Eu fui um dos que, tardiamente (?), entrei para a blogosfera. Fiquei tão entusiasmado que estou pensando seriamente em ter mais blogs, indo além do principal Blog do Concon (notícias de Olímpia, SP, da região, e de tudo o que interessar mais de perto).
Como jornalista há 30 anos,vivi desde a época da tipografia, tipo a tipo, passando por linotipia (fazia matérias direto na Linotipo, levando chumbadas de vez em quando), clicheria (fotos em zinco ou placas, como carimbos), diagramação em 'bolandeiras', bandejas em que vc tinha de desenhar a página ao inverso, os títulos tipo a tipo ainda, e as matérias com linha a linha de chumbo), e depois veio o 'progresso' com Letraset, Composer em IBM, telex, fax, e entramos com tudo em editores de texto, offset e.. bummmmmmmmmmmm... jornalismo online, praticamente 24 horas.
Em 45 dias de blog local, superei a marca da própria blogosfera e, confesso, estou assustado: 18 mil acessos (para uma cidade 70% rural, de 51 mil habitantes), com quase 70 mil visualizações de páginas. Estou partindo para um portal de notícias mais profissional dentro em breve. Comparativamente aos semanários existentes na cidade, e são cinco!, e pela experiência de ter trabalhado em quase todos, eu duvido que algum deles tenha, semanalmente, sido manuseado 4.106 vezes (dados estatísticos deste momento de meu blog nos últimos 7 dias) e suas páginas tenham sido vistas 19.117 vezes!!!
É claro que tenho, como aliado na divulgação de cada informação que posto o email, o SMS. São mais de 1.300 emails autorizados, e via FeedBurner, por dia, chegando até, se houver mais assuntos 'bombásticos', duas vezes ao dia, sem perigo de Spam. Daí, eu pergunto: qual o futuro da mídia impressa?O FeedBurner entrega, conforme programei, 1 boletim diário pontualmente entre 5 e 7 da noite todos os dias (em casa, pontualmente, todos os dias às 17h06). Um amigo tem Iphone e, ao meu lado, recebe o aviso de email. Vai ver: Blog do Concon informando, sem ter de ir à banca, sem gastar e na comodidade do café com pão de queijo.
Há pontos positivos e negativos? Claro. Haverá a banalização da blogosfera? Sim. Mas, caberá a nós, leitores, peneiramos isso tudo. Afinal, quem tem tempo para percorrer tantos blogs, ler integralmente cada tópico, enquanto há outros que trazem informações mais consistentes, de credibilidade? Como numa redação, o tempo urge para que eu prepare as informações antes das 5 da tarde, conforme programei.
Com tecnologias como Iphone, SMS, TV de bolso etc e tal, o mundo ficará cada vez mais na palma, literalmente, de nossas mãos.
E, por falar nisso, já estamos na blogosfera, discutindo a dita cuja.