O programa de software livre veio para revolucionar e tirar o monopólio no mundo da informática. O Linux por exemplo, é um sistema operacional que está em ascensão e adotado em vários órgãos públicos, principalmente nas universidades, onde alunos da TI se dedicam com entusiasmo para que este software ganhe espaço e supere aqueles que ainda prendem o usuário pelo direito autoral.
Eu usei o sistema operacional Linux com a distribuição Ubuntu até a versão 8.4, particionado no meu Pc entre o windows. Achei muito seguro e as atualizações sempre constante, assegurava o bom funcionamento do computador. Só não ter que baixar programas de antivírus já é bom para o usuário em se tratando de baixar download. Atualmente estou usando o windows XP, tendo em vista o tempo que fiquei sem internet e ambos os programas que estavam instalados foram corrompidos. Fiz uma reinstalação, optei pela partição novamente, de um lado o windows xp e do outro, ubuntu 9.0. Só que desta vez, o espaço no disco, o técnico havia disponibilizado somente para o windows, razão pela qual tomei a decisão de remover o software livre (ubuntu) devido a problemas de interferências durante o boot.
Agora, o que falta para completar aos software livres é a fabricação de drives compatíveis com os tais, por exemplo, web Cam e pendrives de acesso à internet que há uma certa dificuldades para reconhecimento. O principal problema em relação aos software livres provém dos fabricantes de drives que só têm os olhos voltados para a Micro$oft, entenderam ?

Exibições: 82

Respostas a este tópico

Uso o Ubuntu há mais ou menos um ano e estou adorando. Minha Mãe (77 anos)também tá usando e adora dar aulas pras amigas, rsrsrsr

Tenho alguma dificuldade com apresentação de textos (sou professor), mas no resto tá tudo ótimo.

A verdade é que as pessoas tem preguiça de passar pelas dificuldades inicias que qualquer mudança traz. Mas quando você vai para grupos de discussão, em geral a ajuda é rápida e eficaz.
Tovar,
Eu gosto muito de usar o Kile (uma IDE para LaTeX) para textos e apresentações. Gera pdfs automaticamente a partir de textos escritos em redatores simples, com uma padronização de acordo com as "regras científicas". Ainda não consegui fazer o Kile trabalhar com o JabRef, mas foi por falta de tempo de explorar.
[]s
Quem usa? Minha experiência nas universidades é que usa-se Linux/Ubuntu em alguns guetos (Matematicos, fisicos,etc.) Quais são os nichos em geral? Alguem tem dados?
Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Química.

E todos os cursos que usam o moodle para ensino a distância. Afinal de contas Software-Livre não é tão somente Linux, o SO, mas uma ampla gama de softwares, que vão desde o Firefox, rodando em Sistemas proprietários, até este que citei acima, que é quase onipresente em educação a distância no Brasil.

O interessante é que, como não pertence a uma empresa, o moodle, QUALQUER empresa pode VENDER suporte, fazer modificações, etc. Isto abre uma possibilidade gigantesca de competição, que no esquema de softwares proprietários não existe, disseminando a riqueza, e premiando os mais capazes.

Quando associam software-livre a comunismo, este argumento é o meu favorito para desfazer este erro de associação.
Todas os caixas eletrônicos, os bancos que exigem que seus clientes usem XP com IE, quando é para sua propiá segurança preferem o Linux.
Eu comecei usando o Ubuntu 6.10 e não parei mais, tenho uma maquina com com o 8.4.4 e outra com o 9.10. Agora para minha surpresa precisei instalar o o Rwindos com o midia player para poder assistir o Brasiliana.org: Por que?TV Brasil não disponibiliza o sinal para para o software livre?.

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço