Portal Luis Nassif

Mirele Alves Braz
  • Feminino
  • Porto Alegre/RS
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Mirele Alves Braz

  • Mauro

Presentes recebidos

Presente

Mirele Alves Braz ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Mirele Alves Braz

Informações do Perfil

Profissão
Advogada

Rolezinho

Hoje lendo  este trecho do artigo de Luiz Flávio Gomes"Na sociedade do espetáculo, a lógica da legislação penal emergencial e populista é sempre a mesma: agir logo em seguida a um fato espetacularizado pela mídia, no calor dos acontecimentos e, se possível, com o cadáver ainda sobre a mesa"-imediatamente lembrei da polêmica do 'rolezinho' que já está deixando de ser polêmica (bem entendida esta como a espetacularização de que trata o professor) e por isto mesmo imagino que serei considerada anacrônica. Ocorre que, ao contrário dos açodados telespectadores da Globo e leitores da Veja, gosto de ficar "trocando orelhas' como os muares fazem até estar certa do que  que li, do que vi, do que os outros pensam, do que penso eu e finalmente do que gostaria de dizer a respeito. 

Que todos tem o direito de ir e vir, me parece óbvio sob o manto da constituição vigente, a menos que ela não esteja mais em vigor e eu não saiba. Que o rolezinho é um teste de aceitação para uma sociedade que não aceita o desvalido, também me parece óbvio. O que me preocupa  mesmo é a superficialidade com que a questão foi tratada. Afinal de contas não ouvi nenhuma voz a favor do direito dos jovens desvalidos à saúde, à comida, à educação e sim uma defesa do passeio no shopping e o direito a igualar-se em imbecilidade aos chamados  depreciativamente 'coxinhas'. Pois é; direito de passear no shopping todo mundo tem, mas será que é um direito defensável sobre todos os demais?  Vivemos em um país de desigualdades mutantes em que o direito a comprar um simulacro de direitos é vendido como um super-direito irrenunciável. Paro e penso que existem lugares divididos em áreas VIPS e áreas comuns e nos quais uma tira de madeira, uma fita ou um segurança são divisores de águas entre o espumante e a cerveja barata. É o tipo de sociedade em que vivemos que está errado, errado, errado e isto também já sabemos.Ocorre em todos as castas. Eu disse castas? Sim castas sociais, estamentos estanques aos quais aparentemente estamos presos ao longo de uma vida sem direito a progredir. E há uma perversão midiática de razões de parte a parte. Será que os rolezinhos são temidos por uma burguesia preconceituosa e imbecil por ser preconceituosa e imbecil somente ou será que vivemos em um país que não assegura nada e com isto nos entregou como reféns ao medo? Será que os rolezinhos tem o direito de entrar na Nike e comprar um boné  de 'coxinha', ou deveríamos viver em uma sociedade em que não fosse necessário gastar o salário do mês em um acessório importado para sentir-se gente?Será que os lados são tão adversos ou nos tornamos vítimas de um mesmo sistema ao qual é mais fácil criar castas inimigas do que eliminar as castas? 

Blog de Mirele Alves Braz

Estou voltando

Desperto após um ano de silêncio no Portal, ao longo do qual havia esquecido até mesmo minha própria senha; o motivo não poderia ser melhor: alguém por aqui se lembrou de mim e me sacudiu da letargia poeirenta em que me encontrava: silenciosa da palavra escrita; desertora do pensamento compartilhado.

Me pergunta se estou bem e não sei bem como explicar que não estou; que farta da ignorância e da mediocridade decidi me recolher a um silêncio constrangedor e medíocre. Estou…

Continuar

Postado em 2 agosto 2017 às 18:07 — 2 Comentários

O perverso e a Bíblia

Que assistimos a ascensão de uma casta de empoderados pelo dinheiro e deslumbrados com a compra de status social não restam dúvidas. Existe um tipo especial de pessoas que se compraz com uma divisão social  e com a divisão social dentro da divisão social, inclusive: camarotes vips que separam por uma faixa e tratamento diferenciado clientes de um mesmo local é um diminuto exemplo do quanto as pessoas podem ser diminutas.…

Continuar

Postado em 10 julho 2016 às 21:30 — 1 Comentário

Caixa de Recados (1 comentário)

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Às 21:54 em 11 julho 2016, Mauro disse...

É com alegria que faço mais uma amizade no Portal. Tenho certeza que a troca de idéias, trará novos conhecimentos e descobertas. Obrigado.

 
 
 

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço