Josiane Simão
  • Feminino
  • Tres Lagoas, MS
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar
  • Mensagens de blog
  • Tópicos
  • Grupos
  • Fotos (1)
  • Álbuns de Fotos
  • Vídeos

Amigos de Josiane Simão

  • Elianne Diz- Laura Diz
 

Página de Josiane Simão

Presentes recebidos

Presente

Josiane Simão ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente para Josiane Simão

Informações do Perfil

Profissão
Estudante universitária

Além do Arco-Íris

A vida é algo muito belo, aprendemos a todos os instantes, e é mais especial, pois a cada momento conhecemos novas pessoas. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.

A vida nos ensina a cada momento a aproveitar cada instante de felicidade, a chorar de saudade sem ter vergonha de demonstrar, nos ensina a ter olhos para “ver e ouvir estrelas”, embora nem sempre consiga entende-las, a ver o encanto do pôr do sol, a sentir dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser,  a abrir as janelas para o amor, a não temer o futuro, nos ensina  e está ensinando  a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

Ao pensar a homossexualidade, quero compartilhar aquilo que busco viver intensamente, discutir a diversidade sexual.

Enquanto “sujeito” tentando construir cotidianamente a identidade homossexual. Atentando que a homossexualidade é imbricada de historias e lutas, o que queremos nessa sociedade heteronormativa, é o direito a expressão, identidade e liberdade.

Qualquer ser humano tem o direito de “amar”, nesse sentido são interessantes as considerações de Poeta(2009, p.8) “homossexualidade é uma orientação onde pessoas do mesmo sexo tem a relação afetiva e amorosa, de vivencia e de paixão”.

Vou salientar que para mim, a homossexualidade está “além do arco-íris”. Pois  o homossexual é muito reprimido pela sociedade, esta é a grande opressora que pune direta e indiretamente com discriminação e indiferença aqueles e aquelas que são atraídos sexualmente pelo mesmo sexo.

Muitos quase não podem se assumir o que escolheram para a vida. A homossexualidade no século XXI ainda é vista como “tabu”, o país que é considerado um caldeirão de diversidade, infelizmente é o líder dos homicídios e violência contra homossexuais. Segundo o antropólogo Luis Mott “o Brasil é campeão mundial de crimes homofóbicos”

O “armário”, a “saída do armário” ou “assumir-se”, é uma fase ao qual todo homossexual passa. Muitos ficam no armário por causa da sociedade heteronormativa, pela família, pela religião e pré-conceitos. Muitos tem o sonho ou fantasia particular de “sair do armário”. Há aqueles que saem do armário, e por vezes são vitimas de atos preconceituosos e homofóbicos.

São interessantes as considerações de Sedgwick ao discorrer sobre ato de assumir-se:

Mesmo uma pessoa gay assumida lida diariamente com interlocutores que ela não sabe se sabem ou não. É igualmente difícil adivinhar, no caso de cada interlocutor, se, sabendo, considerariam a informação importante. No nível mais básico, tampouco é inexplicável que alguém que queira um emprego, a guarda dos filhos ou direitos de visita, proteção contra violência, contra “terapia”, contra estereótipos distorcidos, contra o escrutínio insultuoso, contra a interpretação forçada de seu produto corporal, possa escolher deliberadamente entre ficar ou voltar para o armário em algum ou em todos os segmentos de sua vida. O armário gay não é uma característica apenas das vidas de pessoas gays. Mas, para muitas delas, ainda é a característica fundamental da vida social, e há poucas pessoas gays, por mais corajosas e sinceras que sejam de hábito, por mais afortunadas pelo apoio de suas comunidades imediatas, em cujas vidas o armário não seja ainda uma presença formadora. (SEDGWICK, 1990, p.22)

 

Nesse sentido entendemos que “ser/estar” homossexual não é algo simples, é uma luta cotidiana por direitos igualitários e contra estigmas preconceituosos.

 

Fotos de Josiane Simão

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Caixa de Recados

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço