Portal Luis Nassif

Egeu Laus
  • Masculino
  • Rio de Janeiro, RJ
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Egeu Laus

  • Marceleza
  • Carlos C. Aymar
  • Neyde de Almeida Noronha
  • Alfredo Mager
  • Armindha Maria Freire Amorim
  • Nequitz Miguel
  • Abraão Antunes da Silva
  • Mariozinho Telles
  • Spirito Santo
  • Casagrande
  • Evandro Vieira Ouriques
  • Cia. De Teatro Atemporal
  • Simone Paranhos
  • Octavio de Souza dantas
  • Gilberto Ferratto Bezerra

Discussões de Egeu Laus

Guia Afetivo da Periferia: Todos somos Centros
1 resposta 

Iniciou esta discussão. Última resposta de Sérgio Troncoso 19 Dez, 2009.

Presentes recebidos

Presente

Egeu Laus ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Democratizar a democracia

Informações do Perfil

Profissão
designer

A democracia é radical (Democratizar a democracia)

Extraído de um texto de John Dewey:

(…) "Não há contradição alguma entre a busca de meios liberais e democráticos combinada com a defesa de fins socialmente radicais.

E não só não há contradição, senão que nada nos induz a pensar que seja possível alcançar fins sociais radicais por meios que não sejam liberais e democráticos.

Nem a história, nem a natureza humana, aportam razão alguma em defesa dessa possibilidade. Há quem pense que os que estão no poder jamais o abandonarão de moto próprio, se não se lhes forçar a fazê-lo empregando um poder ainda maior, porém esta idéia só pode ser corretamente aplicada no caso de ditadores, os quais pretendem estar atuando em nome das massas oprimidas, quando o certo é que estão fazendo uso do poder contra essas mesmas massas.

O fim da democracia é, por si mesmo, de natureza radical. Pois se trata de um fim que jamais chegou a ser atingido em nenhum país e em nenhuma época. É um fim radical porquanto requer grandes mudanças nas instituições existentes, nas instituições sociais, econômicas, legais e culturais.

Quando o liberalismo democrático não reconhece esses pontos, nem na teoria, nem na ação prática, deixa de ser consciente de seu próprio significado e das exigências que este impõe.

Ademais, não há coisa mais radical do que insistir na articulação de métodos democráticos que sirvam como meios para efetuar mudanças sociais radicais. É assim que não falamos por falar quando qualificamos de reacionária a posição que confia implantar-se pela superioridade da força física. Pois este é o método de que o mundo vem dependendo até agora, um método com o qual o mundo volta a armar-se para a sua perpetuação.

É fácil entender por que os que convivem com as iniqüidades e as tragédias cotidianas que caracterizam o atual sistema, por que os que são conscientes de que, afinal, contamos já com os recursos necessários para implantar um sistema que garanta a segurança e a igualdade de oportunidades para todos, hão de mostrar certa impaciência e anseiem acabar com o atual sistema, não importa qual seja o método. Porém a obtenção dos fins democráticos não pode divorciar-se da aplicação de meios democráticos.

Temos que acalentar a esperança de que o ideal democrático renasça e se coesione em uma ampla mobilização. Porém esta causa não alcançará mais que vitórias parciais se não brotar de uma verdadeira confiança em nossa natureza humana comum e no poder da ação voluntária e baseada em uma inteligência pública e coletiva".

Essa é a parte final do texto de John Dewey (1859-1952), o chamado filósofo da América, intitulado “A Democracia é radical”, quando ele já tinha quase 80 anos, publicado no jornal Common Sense # 6, em janeiro de 1937, portanto há 71 anos atrás.

Acho que continua valendo…

Blog de Egeu Laus

Guia Afetivo da Periferia: Todos somos Centros



"Saber perder-se numa cidade não significa muito. Requer ignorancia, nada mais.

No entanto, perder-se numa cidade, como alguém se perde numa floresta, requer um aprendizado especial".

Walter Benjamim








As narrativas sobre as ruas do Rio, sempre despertaram meu interesse – pois me ajudam a re-construir permanentemente o meu Rio de Janeiro. Minha Autoviação que contem nomes como Radial Oeste, Piumbí e… Continuar

Postado em 17 dezembro 2009 às 9:30

Cultura de redes na mobilização popular

O surgimento da Rede Social de Relacionamentos pela internet denominada gabeira43.ning.com em torno da candidatura de Fernando Gabeira à prefeitura do Rio não foi uma surpresa.



Esta rede, que utilizou como ferramenta a “social network” Ning.com – criada em 2004 por Marc Andreessen (autor também do navegador Netscape) e Gina Bianchini – é apenas uma, dentre as dezenas de ferramentas tecnológicas (plataformas de… Continuar

Postado em 1 dezembro 2008 às 20:00

Caixa de Recados (3 comentários)

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Às 4:21 em 11 junho 2010, Cia. De Teatro Atemporal disse...
ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more
Às 13:37 em 17 dezembro 2009, luzete disse...
ô Egeu, não precisava radicalizar, né?!
era só uma provocaçãozinha, viu! mas se vc concorda, tudo bem, némesmo?! eu só te lembrei...
desculpa aí, tá!?
Às 11:06 em 17 dezembro 2009, luzete disse...
Egeu, adorei tua resenha e deu vontade de ler o livro... ainda mais que sou destas pessoas que nasceram com algum descompasso espacial e me perco em qualquer lugar... e adoro me perder... sempre me deparo com descobertas...

mas li sua resenha e vim aqui na sua página... nela tem um retratinho que... confesso... deixei de gostar... sabes porque? tem uma virtude que eu, cada vez mais admiro nas pessoas: a lealdade e esta pessoinha esqueceu disto!

abraço Egeu. e seja bem vindo na comunidade.
 
 
 

Publicidade

Blogs Brasilianas

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço