Sou fã incondicional da música instrumental do Pará, especialmente do choro. Já escrevi muito sobre ela, anos atrás.

Agora, na minha caminhada dos sábados, estava ouvindo o podcast do Fábio Zanon sobre essa música, especialmente as peças para violão. Reclamou da falta de pesquisas sobre o tema. Mas as pesquisas existem.

Anos atrás, tinha uma querida amiga, que foi Secretária de Cultura do Pará e esposa do diretor do Teatro da Paz que sempre me enviava LPs com os craques da região.

Vou pesquisar as colunas que já escrevi sobre o tema. Mas proponho aos comentaristas parenses que coloque na Comunidade do Blog, no Fórum sobre a Música de Pará (clique aqui) mais informações.

Como tira-gosto, um dos grandes violões brasileiros, o Nego Nelson, com quem tive o orgulho de tocar anos e anos atrás, em uma roda de choro organizada pelo flautista Iuri, que você poderá ouvir no player da home da Comunidade.

Blog sobre Nego Nelson

Exibições: 151

Respostas a este tópico

Nassif

Outro dia mandei para um amigo paraense que mora no Rio um link de um disco chamado "Belém Cheia de Bossa". Acabei de baixá-lo e vou colocar as músicas na minha página, ok?
São elas:

1- Pretexto (Pedrinho Cavalléro e Jorge Andrade) Pedrinho Cavalléro
2- Igual ao que não foi (Vital Lima e Hermínio Bello de Carvalho) Vital Lima e Clarisse Grova
3- Atalaia (Guilherme Coutinho) Leila Pinheiro
4- Belém cheia de Bossa e Tinhoso (Nêgo Nelson) Nêgo Nelson
5- Mãe Maria (Maria Lídia) Olivar Barreto
6- Nada igual (Almirzinho Gabriel) Marco André e Claudio Nucci
7- Tempo de amar (Zeca de Campos Ribeiro) Heliana Jatene
8- Um tenor na baía (Marco André) Marco André
9- Cheiro Bossa (Galdino Pimenta e Paulo Sérgio Valle) Maca Maneschy
10- Sinto muito - Lany
11- Olhares de Caim (Maria Lídia e Renata Pantoja) Albinha
12- Tinhoso - Nêgo Nelson
13- O bar (Reginaldo Cunha) Andréa Pinheiro
14- Flor do grão Pará (Chico Sena) Gabriela Pinheiro

Ainda sobre música paraense, agora em outro estilo, vale lembrar a bela Carmen Monarcha, soprano que faz sucesso lá fora acompanhando o maestro Andre Rieu.

Pronto, Nassif.
Acabei de colocar todas as músicas.
Um ótimo dia dos pais pra você!
Comemore e curta bastante as suas meninas.
Beijos.

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço