quesito aviões de combate e ao mesmo tempo sempre teve uma boa frota de transporte.

Agora se o Brasil quizer ter um papel internacional, tem de mudar muita coisa.
Penso que as áreas que precisam ser protegidas, e de imediato, são as áreas do pré-sal e a Amazônia. O pré-sal é uma zona cujo reconhecimento pelos USA é duvidoso e por isso eles pretendem estender as ações da OTAN para o Atlantico Sul. Claro que não é só por isso. Mas a Amazônia é que é o problema. Se o Brasil perde o pré-sal o estrago é um, mas e a Amazônia? Aí há implicações de toda natureza. As riquezas minerais, a biodiversidade, a água, etc., serão vitais para o Brasil no amanhã imediato, para a America Latina e para geopolítica global.

Somos eternos fornecedores de materia prima sem agregar valor nenhum, engraçado que os maiores produtores de petróleo do mundo tem uma população muito pobre e dominada por ditadores com o aval dos EUA com fiscalização cerrada da CIA.

As reservas indigenas na Amazõnia Legal são exploradas por garimpeiros, madeireiros emfim a toda forma de extrativismo insustentavel.

Existe ainda a industria da desapropiação para os dito "sem terra" que na maioria nunca trabalharam na terra e sem perspectiva para atuar na lida rural.

Temos que melhorar e muito o conhecimento pois com inteligencia e conhecimento dominamos o processo todo; assim pela Historia das nações que aplicaram essa geoestratégica estão na ponta

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço