Vou fazer minha lista de programas que uso e/ou recomendo para proteger meu computador. Irei citar aplicativos Freeware(grátis para uso particular) e alguns pagos que valem cada centavo pago.

Vale lembrar que não colocarei nenhum aplicativo que eu não tenha certeza sobre sua eficácia no combate e prevenção.

Exibições: 185

Respostas a este tópico

Anti-Vírus

Muita gente usa programas Freeware(Grátis) para proteger seu computador e a grande maioria acha que eles realmente são bons quando na verdade você está apenas sendo usado pelas empresas desenvolvedoras do aplicativo como cobaia.

Infelizmente eu ainda não encontrei um anti-vírus grátis que realmente proteja seu computador como um anti-vírus deve proteger por isso que irei citar os 2 melhores na minha opinião que são pagos e irei citar 2 anti-vírus grátis que não recomento mas para quem não quer gastar dinheiro da pro gasto.

Quais os principais pontos que você deve observar ao escolher um anti-vírus ?

Capacidade Heurística - É praticamente uma inteligência artificial do anti-vírus. É sua capacidade de identificar possíveis ameaças ainda desconhecidas e que não estão na base de dados do anti-vírus.

Falsos Positivos - Um bom anti-vírus costuma não errar na identificação de vírus e ameaças. Quando um anti-vírus encontra um vírus ou ameaça onde não existe, é dito como um falso positivo. Isso tb é influenciado pela qualidade heurística dele. Quanto menor for a percentagem de falsos positivos, melhor.

No meu ver, um bom anti-vírus tb deve gastar pouca memória do sistema e sua varredura deve ser o mais rápido possível.

Segue minha lista de recomendações:

NOD32 - www.eset.com.br
Kaspersky - www.kaspersky.com.br

Existe muitos anti-vírus considerados bons mas na minha opinião esses 2 estão acima do resto. Na minha opinião, o NOD32 possui a melhor tecnologia Heurística e o Kaspersky é famoso por sua velocidade em lançar vacinas contra ameaças recentes. Em termos de qualidade, os 2 estão no mesmo patamar. Vai da escolha de cada um.

Ainda hoje colocarei os grátis como minha lista de anti-spywares.

Caso eu possa colocar o link torrent dos programas citados acima com cracks, eu colocarei.
Se o Nassif ler meu post, gostaria da sua opinião sobre isso. Pode mandar po MP.
Cadê as listas e a avaliação dos antivírus grátis. Uso faz um tempinho o AVG, parece que dá certo. Mas uma vez peguei um trojan brabo (esqueci o nome) e tive de apelar para o Kaspersky, que é um pouco pesado para a minha modesta máquina.
Abraços,
Luiz Eduardo.
Cara, cai fora do AVG. Na versão free, ele é muito fraco. Já testei e garanto que ele é ruim. Utilize o Avira Antivir e fique tranquilo.
Vou experimentar. Grato pela dica.
Marco, boa dica. Andei meio atrapalhado, só agora instalei o Avira. Resultado: caçou um troiano que tinha passado batido pelo AVG, um tal de TR/Spy.Banker.GN.343552. O nome "spy banker" me deixou meio assustado, mas não sei se é da pesada.
Não concordo. Sem dúvida, Kaspersky e NOD estão acima da média. Porém, prefiro o Antivir, que além de ser tão bom quanto os outros citados acima, é free.
Eu não sou um expert em anti-virus, mas sou o que pode se chamar de usuário interessado de informática. Minha escolha dos antivírus é feita sob consulta a um conhecido que é profissional de TI e tem conhecimento prático sobre a eficácia deles.

Dos antivírus que vocês recomendam já fiz uso do NOD32 e digo que é muito bom detector de vírus, mas falhou comigo feio na detecção de spyware/adware.

Já havia mudado do AVG para o Nod, o qual por algum tempo me satisfez, contudo, após a falha fiz a sua substituição por um antivírus que considero ser o melhor do mercado, que é o AVIRA.

Ele é desenvolvido por uma empresa alemã, tem a versão gratuita, de uso pessoal, e a versão empresarial. Ele correspondeu a espectativa no bloqueio de vírus e spywares/adwares, de modo que ganhou minha confiança. Ele é muito leve e não compromete o desempenho do micro.

O Luiz Henrique menciona sobre a eficácia dos antivírus comprados, existem alguns que realmente antendem às expectativas quanto à proteção, mas são excessivamente "pesados" e tornam o computador muito lento. Nisto podemos citar tanto o Norton, quanto o Macfee. Ambos dominaram o cenário dos antovírus, mas acho que pela lentidão causada não são mais unanimidades.

Alguém já teve alguma má experiência com o Avira? Por favor relatem.
Olá. Trabalhei muito tempo como profissional de segurança da informação e tenho algumas dicas para dar pra vocês.

O uso de um bom antivírus está praticamente associado a uma boa manutenção do seu computador, a manutenção inclui:

1) Sempre atualizar o sistema operacional
A maioria dos fabricantes de softwares disponibilizam atualizações para seus programas, então não tenha preguiça em mandar atualizar quando o computador te avisar.

2) Tenha um antivírus - Conforme o tópico criado
Nada adianta ter o antivírus mais caro do mercado se você não faz as atualizações e varreduras constantes. Hoje com a agilidade e disponibilidade da Internet é necessário atualizá-lo diariamente, podem verificar que sempre há algo de novo na Internet que pode comprometer a segurança dos computadores. Os fabricantes dos antivírus soltam atualizações diárias.

3) Cuidado onde navega
Existem sites que não cuidam muito bem da sua segurança, com isso pessoas mal-intencionadas conseguem invadí-los e colocar códigos maliciosos que serão executados no seu computador. A melhor prevenção é manter os programas atualizados.

O que o pirata de computador pode fazer após invadir o seu computador?
No Brasil o principal alvo dos piratas de computador são:
* Roubar informações bancárias e transferir dinheiro para contas de laranjas
* Fazer o seu computador participar de uma rede de zumbis (eles mandam o seu computador enviar SPAM para vários emails dificultando o rastreamento)
* Fazer ponte para outros ataques, mandam o comando para o seu computador enviar o ataque ao site de destino. Ficando difícil rastrear a origem.

Então cuidado com o seu computador pois o elo mais fraco da corrente é sempre o usuário.
Amigos
Não nos esqueçamos também de que a constante atualização do anti-vírus e a varredura são fatores importantes na segurança. Eu uso o AVG e eventualmente o Kaspersky online. Até agora, não tive problemas.

Vou reproduzir aqui o post do André Machado, do blog "Segurança Digital" de O Globo:

"O site de comparação de antivírus AV-Comparatives fez um teste pormenorizado em diversos programas do mercado. Entre os que mais detectaram vírus no Windows, vírus de macro, vermes, cavalos-de-tróia e afins, estão, pela ordem, Avira e Gdata, com mais de 99% de desempenho. Symantec, Avast e TrustPort detectaram o malware em mais de 97% dos casos, enquanto o Kaspersky alcançou um índice de 95,1%. O AVG é o sétimo da lista, com 94,3%, seguido de Eset (93%), BitDefender (92,4%), F-Secure (91,1%), eScan(91%), Sophos (90,1%), Norman (88,5%), Microsoft One Care (84,6%), McAfee (84,4%) e VBA32 (71,9%).

Ainda sobre o AV-Comparatives: eles fazem uma análise de como rodam no computador os programas antivírus, alguns já com os níveis mais altos de segurança (como AVG, Eset e BitDefender), enquanto outros ligam esse modo com a detecção de uma infecção (Avast) e outros ainda usam a heurística (análise de comportamento) mediana por padrão (Avira, Kaspersky) e sobem seu nível quando as configurações mais altas de segurança são ativadas.

Outro dado analisado é o número de falsos positivos (isto é, coisas que não são vírus mas são detectadas como tal) encontrados por cada programa. Nesse quesito, o One Care e o McAfee dão pouca bobeira, enquanto o Sophos acha muitos deles.

O teste completo está aqui, em inglês."

Abraços.
Varredura online.
Somente usando o Internet Explorer.

http://onecare.live.com/site/pt-BR/default.ht
Eu utilizo o Antivir, gratuito, que tem sido o melhor nos reviews especializados. Nao escaneia mails na versao free.

Quem tiver problemas de segurança em seu PC, este 'e o lugar para pedir ajuda:
http://www.linhadefensiva.org/
Para a segurança uso um kit que tem servido muito bem. Como antivirus o Avast que me parece ser um dos melhores free. Mas o antivírus sozinho não é suficiente, é preciso ter um bom firewall para fechar os buracos da peneira do Windows pois se não nem o melhor antivirus te salva. Para isso uso o excelente Comodo Firewall Pro, também free, que é super eficiente, além de leve e estável. Adicionalmente tenho o Comodo BOclean que é um tipo de antivírus mas que controla apena os processos carregados na memória. Completo o kit com Spybot e Adaware. Todo o meu módulo de segurança feito com programas 100% gratuitos.

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço