Mauricio Caleiro
  • Masculino
  • São Paulo, SP
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Mauricio Caleiro

  • Ana Ribeiro
  • Hugo Albuquerque
  • Antonio Barbosa  Filho

Música

Carregando...

Grupos de Mauricio Caleiro

Presentes recebidos

Presente

Mauricio Caleiro ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Mauricio Caleiro

Informações do Perfil

Profissão
Cineasta e jornalista

Vídeos de Mauricio Caleiro

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Blog de Mauricio Caleiro

A "nova lei Rouanet"

Os mecanismos legais de incentivo à cultura estão sendo rediscutidos no país, 18 anos após a promulgação da "lei Rouanet", que foi essencial para a sobreviência e revitalização do cinema brasileiro mas acabou gerando graves distorções nas relações entre economia, ideologia e produção cultural.



Elaborado para reerguer a produção cinematográfica nacional, destroçada após a extinção da Embrafilme, o modelo de financiamento trazido pelas leis Rouanet e “do Audiovisual”, baseado em… Continuar

Postado em 9 outubro 2009 às 10:30

A ameaça aos blogs



O fim do blog A Nova Corja, que se destacou pela cobertura política da “administração” Yeda Crusius, marca mais uma importante baixa na blogosfera, depois do fechamento - por livre e espontânea vontade - dos blogs de Pedro Dória e do referencial O Biscoito Fino e a… Continuar

Postado em 24 agosto 2009 às 8:08

Arletty, a eterna Garance

Uma das grandes divas do cinema internacional, Arletty (Léonie Bathiat, 1898-1992) alcança rapidamente o estrelato no teatro parisiense dos anos 30, obtendo algum destaque no cinema comercial francês, em comédias de Sacha Guitry e de Jacques Feyder.



A consagração vem através dos filmes psicologicamente densos, esteticamente rebuscados e sociologicamente atentos do Realismo Poético Francês, movimento do qual se torna uma das principais… Continuar

Postado em 22 agosto 2009 às 9:29

O Vinicius prosador e Antonio Maria



O “Poetinha”, como era carinhosamente apelidado, Vinicius de Moraes tende a ser naturalmente associado à poesia, seja como autor de sonetos (formato que inicialmente preferiu), de outras modalidades de poemas, ou como letrista de algumas das canções mais impregnadas de lirismo na música brasileira.



A proeminência da poesia em sua produção naturalmente relegou a um plano inferior o Vinicius prosador, que também é de alto calibre. É… Continuar

Postado em 15 agosto 2009 às 19:54 — 1 Comentário

Sylvia Telles, primeira musa da bossa nova

A história da música brasileira continua devendo a Sylvia Telles o devido reconhecimento pelo papel que desempenhou na renovação do canto popular feminino no país. Suas contemporâneas Maysa e Dolores Duran, embora tenham inovado estililísticamente a interpretação, o fizeram dentro dos limites de gêneros musicais consagrados, destacadamente o samba-canção.



Embora deste também tenha partido, Sylvia institui uma modernidade a partir de… Continuar

Postado em 1 agosto 2009 às 17:30 — 5 Comentários

Caixa de Recados (4 comentários)

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Às 14:45 em 20 junho 2009, Victor Rodrigues disse...
O movimento "Saia às Ruas" fará um novo ato na próxima QUARTA (24/06) na Av. Paulista pedindo a saída do presidente do STF, Gilmar Mendes.

A concentração será a partir das 18h, em frente à entrada do Metrô Consolação (lado par). Depois seguiremos até a sede do TRF, na Av. Paulista, 1842.

Ajude a divulgar

Compareça e leve sua vela ;)
http://saiagilmar.blogspot.com
twitter: @saiaGilmarSP
[ acompanhe e escreva para #saiForaGilmar ]
Às 14:29 em 7 agosto 2008, Antonio Barbosa Filho disse...
Oi Mauricio! Bom saber de seus vínculos com nuestra América, especialmente com a Nicarágua, país que ainda sonho visitar. Use a página do grupo como quiser, precisamos incrementá-la, inclusive convidando mais gente. Um abraço.
Às 13:09 em 6 agosto 2008, Antonio Barbosa Filho disse...
Olá Maurício! Sou jornalista e criei o grupo "la Pátria Grande" para trocarmos idéias sobre Cultura em geral, política, viagens e tudo que se refira aos países da nossa América Latina. caso compartilhe desses interesses, convido-o a participar. Parabéns pela sua página! Um abraço.
Às 22:04 em 5 agosto 2008, valter ferraz disse...
Maurício,
de modo geral eu não tenho muita dificuldade com o início de texto. A dificuldade vem mais ao meio e também encontrar um final adequado uma vez que nem sempre tenho bem definido como acabará. Mas, isso é bem pessoal. Cada autor descobre lá o seu jeito de começo, meio e fim, não é mesmo?
Forte abraço
 
 
 

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço