Joao Pedro Moraleida
  • Masculino
  • São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Presentes recebidos

Presente

Joao Pedro Moraleida ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Joao Pedro Moraleida

Informações do Perfil

Profissão
Estudante

Hegel: rápida aproximação

Hegel e filosofia da história: as contradições do tempo

por João Pedro Moraleida

A importância de Hegel reside no fato de ter restaurado a dialética já presente nos filósofos gregos, nas palavras de Engels: “O principal mérito dessa filosofia é a restauração da dialética, como forma suprema do pensamento. Os antigos filósofos gregos eram todos dialéticos inatos, espontâneos [...]”.

Heráclito enfatizava a concepção que Hegel absorvera de que a realidade é transitória. “Tudo é e não é, pois tudo flui”. Portanto, para a filosofia hegeliana a realidade é dialética.

Nessa lógica os sujeitos lançam mão de um movimento no qual a ideia pura cria seu contrário para concebê-la, materializá-la. Daí a forma dialética: Ideia ( tese) + Antítese = Síntese. Essa síntese tem a importância de fazer os sujeitos compreenderem seu espírito, mas não termina por aí, a síntese torna-se uma nova tese que terá sua superação até encontrar a forma universal, segundo a filosofia hegeliana. Essa verdade máxima se encontra dentro de uma totalidade, por isso é transitória, não age sozinha. A história seria uma “marcha da razão no mundo”.

Para entender a questão dos sujeitos nessa realidade Hegel fornece o exemplo do senhor e escravo. O senhor não existiria sem sua antítese, o escravo. Portanto o sujeito não É sem o seu contrário: a realidade, a história, o tempo são contradições.

 

BIBILIOGRAFIA

ENGELS, Friedrich. Do socialismo utópico ao socialismo científico. 3ª edição. São Paulo: Global, 1980.

 

 

Blog de Joao Pedro Moraleida

A Política de medo e o Estado de Exceção

A POLÍTICA DO MEDO E O ESTADO DE EXCEÇÃO

João Pedro Moraleida (*)

 

Slavoj Zizek diz em seu livro “Violência’’ que a variedade predominante da política atualmente é biopolítica pós-política”. A pós-política é a negação aparente dos combates ideológicos para se concentrar na gestão e administração especializada, enquanto a biopolítica designa a regulação da segurança e do bem-estar das vidas humanas. Uma vez que a vida se…

Continuar

Postado em 29 abril 2015 às 0:31

Caixa de Recados (1 comentário)

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Às 9:41 em 14 outubro 2015, stella disse...
Olá Paz para você,

Eu desejo que você e sua família momentos felizes na vida agora e para sempre amen.Please, que não tem relação formal com você, mas por causa da minha situação actual faz-me circonstancies contato com you.I ter sido vítima de câncer e tem um leave.I curta vida para ter a ideia de doar a minha herança 6,5 milhões para os mais desfavorecidos, por favor, ajude-me a cumprir o meu último desejo.

Espero ouvir de você

obrigado

Ms. Stella Dibier.
E-mail: stelladibier21@gmail.com
 
 
 

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço