Vamos organizar aqui os links de sites e blogs principais, ligados ao xadrez.

Exibições: 497

Respostas a este tópico

Onde?
Posso iniciar?
O "chess blog" da Susan Polgar é excelente - é o melhor que conheço. É um tipo de jornal de xadrez com várias atualizaçoes diárias. Tudo o que acontece no mundo do Xadrez a gente encontra lá. Puzzles diários, muitas vezes nada fáceis de resolver, análise de partidas dos campeonatos mais importantes em tempo real muitas vezes.
http://susanpolgar.blogspot.com/
The Internet Chess Club ( ICC ): http://www.chessclub.com/

Este é um grande site de xadrez, onde pode-se jogar partidas em tempo real on line, com pessoas reais ou com as chess engines que o site disponibiliza. Muitos GMs usam o site com frequência, entao ali a gente pode acompanhar partidas de alto nível ao vivo. A cobertura de jogos de campeonatos importantes é muito boa também.
Primeiro tem que instalar o software de xadrez do site, que é a interface usada para as partidas. Isto é gratuito.
O ruim é que depois de 15 dias de experiência, tem que pagar para continuar usando o ICC.
Aqui tem um canal do YouTube dedicado ao xadrez, onde várias partidas célebres sao analisadas:
http://www.youtube.com/user/thechesswebsite
Senhores, para que gosta de xadrez por correspondência indico o QueenAlice, realmente gosto muito.
Podemos até marcar algumas partidas entre os membros portal.
Para treinar tática - CTS Chess Tactics Server
http://chess.emrald.net

Para visualizar partidas de GM's
http://www.chessgames.com

Artigos sobre Xadrez ( em inglês )
http://www.chesscafe.com

Blog de Xadrez com participação de IM's / GM's ( em inglês )
http://www.chess.com
Para quem procura exercícios temáticos para treinamento, indico:

http://xadrezdomeujeito.blogspot.com
Indico aos visitantes e membros deste grupo um portal Internet dedicado aos enxadristas que desejam aprimorar seu jogo, Chess Tempo, o qual traduzi para o Português. Chess Tempo possui cerca de 50 mil exercícios de tática e de finais, além de bases de partidas (2 milhões ou mais), explorador de aberturas e base de enxadristas.

Com uma assinatura Básica (grátis) é possível usufruir de excelentes condições para um treinamento sério em tática e em finais. E com uma assinatura Ouro ou Prata (pagas) você poderá elevar seu treinamento a um nível realmente profissional.

Vale a pena dar uma olhada.
livros (e-books), programas, dvds e muito material de xadrez
http://bibliotecaajedrez.blogspot.com/
Tudo grátis.
Quanto a programas de treinamento de xadrez, algumas das minhas sugestões. Bem, um site que vende uma variedade grande é o http://chessok.com
No entanto, alguns programas ali sao bons, outros nem tanto.
O meu preferido atualmente é "Encyclopedia of Opening Blunders".
Aqui: http://chessok.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=...
O programa basicamente apresenta partidas ocorridas entre jogadores mais ou menos ranqueados, em que em certa altura, na abertura, um deles comete um erro que resultará em perda de material ou levará uns dos lados a ficar numa posição muito ruim ,ou até a levar mate. O programa leva o jogo até o lance do erro, e a gente tem que descobrir a combinação que nos permitirá tirar vantagem da posição. A solução nem sempre é fácil. Tem 1250 partidas escolhidas, com todos os tipos de abertura. O que acho interessante é que depois que a gente faz a combinação, é possível continuar jogando contra a "engine" que vem no programa, que é a Crafty. Esta não é das engines mais poderosas que existem, mas nao é ruim também; bem por isto, tenho jogado partidas muito interessantes assim, porque como meu ELO é por volta de 1400 ( não tão ruim, mas nada de especial também ), não é nada fácil vencer a partida do Crafty depois de adquirida a vantagem. Depois da combinação, muitas vezes a gente fica com a vantagem de torre x cavalo, ou até um bispo de vantagem, dobrando um de nossos peoes, e aí, pra vencer a Crafty nao é nada fácil. Ela quase sempre dá um jeito de neutralizar a diferença de qualidade fortalecendo a posição. Uma vez a vantagem consistia em ganhar a dama do adversário em troca dos meus dois bispos. Não houve jeito de vencer a partida, eu com a dama e peoes e a engine comum par de bispos e peoes.
Só sei que é um programa bem interessante, recomendo mesmo. Para usá-lo, é preciso instalar a interface do site, o Peshka, que é muito bonito por sinal. O download deste é gratuito. E o programa em si, "Encyclopedia of Opening Blunders", pode ser comprado por download. Paga, e já baixa, instala e sai jogando.
Outro programa interessante que se encontra no site Chessok:
CT-ART 4.0
Aqui:
http://chessok.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=...

O programa apresenta uma posição e a gente tem que descobrir a combinação que vence. É um programa que desenvolve "tática".
A descriçao dele aqui:
Finally a new and improved version of the legendary CT-ART has been released! This excellent tactics course has been voted more than once by the chess experts as the best chess training program. CT-ART is an indispensable training tool for intermediate players. The new version sports a convenient user interface and adds 1,000 training exercises (2,200 basic exercises and 1,800 auxiliary exercises altogether).

Improve your play by studying, practicing and solving the carefully selected exercises in CT-ART 4.0. Its ease of use let’s you focus on what matters most: Your improvement.

You get plenty of feedback and opportunity to track your progress.
Study the training material and test your knowledge
Review your rating history
Keep track of the progress of multiple users. Compete against your friends and family members
Practice by playing against a chess program
Bom, eu sou fã do inquietante Mikhail Tahl. Fato. Não tem jeito [ risos ].


E sempre me perguntei, a cada vez que vejo essa famosa foto de Tahl : Para quem Mikhail Tahl olha ?

Na coleção Meus Grandes Predecessores, escrita por Kasparov, ela aparece inteira.

Vale a pena conferir isso no blog Xadrez Memória, do Arlindo Vieira, direto de Portugal :

http://xadrezmemoria.blogspot.com/2010/10/tal-mikhail-fotografia-vi...

Faço minhas as palavras dele.

Um abraço !

RSS

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço