Rodrigo
  • Masculino
  • BH - MG
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Rodrigo

  • Graúna, ó xenti!!!!
  • Ivanisa Teitelroit Martins

Discussões de Rodrigo

Memória brasileira

Started 17 Mar, 2010

RSS

Carregando... Carregando feed

 

Página de Rodrigo

Presentes recebidos

Presente

Rodrigo ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente para Rodrigo

Informações do Perfil

Profissão
Servidor público - estudante
Malgrado tenha sido premiada com o Oscar de melhor filme estrangeiro, a película A vida dos outros (Das leben der anderen/2006), dirigida por Florian Henckel von Donnersmarck , supera as expectativas de quem assiste a um filme premiado pela Academia de cinema norte-americana.

Por que ‘malgrado’? Bom, sabemos que a indústria cinematográfica norte-americana concede as estatuetas às produções que lhe interessam financeira e ideologicamente; não necessariamente àquelas que buscam provocar a reflexão, ou servir como documento vivo de seu tempo e das contradições do ser humano e dos modelos de sociedade que engendra: atributos intrínsecos a toda arte perene e autêntica.

Durante os anos 70, na antiga Alemanha Oriental, o dramaturgo Georg ‘Lazlo’ Dreyman, após o suicídio de um dos maiores diretores teatrais do país e seu amigo íntimo, Albert Jerska, resolve escrever um artigo para a célebre revista alemã (ocidental) Der Spiegel, em comemoração aos 40 anos da Alemanha Oriental. No artigo, Lazlo, auxiliado por um grupo de intelectuais, denuncia a censura imposta pelo serviço de informações do Ministério da Defesa, a Stasi, e chama a atenção externa para o número crescente de suicídios no país, em conseqüência da censura, da tortura e das arbitrariedades dos órgãos de repressão.

Lazlo é amante da atriz Christa-Maria Sieland, a qual é assediada pelo ministro da defesa, Bruno Hempf, para que lhe favoreça sexualmente, em troca da permissão para que ela trabalhe livremente no teatro, sem a qual ela ficaria impedida de atuar nos palcos do país. A publicação do artigo de Lazlo na Der Spiegel cria um grande alvoroço dentro do governo. Principalmente porque o dramaturgo vinha sendo vigiado 24 horas por dia pela Stasi, numa operação comandada pelo notadamente competente e inflexível capitão Wiesler. Rejeitado pela atriz e enraivecido com a publicação do artigo na revista ocidental, o ministro Hempf articula uma forma de prender Christa-Maria e, através dela, chegar ao autor do artigo.

Porém, ao participar da intimidade do casal, ouvindo suas conversas no dia a dia, o capitão Wiesler começa a questionar o status quo dominante. Além disso, e aqui o filme introduz primorosamente o elemento humano, Wiesler se enamora por Christa-Maria, e é tocado pelo “ambiente cultural” do apartamento de Lazlo.
Bom, para entender bem toda a trama (que era chamada por Aristóteles de fábula) é necessário ver o filme.

De qualquer forma, embora seja um filme sem pirotecnias ou efeitos especiais grandiosos, a película apresenta uma história sólida, com atores competentes, roteiro intrigante e sensibilidade artística. A trilha sonora é muito bonita, assim como a atriz que interpreta Christa-Maria. Vale a pena conferir, é um filme diferente, daqueles que nos fazem refletir sobre o mundo que nos cerca, sobre quem somos e no que acreditamos.

Antes de se enforcar, o diretor teatral Albert Jerska presenteia Lazlo Dreyman com uma composição de sua autoria, chamada Sonata para um homem bom. É um belo título, em um belíssimo filme.

Blog de Rodrigo

Conversava hoje com uma amiga, falávamos de ficção (Pseudos), representação criativa da realidade. A arte, especificamente aqui, a poesia, quer fundir elementos do real, senso estético e sensibilida…

Conversava hoje com uma amiga, falávamos de ficção (Pseudos), representação criativa da realidade.



A arte, especificamente aqui, a poesia, quer fundir elementos do real, senso estético e sensibilidade. Em alguns casos, prescinde mesmo do que se considera “o real”, como no caso da pintura abstrata. Se lograr algum êxito, adquire outra importante característica: torna-se documento de seu tempo. Entretanto, não só a arte quer representar o real. Em geral, o discurso, falado ou escrito,… Continuar

Postado em 24 março 2010 às 6:10 — 2 Comentários

Caixa de Recados (5 comentários)

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Às 12:30 em 27 julho 2009, Charles Leonel Bakalarczyk disse...
Prezado Rodrigo:

Grato pelo seu comentário no meu blog, no post que aborda Maquiavel.

Não há o que temer em Maquiavel, segundo penso.

Ele não foi um panfletário, nem liderou ou influenciou nenhum movimento político. Tampouco tem seguidores (um ideologia que se funde no seu pensamento).

O que percebo de útil na sua obra não são suas concepções monárquicas e absolutistas, mas sua capacidade de desvendar o Estado moderno - que estava se construindo - exatamente como ele era (e não é assim, mutatis mutantis, até hoje?), desnudando suas mazelas, sem remendos, idealismos ou sofismas...

Penso que esse é o seu legado.

O agir "maquiavélico" não foi inventado por Maquiavel, mas por ele diagnosticado.

Um abraço, Charles
Às 19:20 em 10 junho 2009, Laura Xavier disse...
Oi tudo bem?
Vai ter um protesto dia 24/06 na rua Goias, 226, Belo Horizonte as 18:00 pedindo a saída do Gilmar Mendes. Compareça e leve sua vela.
Às 9:19 em 11 abril 2009, Graúna, ó xenti!!!! disse...
Queridos miguitos!!!

Como sempre atrazilda, fora de timig & um tanto quanto polêmica, porém amorosa, rsss...

Apesar de sumidinha, sigo guardando todos no meu coraçãozito, tenham certo...


Saudações blogueiro-PAZcoalinas \♥/



P.S. Tô correndo atrás do prejuízo da “quarentena”...

MAS, AOS POUCOS TÔ VOLTANDOOOOOO….
Às 8:05 em 16 fevereiro 2009, Antonio Barbosa Filho disse...
Olá Rodrigo! Sou jornalista, e criei o grupo "La Pátria Grande", nesta comunidade, para trocarmos idéias sobre Cultura em geral, política, viagens e tudo que se relacione aos países da nossa América Latina. Caso compartilhe desses interesses, convido-o a participar. Um abraço.
Às 5:13 em 11 fevereiro 2009, Graúna, ó xenti!!!! disse...

 
 
 

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço