Samuel Marcos Dourado
  • Masculino
  • Sorocaba-SP
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Samuel Marcos Dourado

  • Guilherme Cardoso de Sá
  • Douglas Lara

Presentes recebidos

Presente

Samuel Marcos Dourado ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Samuel Marcos Dourado

Informações do Perfil

Profissão
Economista

Samuel Dourado

Nassif,

Minhas congratulações pela criação de mais este espaço vital, para a discussão de nosso futuro.
Em que pese, a grande contribuição que nossos órgãos (INPE, IBAMA, ...) voltados à avaliação do M. A., além, evidentemente, das ONGS, temos tudo, ainda por fazer, em termos de atividade participativa da sociedade brasileira.
Faltam políticas públicas inclusivas, que valorisem o ativo ambiental.
Neste país tropical, só se fala em passivo ambiental, esquecendo-se de criar-se mecanismos compensatórios efetivos, a quem de disponha a manter e/ou criar ativos ambientais. Trata-se de tema urgente e palpitante.

As posturas dos Governos Federal e Estaduais, estão à anos luz de nossa realidade e, das posições mais vanguardistas em prestação de serviços ambientais.

Para começo de conversa, quero deixar claro que:
O oxigênio da vida não se cria, se transforma e tem suas limitações; já o oxigênio da economia, o homem está apto a criá-lo, inclusive de maneira mais sustentável e inteligente.
Daí conclui-se que neste momento crucial, com o AQUECIMENTO GLOBAL bombando, a defesa do MEIO-AMBIENTE, não só é mais relevante, do que a crise econômica mu8ndial, como também, pode ser uma das alternativas, para se sair dela, gerando empregos na prestação de serviços ambientais.
Isto é qualidade de vida, dignidade e cidadania.

Blog de Samuel Marcos Dourado

CRÉDITO RURAL

Esta semana o ex-ministro do MAPA e, atual Vice-Presidente de agro-negócios do BB, Prof. Luis Carlos Guedes, lançou a idéia de promover uma radical modificação na política de crédito aos produtores rurais. E, o ex-ministro do MAPA, e Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, o também, Prof. Roberto Rodrigues, está do outro lado do balcão, envolvido neste trabalho.

As propostas a princípio são transformadoras, embora, não deram indícios, de como serão originados os recursos,… Continuar

Postado em 24 novembro 2008 às 0:35

O CRÉDITO AGRÍCOLA

IMPACTOS DA CRISE FINANCEIRA NA AGRICULTURA BRASILEIRA.

Para quem não conhece a complexidade da agricultura e fica na superfície, atirando pedras a esmo, traremos alguns pontos relevantes para a discussão e, para quem conhece, um alerta que poderá suscitar sugestões na busca de soluções para a escassez do crédito rural, que já é reduzido.

Não se trata, apenas, de discutir o modelo, que acho, deve ser discutido, mas, de atravessar um período de grandes incertezas na economia mundial,… Continuar

Postado em 24 outubro 2008 às 17:42

Eleições em São Paulo

A necessidade de informar, às vezes, leva os veículos de comunicação a cometer certos "pecados" em termos de acuidade na apuração das pesquisas eleitorais.

Como cidadãos e eleitores, não devemos subestimar a capacidade de manipulação de pesquisas, haja vista, as eleições do Brizola no RJ. Não vai aqui nenhuma comparação direta com as eleições atuais, apenas algumas curiosidades, que devemos observar.

A atual Pesquisa do DATAFOLHA/GLOBO, traz uma curiosidade , que passa despercebida da… Continuar

Postado em 23 outubro 2008 às 12:18

Eleições em SP

É crível acreditar que a grande imprensa em SP, tem preconceitos contra o PT e a candidata Marta.

O último debate desta eleição ocorrido no dia 19/10/08, e o único que assisti, no meu ponto de vista, foi muito esclarecedor e, mostrou que a candidata Marta, apresentou um desempenho muito acima de seu concorrente, o candidato Kassab.

A infeliz campanha do marqueteiro de Marta, com ataques diretos à pessoa do Kassab, por sinal reprovável sob todos os aspectos, mostrou-se pouco… Continuar

Postado em 21 outubro 2008 às 12:32 — 4 Comentários

A crise financeira e a emergência na busca de soluções setoriais.

O Nassif levantou a bola da crise mundial, que já afeta a agricultura brasileira de maneira decisiva.

Compartilhei do assunto, levantando duas posições que considero relevantes:



A primeira diz respeito a uma falha estrutural em nosso sistema de logístca e armazenamento da produção de grãos, sugerindo a implantação de um PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ARMAZENAGEM, como medida de médio e longo prazos.Estudo que já me aprofundei o suficiente para defender esta posição com… Continuar

Postado em 20 outubro 2008 às 23:21

Caixa de Recados (3 comentários)

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Às 13:28 em 23 outubro 2008, Raí Araujo disse...
Caro Samuel,parabens pela análise a respeito dos critérios utilizados pelos institutos de pesquisa,neste levatamento recente,da intenção de votos para as capitais analizadas. No que se refere a São Paulo,esta pesquisa peca,pelo insignificante número de pesquisados,frente ao número de eleitores.Concordo com você,quano afirma que esta pesquisa deveria ser mais abrangente,e tambem deveria estender tal pesquisa para todas as camadas sociais residentes na capital paulista,e não ater-se a alguns "gatos pingados"da região central da cidade,reduto do Kassab. Outra coisa que está influenciando as intenções de voto,é o partidarismo confessado da grande imprensa,que resolveu "eleger"antes da hora o candidato dos CANSADOS.A
Às 13:06 em 21 outubro 2008, José Aécio Costa disse...
Caro Samuel,

Considero da maior importância a situação da falta de crédito agrícola que vc diz ser de extrema relevância a busca de solução. Tanto assim que, se vc me permite gostaria de repecutir esse assunto em outro blog que eu faço direcionado mais para meu Estado.

Contudo, preciso que vc esclareça melhor quando fala em parcelas que "vencem em 2005". É 2005 mesmo? Então, não são "vencidas?" É isso que vc quis dizer?

Fico grato pelos seus esclarecimentos.
José Aécio Costa
Às 18:09 em 7 agosto 2008, Samuel Marcos Dourado disse...
Venho para esta comunidade, pela admiração que tenho pelo trabalho do Luis Nassif, que acompanhei como leitor de sua coluna na FSP.
Vejo-o como um jornalista plural, com uma linha de conduta decente e, visão do Brasil, para os brasileiros.

Espero ter boa acolhida desta comunidade e, poder trocar experiências frutíferas na construção de uma massa crítica suprapartidária.
Uma das áreas que gosto de discutir é a Agricultura sustentável(Agricultura+Meio Ambiente).

Abraços
 
 
 

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço