Pessoal, vamos discutir aqui as propostas e formas de materializar uma ideia de logotipo deste Portal para a COPA de 2014. A ideia é utilizar softwares como GIMP e Inkscape - que todos podem baixar - para desenvolver em conjunto o logotipo.

Exibições: 134

Anexos

Respostas a este tópico

Alessandro,
Talvez o passo inicial seja verificar qual é o "conteúdo" que a gente quer transmitir com esse logo, não?
Prezado, vou colar abaixo uma mensagem que deixei lá no portal com questões que podemos colocar para dar os passos iniciais:

"Bom, para se fazer este exercício conjunto do logotipo (ou dos vários que podem surgir) é preciso sistematizar as ideias para então materalizar numa proposta. A meu ver, algumas questões precisam ser colocadas e, eventualmente, respondidas:

1- Se o logotipo sairá deste portal, significará uma ideia livre, como são livres todas as ideias debatidas aqui. Desta forma, a proposta não precisa ficar amarrada às burocracias e não precisa atender aos anseios "rasos" que norteiam essas marcas insossas de mega-eventos que, em última instância, são assim para aparecer menos que as marcas dos patrocinadores. A ideia aqui é livre, descomprometida e altamente estética (a meu ver);

2- A gente precisa delimitar alguns pontos: o público (o Brasil, o mundo, a blogosfera???); o tempo (um logotipo histórico, que remete ao futebol como um todo, ou uma coisa mais retrato dos tempos recentes?); o espírito (vai ser um logotipo focado no futebol, ou seja, vai ficar agarrado na iconografia bola-trave-taça fifa-campo, ou vai desviar o foco para a geografia, para os costumes ou para um símbolo?); o repertório (isso tem a ver com o público, mas a questão é saber como as pessoas farão uso desta marca, ou seja, como bolar algo que faça as pessoas quererem ver isso em suas vidas - um bom exemplo disso são as colunas do palácio do Alvorada, que viraram elemento comum na vidas das pessoas pós-Brasília); a geografia (também tem a ver com o público, mas a questão é saber se queremos um logotipo que ressalte brasilidade, tipo verde-amarelo-papagaio-mulata-pão de açúcar-amazônia, ou algo mais universal, cujas cores e formas nos levem além?)

3- Eu concordo que a distribuição deve ser totalmente livre e, mais ainda, a aplicação, o uso, a divulgação e a crítica também devem ser. Mas eu deixaria absolutamente livre também para contribuições geradas em Corel ou Ilustrator. Esses programas fazem muita coisa boa. Dependendo do tipo de extensão salva, os arquivos podem ser abertose m ambientes livres. Creio que o resulado disso seria incorporar mais pessoas e ideias.

Bom, vamos jogando mais ideias."
Por partes:
Em relação ao item 3, é claro que contribuições de softs proprietários é interessante e importante. O resultado é que tem que ser Creative Commons (acho, não sei se é GPL, copyleft, etc.). Agora, a gente tem que ver se isso não esbarra nos grilhões que a FIFA tá tentando vender como "direito". Hoje eu vou conversar com um advogado a esse respeito.
Oi! Beleza... Porque ouvi dizer mesmo que nem mencionar "Copa 2014" seria liberado...Que coisa estranha... A Copa e no nosso país e não podemos ne mencionar. de toda forma, se rolar esta dificuldades, poderíamos fazer apenas um simbolo, uma imagem, uma coisa representativa...Ou até mesmo chamar de "Cocoricópa 2014" ou "Copa e Cozinha 2014". Sei lá, algo divertido. Grande abraço.

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço